Pela primeira vez, o Ministério da Cultura (MinC) terá um espaço próprio no Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina
Entre os dias 26 e 30 de maio, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o MinC participa da edição 2026 do evento com uma programação voltada ao audiovisual, Lei Rouanet, inovação, inteligência artificial, games, cultura digital e economia criativa. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, é destaque na programação no dia 28 de maio, às 16h30, no palco GlobalStage, com o painel “Cultura como Valor Público: Reimaginando o Desenvolvimento no Século XXI”, que terá a participação da estrategista de branding e empresária, Monique Evelle; da Fundadora e CEO da RM Cia 360 & Internacional Trade, Rachel Maia; e da secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
A principal novidade é a criação da sala MinC Conecta, espaço próprio do Ministério dentro do evento, dedicado à realização de painéis, encontros e discussões sobre os desafios e perspectivas da cultura brasileira contemporânea. A programação reunirá representantes do Governo do Brasil, organismos internacionais, pesquisadores, artistas, gestores públicos, profissionais do setor criativo e agentes do mercado cultural e audiovisual.
“A cultura ocupa hoje um lugar estratégico no desenvolvimento do país, tanto do ponto de vista simbólico quanto econômico. A presença inédita do Ministério da Cultura no Rio2C representa esse novo momento, em que o Brasil fortalece suas políticas culturais, amplia o diálogo internacional e reconhece a criatividade como eixo central do desenvolvimento sustentável, da inovação e da democracia”, afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
“O Rio2C se consolidou como um dos principais espaços de conexão entre criatividade, cultura, inovação e negócios do mundo. Receber pela primeira vez uma presença institucional tão robusta do Ministério da Cultura reforça a importância da economia criativa como motor de desenvolvimento, impacto social e projeção internacional do Brasil. Mais do que um evento, o Rio2C é uma plataforma de diálogo e construção de futuro, capaz de reunir diferentes setores, países e perspectivas em torno das grandes transformações do nosso tempo”, diz Rafael Lazarini, fundador e CEO do Rio2C.
Foro Ibero-americano
A presença do Ministério no Rio2C também marca o fortalecimento da atuação internacional do país na área da cultura. O evento receberá o Foro Ibero-Americano de Vice-Ministros e Altas Autoridades de Cultura, criado no âmbito da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e presidido atualmente pelo Brasil. A instância trabalha no desenvolvimento de políticas culturais e um de seus principais instrumentos é o Programa Ibero-Americano de Indústrias Culturais e Criativas (PIICC), voltado ao fortalecimento das políticas públicas culturais, à mobilidade artística e técnica, e à circulação justa de bens e serviços culturais na região.
Para o secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, que preside o Foro ibero-americano, a participação no evento reforça a presença da cultura brasileira nos debates contemporâneos sobre tecnologia, economia e cooperação internacional. “A economia criativa é um dos eixos de futuro de qualquer projeto de desenvolvimento sustentável. Ela é o setor que cresce mais rápido globalmente, com a tendência de ocupar cerca de 10% do espaço econômico mundial até a década de 2030. O Foro materializa esse esforço coletivo de traduzir esse dinamismo em políticas públicas que unam transformação digital, geração de renda e o fortalecimento das nossas identidades regionais.”
Fazem parte do Foro a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Programação
A programação do MinC no Rio2C contará com a participação das secretarias de Economia Criativa, Audiovisual, Fomento e Incentivo à Cultura e Direitos Autorais e Intelectuais. Além da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), da Funarte, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da Embratur, da OEI, da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), e de autoridades culturais e especialistas do Brasil e de países da América Latina, África e Europa. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI.
SERVIÇO
Ministério da Cultura no Rio2C 2026 | SALA MINC CONECTA
Local: Cidade das Artes — Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 a 30 de maio de 2026

