A Intel vem lançando atualizações de firmware com alguma dificuldade para proteger seus processadores contra a falha Spectre, revelada no início do ano. Ela prometeu dar suporte a alguns chips bem antigos, lançados a partir de 2007 — mas voltou atrás.
Esta semana, a Intel cancelou as atualizações contra Spectre previstas para processadores como o Core 2 Duo, a primeira geração do Core i7, e alguns modelos antigos do Celeron e Pentium.
Motivos da Intel
Em um documento oficial (em inglês), a Intel explica os motivos para desistir desses updates.
Ela explica que seria difícil demais de implementar por ter “suporte limitado” ao software do sistema. E também parece que as fabricantes de placas-mãe não estão dispostas a atualizar sistemas vendidos há uma década sendo que o microcódigo precisa ser fornecido por meio de uma atualização da BIOS
Para ter mais detalhes, você pode conferir aqui a lista completa dos processadores que não serão atualizados (marcados com “Stopped” na coluna “Production Status”).
A Intel também avisa que terminou de preparar atualizações para processadores “lançados nos últimos 9+ anos”, incluindo as gerações Sandy Bridge para frente. Elas serão distribuídas com ajuda da Microsoft. Por sua vez, os futuros processadores Core de 8ª geração terão proteções embutidas contra Meltdown e Spectre.
Fontes: Tecnoblog