Windows 10 Fall Creators Update

Bem vindos a WINDOWS 10 FALL CREATORS UPDATE

Com as atualizações de hardware, os softwares também não podem ficar para trás, e um dos softwares mais importantes é o seu sistema operacional. A Microsoft liberou, no dia 17/10/2017, outra grande atualização intitulada de “Fall Creators Update” (Atualização de outono, em português) ou Windows build 1709 para os usuários avançados.

Confira agora todas as novidades que vieram com essa atualização

Menu inicial e barra de tarefas

Com esse update a Microsoft teve a oportunidade de também implementar o novo projeto deles que se chama Projeto NEON (em inglês) que se baseia em revolucionar o design do Windows.
Neon 2
Ao invés dos menus estarem com um efeito borrado, foi trocado para mexer com a transparência, assim podendo ver através das janelas.

Segurança

Foi adicionado uma diretriva de segurança chamada “Controlled Folder Acces” (Controle de acesso de pasta, em português) que não deixa editar arquivos de suas pastas, assim o protegendo contra malwares.
Controlled Folder Access
Também foi adicionado o Windows Defender Application que foi projetado para o Windows 10 e Microsoft Edge. O Application Guard ajuda a isolar sites não confiáveis definidos pelo usuário, protegendo-o enquanto navega na Internet. Você define o que está entre os sites confiáveis, os recursos da nuvem e as redes internas. Tudo que não está em sua lista é considerado não confiável.

Eye Tracker

A atualização também traz suporte beta a rastreamento de olho. De início, pensei que seria algo super simples e voltado, por exemplo, para pessoas com algum tipo de deficiência, mas me enganei por completo. A função permite até mesmo escrever com os olhos, além de poder ignorar notificações. Para funcionar, é preciso ter hardware adequado, como o Tobii Eye Tracker 4C, que custa US$ 150 nos EUA e também vem com suporte ao Windows Hello.

Anti Cheater para jogos
Funciona assim: os desenvolvedores precisam incorporar o TruePlay em seus jogos. A ferramenta vai analisar quais comportamentos são recorrentes quando os jogadores estão trapaceando e gerar relatórios para o desenvolvedor, que deve validar essas informações para evitar falsos positivos.
Depois, o desenvolvedor escolhe o que fazer com os dados. Quais seções serão protegidas com o TruePlay, exatamente? A Microsoft esclarece que não é a intenção bloquear o usuário logo quando ele abrir o jogo; Caso ele desative o TruePlay nas configurações, ainda poderá entrar no game, só não conseguirá jogar partidas multiplayer, por exemplo.
Por ora, o recurso se limita a jogos da Universal Windows Platform (UWP), que você encontra na Windows Store.

Realidade Virtual

Headsets de Realidade Mista

O Fall Creators Update finalmente torna os ambiciosos esforços de “realidade mista” da Microsoft prontos para o horário nobre. As fabricantes de hardware parceiras também fizeram a sua parte lançando diversos headsets especiais para a tecnologia nesta semana – por enquanto, apenas o Lenovo Explorer está disponível no Brasil por 2.500 reais. A Microsoft também está trabalhando com fabricantes parceiras para certificar PCs prontos para a Windows Mixed Reality.

Visualizador de Realidade Mista

Você poderá visualizar imagens de realidade mista no Windows 10 Fall Creators Update, mesmo que não tenha um headset específico para isso. O novo app Mixed Reality Viewer te permite usar qualquer aparelho com uma webcam para fundir objetos digitais com o mundo real. Use com o app Paint 3D e o serviço Remix 3D para uma experiência mais divertida.

Novos aplicativos

My People
Agora é mais prático enviar e-mails, conversar pelo Skype e até o Telegram. My People é um app que lhe permite fixar atalhos de conversas na barra de tarefas que fica fixada no canto direito da barra – tudo depende dos desenvolvedores dos aplicativos adicionar esta função (Alô WhatsApp).
MyPeople

Novo Paint: Paint3D
Seria um Paint melhorado, mas passa longe disso. O aplicativo foi totalmente remodelado para que tenha suporte para modelos 3D, porém nada que precise se preocupar. Todas as ferramentas do paint antigo ainda estão lá de uma forma melhorada.

Mixed Reality Viewer
O aplicativo Mixed Reality Viewer permite inserir objetos do Remix 3D ou objetos 3D baixados no “mundo real” e capturar fotos. A função também é integrada com o Minecraft e Paint, permitindo que você visualize partes do Minecraft ou edições do Paint no mundo real.

Story Remix
O Story Remix é uma “evolução do app Photos” que utiliza machine learning e realidade mista para criar automaticamente coleções incríveis das suas imagens e vídeos, completas com trilhas sonoras editáveis e a habilidade de incluir objetos e animações em 3D a partir da base do Remix 3D, também da Microsoft.

Edge

Tela cheia
Agora o navegador pode entrar em modo de tela cheia, seja por meio de um botão nas suas configurações ou ao simplesmente pressionar a tecla F11.

Fixar sites na barra de tarefas
O Windows 10 Fall Creators Update permite que você adicione websites diretamente à barra de tarefas com o navegador Edge, usando o ícone do site como a sua imagem na barra. Busque pela nova opção “Pin this page to the taskbar” nas configurações do browser.

Nesta atualização o foco foi em estabilidade e eficiência do Microsoft Edge. Além disso, a nova versão do navegador chega com:

  • Possibilidade de ler em voz alta em sites, PDFs e EPUBs;
  • Anotações em EPUBs e PDFs;
  • Sincronização de livros entre dispositivos;
  • Edição de PDFs;
  • Pequenas mudanças no design, destacando a aba ativa, além do efeito Acrylic no topo, bem suave;
  • Fixação de sites na barra de tarefas;
  • Edição de URL dos favoritos salvos;
  • Interface mais rápida, com destaque para a melhora em abrir e fechar abas;
  • Recurso de migração de cookies e configurações do Chrome;
  • Agora é possível resetar o Edge, na lista de aplicativos instalados nas Configurações;
  • Gerenciamento de favoritos aprimorado;
  • Gerenciamento aprimorado de permissões.

Integração com Smartphone

O Fall Creators Update usa a nuvem para melhorar a integração entre PCs e smartphones. Após instalar o app do Microsoft Edge e/ou Microsoft Launcher e linkar seu telefone com a sua conta Microsoft, será possível enviar páginas web e até mesmo arquivos para seu computador Windows 10 por meio de uma opção, “Continuar no PC”. Também é possível responder mensagens ou ver ligações não atendidas a partir do smartphone conectado com a sua conta.
Smartphone Interaction

Melhorias

Gerenciador de Tarefas
O Gerenciador de Tarefas sempre te mostrou quanto dos seus recursos de sistema estão sendo usados, com uma exceção crucial: gráficos. Não mais. O novo update do Windows 10 adiciona um campo de GPU à aba de desempenho do Task Manager, completo com informações do driver e gráficos separados para rastreamento em tempo real dos principais usos da GPU.
Task Manager

Onedrive OnDemand
O aclamado OneDrive Placeholders agora se chama OneDrive Files On-Demand. A função permite sincronizar todo o OneDrive sem ocupar espaço no disco e acessar os arquivos sob demanda.

A função demorou mais para ser implementada, porque agora está integrada diretamente com o sistema de arquivos, fazendo com que a compatibilidade com aplicativos seja maior. Funciona até mesmo no subsistema do Linux. Há um SDK para usar a tecnologia em outros aplicativos, inclusive de terceiros.

Além disso, ela permite ver o progresso do download no Explorador de Arquivos, se a pasta é compartilhada, se o arquivo está disponível para sempre ou apenas temporariamente, e muito mais.

Agora, por exemplo, você pode fazer streaming de músicas ou vídeos em praticamente qualquer aplicativo UWP; anteriormente era necessário esperar o download terminar. Aplicativos UWP agora salvam por padrão no OneDrive, mas é possível desativar isso.
OneDrive OnDemand

Subsistema Linux
O subsistema do Linux para Windows agora está mais robusto. Além de desempenho aprimorado e suporte a COM, agora é possível instalar várias distribuições Linux, que estão disponíveis na Microsoft Store. Por trás, o gerenciamento foi melhorado, e cada distribuição fica dentro do contâiner do UWP, sendo possível atualiza-las pela própria loja. Não é mais necessário ativar o modo de desenvolvedor.

Outras novidades

  • Agora é possível reiniciar, desligar e bloquear o sistema usando a Cortana;
  • Cortana permite desativar resultados do OneDrive na busca;
  • Após reiniciar, o Windows poderá abrir os aplicativos que estavam abertos na sessão anterior;
  • Agora é possível descartar uma notificação com o toque do meio do mouse (ou configurando touchpad de precisão);
  • Não acha a sua stylus? Agora o Windows lembra o último momento em que a stylus esteve conectada via Bluetooth, e onde ela estava usando o GPS do tablet ou laptop;
  • Agora é possível rolar com a stylus em qualquer aplicativo, e há melhorias para a seleção de textos;
  • Windows irá achar as pastas com mídias que estão fora da biblioteca e perguntar se deseja adiciona-las;
  • Aplicativos UWP se integram corretamente com as bibliotecas adicionadas manualmente ou na nova função automática;
  • Não é preciso sair da conta e entrar novamente ao trocar o DPI para os aplicativos clássicos se adaptarem;
  • Adicionada opção de compartilhar arquivos com apps no Explorador de Arquivos no menu de contexto;
  • Com o Game DVR, é possível gravar apenas o áudio do jogo;
  • Game Bar tira screenshots de jogos no modo HDR;
  • Você pode configurar um filtro de cor (como inversão de cores, por exemplo) e ativa-lo manualmente ou com o atalho Win+Ctrl+C;
  • Agora o Narrador descreve imagens em qualquer aplicativo que tenha acessibilidade;
  • Aplicativos universais agora irão aparecer no Mixer de Volume, permitindo controlar o volume individualmente;

Fontes: Tudo Celular TecnoBlog, IDGNow

Rafael Casanje

Programador mirim, amante da informática desde os 8 anos, jogador profissional de Pinball Space Cadet e adora séries!

Estamos ao vivo!
CURRENTLY OFFLINE