ICARUS, de BK´, ultrapassa Gigantes, seu álbum mais ouvido no Spotify

Com mais de 129 milhões de plays, o último álbum do rapper conquistou prêmios, Eurotour, mais de 60 shows no Brasil, mais de 20 festivais, ganhou clipe em 16mm, foi indicado como melhor show do ano, live única no YouTube, entre muitos outros feitos históricos

Não tem outra palavra para definir ICARUS que não seja histórico! O álbum do rapper BK´ completa hoje um ano de lançamento nas plataformas com milhares de conquistas, entre elas, ultrapassou o seu álbum mais ouvido, Gigantes. Com mais de 129 milhões de plays no Spotify, o disco também rendeu diversas indicações e vitórias em premiações nacionais e internacionais, passou pelas principais capitais do Brasil em mais de 60 shows, além da Eurotour passando por Lisboa, Porto, Coimbra, Madrid, Paris, Londres e Dublin.

Recentemente, ICARUS concorreu ao Prêmio Multishow nas categorias Álbum do Ano, Capa do Ano e Show do Ano. O projeto já foi premiado com o Leão de bronze na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions e recebeu bronze no Latin American Design Awards, maior premiação de design da América Latina, que aconteceu em Lima, Peru.

BK´iniciou a turnê de ICARUS na Fundição Progresso, no dia 21 de janeiro, em um show lotado que contou com participações de Marina Sena, com quem tem a música “Se eu não lembrar”; Luccas Carlos, de “Música de amor nunca mais” e “Planos” (2018); Julia Mestre, de “Só me ligar”; e Bebé, de “Em nome do que sinto”. O espetáculo teve, inclusive, transmissão única no canal oficial do artista no YouTube dia 17 de agosto.

Nesse um ano, mais de 20 festivais receberam as músicas de ICARUS, como Coala Festival, Rock The Mountain, REP Festival, Festival do Sol, Virada Cultural, Sons da Rua, Festival Psica, entre outros.

Vale relembrar que ICARUS faz uma analogia do mito de Ícaro com a vida em metrópoles contemporâneas e teve sete de suas treze faixas entre as 100 músicas virais no Spotify Brasil, sendo duas entre as dez primeiras posições. Em menos de um ano, a canção mais popular deste álbum, “Música de amor nunca mais”, se tornou o segundo maior sucesso do canal de BK’ no YouTube, com mais de 20 milhões de visualizações. A recordista é “Planos”, de 2018, com 72 milhões de reproduções.

“Músicas de amor nunca mais”, inclusive, ganhou um clipe recentemente que já conta com mais de 900 mil plays e figura entre as #20 mais em alta no YouTube. Feat com Luccas Carlos e Nansy Silvvz, o clipe se passa numa realidade paralela da música “Planos” – que conta uma história de amor -, retratando um amor que acabou. Gravado em película 16mm, o filme tem roteiro e direção de Rafael Carmo, direção de fotografia de Fabio Politi e a edição da premiada Mah Ferraz, que já trabalhou com Rosalía e Travis Scott.

No lançamento do álbum, outro diferencial que ficou para a história foi a ação interativa no Museu de Arte do Rio (MAR), com uma arte exclusiva do artista carioca Nikolas Demurtas – de 2m x 2m, pintada a óleo — reinterpretando a tela de “A Queda de Ícaro”, pintada por Jacob Peter Gowy (1636 – 1638). A curta temporada, que reuniu quase quatro mil visitantes em três dias, teve uma ativação de realidade aumentada, na qual bastava mirar um aparelho celular para mergulhar nos detalhes e nas faixas do álbum.