Distâncias e relações familiares marcam “Mãe”, novo single da Barcamundi

1 de novembro de 2018

Publicado por Volney Tolentino

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Tuíte isso
Compartilhar no whatsapp
Enviar no Whatsapp

Banda niteroiense lançará disco ainda em 2018.

O sexteto Barcamundi, destaque do cenário indie carioca, continua a apresentar as canções segundo disco de estúdio. A distância, tema central do novo álbum, surge no novo single “Mãe” em uma narrativa que debate sobre as tensões, inversões de papéis e invisibilidades nas relações familiares. A faixa já está disponível nos principais serviços de streaming.

O novo single mantém a mescla de timbres orgânicos e eletrônicos presentes na primeira faixa revelada, “Leito Frio”, enquanto apresenta instrumental mais vibrante e brasileiro. As guitarras e sintetizadores são incisivos e dialogam com uma cozinha suingada. Apresentando a pluralidade de atmosferas criadas no álbum, essa versatilidade é um sinônimo na Barcamundi nesses cinco anos de carreira. Os arranjos da banda flertam com o rock alternativo e a pós-MPB, promovendo um encontro de Radiohead com Gilberto Gil, Wilco com Rodrigo Amarante.

O grupo formado por Gabriela Autran (escaleta, synth e backing vocal), Gil Navarro (bateria), João Barreira (voz, violão e guitarra), Leon Navarro (guitarra, pífano, clarinete, escaleta, marimbau e backing vocal), Matheus Ribeiro (guitarra e trompete) e Pedro Chabudé (baixo) iniciou a trajetória em 2013 em Niterói (RJ) e, em 2015, lançou o disco de estreia, homônimo. As canções chamavam atenção por seus arranjos múltiplos, caminhando entre a MPB setentista e o britpop e indie rock dos anos 90 e 2000, ao mesmo tempo em que flertavam com o folk e o pop.

Após passar por alguns dos principais palcos do Rio de Janeiro e colher elogios na mídia especializada, a Barcamundi ampliou sua discografia em 2016 ao lançar o EP audiovisual “Revoada”, uma parceria com o trio Gragoatá. Mesclando repertório dos dois grupos, o trabalho trouxe ainda duas novas músicas: “Balão” e “Amor Concreto”, canções que estarão presentes no segundo álbum da Barcamundi.

A banda divide a produção do novo disco com Hugo Noguchi, instrumentista de grupos como Posada e o Clã, SLVDR e Ventre, e produtor dos bem recebidos álbuns de Luíza Boê e Contando Bicicletas. Além da produção musical, Noguchi também assina a mixagem. A masterização ficou a cargo de Matheus Gomes. A capa do single tem ilustração original de Daniel Porto, com ilustração e projeto gráfico de Adriene Araújo. O novo disco da Barcamundi está previsto para o segundo semestre de 2018.

© 2020. Cebola Verde - "Versão 4.0: Cebolovers" / Developed by Mattz