Os melhores filmes sobre esportes de todos os tempos

No campo dos filmes esportivos, toda história merece ser contada. Um time azarão que supera as adversidades e chega à grande final. A jornada de um jovem atleta desacreditado que sai do anonimato e vai direto ao topo. O retorno redentor de um veterano esquecido, contra todas as probabilidades. Histórias sobre o poder da união e a potência do indivíduo. Não à toa, filmes sobre esportes nos fazem torcer, gargalhar, gritar e até mesmo chorar.

São tantos os filmes tratando do tema que se torna praticamente impossível criar uma lista definitiva. Uma rápida busca pela internet mostra uma variedade impressionante de rankings, cada um com o seu recorte e perfil. O site norte-americano IMDB, por exemplo, publicou uma lista com os melhores 20 filmes do gênero.

Além disso, quase todos os esportes já foram retratados na telona. Não me espantaria encontrar por aí uma lista com os 50 melhores filmes sobre beisebol, dada sua popularidade nos EUA, por exemplo. Ou o top ten melhores filmes sobre cachorros que jogam basquete. Entretanto, apesar do cardápio variado, certas modalidades conseguem produzir as histórias mais emblemáticas da sétima arte.

O boxe talvez seja o esporte mais bem sucedido no meio cinematográfico, tendo inclusive algumas estatuetas do Oscar em seu rol. Filmes como Rocky, o lutador eternizado por Sylvester Stallone como ator e roteirista; Touro Indomável, um clássico de Martin Scorsese com atuação impecável de Robert De Niro e Menina de Ouro, com direção e atuação de Clint Eastwood somam nove troféus na maior premiação do cinema mundial. Ainda na “nobre arte”, outros títulos de destaque são O Vencedor, Creed, Ali e o maravilhoso documentário Quando Éramos Reis, sobre a épica luta entre George Foreman e Muhammad Ali no Zaire.

Outro esporte que também rende filmes memoráveis é o poker. Cada vez mais popular ao redor do planeta, com direito até a campeonato mundial, a modalidade serviu de inspiração para clássicos como The Cincinatti Kid e Jogada Decisiva, passando pelo aclamado Cartas na Mesa e aos recentes Bem-vindo ao Jogo e A Grande Jogada. Uma coisa é certa: a modalidade é garantia de filmes eletrizantes do início ao fim. Até mesmo James Bond, o personagem de uma das maiores franquias do cinema mundial, volta e meia recorre ao glamouroso ambiente do poker para dar aquele charme a mais em suas aventuras.

O futebol americano, modalidade esportiva mais popular dos EUA, não teria como ficar de fora da lista. Algumas produções que têm o esporte como tema são verdadeiras obras-primas. Títulos como Jerry Maguire – A Grande Virada, com o astro Tom Cruise interpretando um empresário de jogadores, Um Domingo Qualquer, estrelando Al Pacino e Cameron Diaz, e Invencível, com bela atuação de Mark Wahlberg, são grandes destaques. Mas os 3 lugares mais altos do pódio estão reservados aos clássicos Duelo de Titãs, Invictus e Rudy.

Outros filmes que merecem grande destaque abordam as mais diversas modalidades esportivas: Carruagem de Fogo, a história de dois corredores vencedora de 4 Oscars e dona de uma das cenas mais emblemáticas do cinema mundial; Karate Kid, que rendeu uma indicação ao Oscar a Noriyuki Morita; O Homem Que Mudou o Jogo, sobre o mundo do baseball com Brad Pitt.

A verdade é que pouco importa a modalidade. O esporte tem um poder inexplicável de criar as mais belas histórias, seja na vida real ou no cinema. Histórias cheias de superação e exemplos que despertam o melhor dentro de nós.

DESCASCANDO AO VIVO!
CURRENTLY OFFLINE