“How To Be a Carioca”, nova série original do Star+, une esses dois grandes nomes numa grande aventura na Cidade Maravilhosa
How To Be a Carioca, nova série do Star+ protagonizada por Seu Jorge, com direção artística de Carlos Saldanha e direção geral de Joana Mariani (O Cheiro do Ralo, Todas as Canções de Amor), é um verdadeiro guia sobre o que é ser carioca de verdade. A série ambientada no Rio de Janeiro apresenta histórias de estrangeiros vivendo uma aventura no melhor estilo “gringo”, na tentativa de se adaptar à cultura local.
Confira, abaixo, a trajetória e principais trabalhos de Carlos Saldanha e Seu Jorge, ambos naturais do Rio de Janeiro e que levam o toque carioca para a produção exclusiva do Star+ e muitas outras obras.
Carlos Saldanha
Nascido em 1965 no Rio de Janeiro, Carlos Saldanha é produtor, animador e dublador brasileiro. Em 1991 se mudou para Nova York, onde cursou Mestrado em Artes e se especializou em animação digital na School of Visual Arts. Seu primeiro contato com o mundo cinematográfico foi como supervisor de efeitos especiais do longa infantil Um Passe de Mágica (1997).
Em 2002, foi codiretor de A Era do Gelo e, logo em seguida, de Robôs (2005). Como diretor tem em sua trajetória títulos como A Era do Gelo 2 (2006), A Era do Gelo 3 (2009), além dos campeões de bilheteria Rio 1 (2011) e Rio 2 (2014) — todos disponíveis no Disney+. A franquia de filmes infantil Rio, inclusive, também traz a estética carioca em peso, abordando a cultura, costumes e pontos turísticos do Rio de Janeiro, assim como sua mais recente direção artística em How To Be a Carioca, série original já disponível no Star+.
Seu Jorge
Considerado um artista completo, Seu Jorge é cantor, ator, compositor e multi-instrumentista. Também natural do Rio de Janeiro, cresceu em Gogó da Ema, bairro localizado em Belford Roxo, município da Baixada Fluminense. Com diversas ocupações antes de entrar na cena artística, atualmente Seu Jorge é considerado um dos maiores artistas quando falamos em música, influência e cultura brasileira.
O início da sua carreira foi no começo dos anos 90 com a peça A Saga da Farinha, nas coxias da companhia de teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde então, o brasileiro já estrelou produções de peso como Cidade de Deus (2002), Tropa de Elite 2 (2010), Pelé: O Nascimento de uma Lenda (2016), Marighella (2021), Medida Provisória (2022) e muitos outros. Em seu recente papel como protagonista de How To Be a Carioca, Seu Jorge se mostra um carioca nato que conhece a Cidade Maravilhosa como a palma da sua mão.
Como cantor, Seu Jorge tem carreira musical reconhecida em cinco continentes, além de álbuns como Samba Esporte Fino (2001), Cru (2004), The Life Aquatic Studio Sessions (2005), Seu Jorge e Almaz (2010) e muitos outros que ainda contam com parcerias de grandes nomes da música como Ana Carolina na música “É Isso Aí“, que virou hit nacional em 2005.
How To Be Carioca já está disponível com exclusividade no Star+.