Conheça a AMD Instinct MI60 que é a primeira GPU 7nm

O AMD Radeon Instinct MI60 é a primeira solução gráfica esperada da AMD baseada em um chip gráfico de 7 nm. O Vega Enhanced contribui para um Die (em inglês) menor e ainda mais potência neste nível de produção, também pela primeira vez que o PCI-Express 4.0 é suportado. Deve ser a placa gráfica FP32/64 (em inglês) mais rápida.

Além dos primeiros processadores baseados na litografia de 7 nanômetros, a AMD também fez a introdução da primeira placa de vídeo baseada nessa litografia. Assim como nos processadores, reduzir a litografia trouxe benefícios de dobrar a densidade, reduzir pela metade o consumo de energia ou ganhos de desempenho de 25% mantendo o mesmo nível de consumo.

A primeira placa a ser introduzida é a Instinct MI60. Baseada na microarquitetura Vega, de acordo com a AMD ela é a mais rápida GPU em cálculos de pontos flutuantes F64 e F32. Seu foco é operações de machine learning (aprendizado da máquina, em tradução livre) e inferências. Através da geração HBM2 ela conta com 32GB de memória e entrega uma largura de banda impressionante de 1TB/s.

Ao total a Vega 20 conta com 13.23 bilhões de transistores, e graças a litografia menor, consegue atingir 7.4 TFLOPS em precisão dupla e 14.8 TFLOPS e precisão simples. Essa também é a primeira GPU compatível com a tecnologia PCI Express 4.0, atingindo taxas de comunicação de 64GB/s de forma bidirecional, algo que aumenta em muito a largura de banda entre a GPU e a CPU, um gargalo que pode ser crucial dependendo do ciclo de trabalho realizado.

Além da MI60, a empresa fez um teaser de uma “MI-Next”, indicando um futuro produto a caminho com lançamento previsto para 2019. Esse próximo lançamento irá aumentar a performance, melhorar a conectividade e aumentar a compatibilidade com softwares.

Os principais recursos dos aceleradores AMD Radeon Instinct MI60 e MI50 incluem:

  • Operações otimizadas de aprendizagem profunda:  Oferece recursos flexíveis de precisão mista FP16, FP32 e INT4/INT8 para atender à crescente demanda por cargas de trabalho dinâmicas e em constante mudança, desde o treinamento de redes neurais complexas até a inferência de operação dessas redes treinadas.
  • O acelerador PCIe 2 mais rápido do mundo com precisão dupla 5: O AMD Radeon Instinct MI60 e o acelerador PCIe 4.0 de precisão dupla mais rápida do mundo, oferecendo desempenho de até 7.4 TFLOPS pico FP64 5, permitindo que cientistas e pesquisadores processem aplicativos HPC de forma mais eficiente. O AMD Radeon Instinct MI50 oferece desempenho de pico de até 6,7 TFLOPS FP64 1.
  • Transferência de dados até 6X mais rápida: Dois links Infinity Fabric por GPU oferecem até 200 GB/s de largura de banda ponto-a-ponto até 6 vezes mais rápida que o PCIe 3.0.
  • Ultra-Fast HBM2 Memory.
  • Suporte seguro à carga de trabalho virtualizada:  A tecnologia AMD MxGPU (em inglês), a única solução de virtualização de GPU baseada em hardware do setor, baseada na tecnologia SR-IOV (Virtualização de E / S de Raiz Única), torna difícil para hackers atacar no hardware ajudando a fornecer segurança para implantações de nuvem virtualizadas.

Disponibilidade

Espera-se que a placa gráfica AMD Radeon Instinct MI60 seja enviado aos clientes do datacenter até o final de 2018. O acelerador AMD Radeon Instinct ™ MI50 deve começar a ser enviado aos clientes do data center até o final do primeiro trimestre de 2019. A plataforma de software aberto ROCm 2.0 Espera-se que esteja disponível até o final de 2018.

Rafael Casanje

Programador mirim, amante da informática desde os 8 anos, jogador profissional de Pinball Space Cadet e adora séries!

Estamos ao vivo!
CURRENTLY OFFLINE