Fala, galera! Aqui estou com trazendo para vocês as novidades que a Hi-Rez implementa no SMITE através de seus Patch Notes. Como de costume, além da simples tradução, haverá comentários do que for julgado pertinente. Você, leitor, deve sentir-se à vontade para, também, comentar no post, dando ideias de como as mudanças podem impactar o jogo!
Lembro que essa versão dos Patch Notes, que é traduzida, contém observações e intuições próprias no que se refere à tradução. Como não há uma versão oficial traduzida ainda, esta aqui é feita de forma livre. Alguns nomes de habilidades não foram traduzidos, pois, devido à migração, não há mais um conteúdo diretamente ligado à Smite na página da Level Up, de forma que não tive acesso às formas traduzidas de algumas seções. Espero, mesmo assim, que aproveitem o que irão ler!
Lembro, também, que a Level Up, mesmo assim, continuará auxiliando jogadores brasileiros de Smite, por exemplo, na compra de gemas. Eles não nos abandonaram! Continuarão ajudando a comunidade de SMITE do Brasil conforme puderem.
Você pode conferir a versão original dos Patch Notes clicando aqui.
Vamos lá!
NOVA DIVINDADE: IZANAMI
A matriarca dos mortos
Quanto mais próxima estiver da morte, mais poderosa ela fica. Izanami ganha 4% de penetração física para cada 15% a menos de sua vida, com um máximo de 20% de penetração adicional.
Por 6s, Izanami arremessa suas foices-Kama com ainda mais rapidez e violência. Enquanto a habilidade estiver ativa, as foices não retornam para ela, mas causam 100% de seu dano de ataque básico, além de dano adicional referente a seu poder físico. Ela pode reativar a habilidade para reverter a seus ataques básicos tradicionais.
Izanami envia uma aparição demoníaca de si mesma para golpear seus inimigos, causando dano e lentidão em um alcance retilíneo. Se alguma divindade inimiga morrer enquanto estiver sofrendo da lentidão da habilidade, utiliza-la novamente aumentará a força da lentidão por 6% a cada kill, podendo atingir um máximo de 30%
Izanami descende ao submundo, tornando-se furtiva, antes de saltar de sua posição original. Acerta-la com ataques básicos ou habilidades quebra sua furtividade.
Izanami invoca um portal negro que causa dano e silencia todos os inimigos em seu alcance.
Aparência Recolour de Izanami: Matriarca Negra
NOVAS APARÊNCIAS
BACO HOOT ‘N HOLLER*
- Impossível arriscar uma tradução para essa aparência. Segundo a nossa saudosa Wikipedia, “Hoot-n-holler” seria um tipo de sistema de telecomunicações. Não consegui pensar em algo aplicável para o português… Baco Festeiro, talvez!?
BUN BUN NOX
FAFNIR GRIFIANÓRIA*
- Em inglês, a aparência se chama “Griffindwarf”, remetendo a uma das “casas” de Hogwarts, do célebre mundo de Harry Potter (do qual eu não entendo mexericas). A tradução de um trocadilho fica complicada, mas é mais ou menos essa a ideia.
NU WA OKTOBERFEST
SILVANO CHAPÉU DA MORTE
MÉRITOS
BASTET
Elimine uma divindade inimiga utilizando seus gatos (habilidade suprema).
Invoque 45 gatos, utilizando a habilidade suprema de Bastet, em uma única partida.
KUMBHAKARNA
Enraíze três ou mais divindades inimigas com um único “Golpe Grogue”.
Elimine uma divindade inimiga ao acerta-la com um lacaio após utilizar sua “1”.
CHANG’E
Desvia de um golpe inimigo, que lhe causaria um dano de 500 ou mais, utilizando sua “2”.
Mande seu coelho de jade buscar 10 itens em uma úncia partida.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO TICKET DE TEMPORADA
- Aparência do Fafnir: Griffindwarf
- Pacote de anunciante do Adanas
- Emote Global: Prize Money (Dinheiro de prêmio).
LIGAS
Procurando equilibrar as partidas de liga, a Hi-Rez fez um estudo de que grupos de 3 pessoas estavam desequilibrando demais os jogos do modo “Conquista”. Dessa forma, a partir do patch 3.16, não será mais possível que grupos de 3 pessoas entrem em partidas de liga do modo “Conquista”.
MISCELÂNEA
- Atualizadas as descrições de algumas relíquias, de modo que os players entendam melhor seu funcionamento.
- Corrigido o erro em que, mesmo após o nível 10, as poções de 500g apareciam bloqueadas.
RELÍQUIAS
FANTASMA
O “Fantasma” era uma relíquia que ajudava muito os jogadores, mas apenas individualmente. Dessa forma, a Hi-Rez fez uma mudança para que a relíquia seja benéfica a todo o time. Seu intervalo de uso foi aumentado, mas agora ele afeta divindades aliadas.
- Intervalo aumentado de
140s→ 180s. - Agora também afeta aliados que estejam em até 35 unidades de distância
MUDANÇAS NOS ITENS
Ruína Divina
- Poder mágico aumentado de
50→ 65.
COMENTÁRIO: Acho uma mudança importante. Ao contrário de seu equivalente de poder físico, o Porrete do Arruaceiro, a Ruína Divina era um item que ninguém queria fazer em hipótese alguma, mesmo sabendo de seu impacto na redução de cura do time adversário, pois ela dava uma quantia de poder mágico muito pequena. A melhora no item não é absurda, mas deverá fazer diferença.
Peça Pitagórica
- Custo reduzido de
2600→ 2400. - Poder mágico diminuído de
70→ 60 - Poder mágico passivo garantido por sua aura aumentado de
20→ 30 - Roubo de vida mágico passivo garantido por sua aura aumentado de
10%→ 15%.
COMENTÁRIO: Mudança muito interessante no item. Não houve uma piora, pois o poder mágico reduzido do item foi acrescido em sua aura. Dessa forma, a Peça Pitagórica ajuda ainda mais o time, pensando na quantidade de divindades de dano mágico que houver. Os benefícios da aura do item podem ser decisivos em uma partida.
Bênção dos Sábios
- Custo reduzido de
2350→ 2150.
COMENTÁRIO: Esse é um item que acho que, ainda assim, será pouquíssimo utilizado no jogo. Mesmo sendo um bom utilitário para minar os efeitos de controle do time adversário, há itens que se encaixam melhor nas builds. Creio que todas as outras capas, da mesma árvore de itens deste, sejam melhores. A diminuição no custo é relevante, mas não vejo como algo que vá traze-lo de volta ao cenário do jogo.
Lâmina da Bruxa
- Proteções físicas aumentadas de
45→ 60.
COMENTÁRIO: A “Lâmina da Bruxa” é um item bem circunstancial, que não é muito utilizado dentro do jogo. Sua passiva de redução de cadência e de poder físico é muito boa, mas seus status principais afastavam possíveis compradores no jogo. Essa melhora no item é bem significativa, podendo fazer com que se encaixe melhor no jogo de cada um.
Armadura Espectral
- Custo reduzido de
2100→ 1900.
COMENTÁRIO: Depois da inserção da relíquia “Fantasma” no jogo, mudaram a passiva do item para que os jogadores pudessem ter benefícios ao utilizarem bem suas relíquias. O problema, é que o item era muito caro e isso fazia com o que o pessoal o deixasse de lado. Com esse decréscimo significativo em seu custo, pode ser que a vejamos mais nas partidas. Mudança justa, na minha opinião.
MUDANÇAS NAS DIVINDADES
ARACNE
GERAL: Corrigido um erro em que as teias da Aracne não mudavam de cor de acordo com suas aparências de maestria.
ERLANG SHEN
- Intervalo aumentado de
12s→ 16s.
COMENTÁRIO: A Hi-Rez nerfou tal habilidade de Erlang Shen com a justificativa de que, com 12s de intervalo apenas, a personagem tinha uma presença muito forte em team fights e, também, um clear wave decente, deixando os jogadores do outro time em muita desvantagem ao enfrenta-lo. O aumento no intervalo da habilidade surge para equilibrar a presença e influência de Erlang Shen no jogo.
FAFNIR
- Intervalo aumentado de
13s→ 15s
- Gold bônus diminuído de
4→ 2g
COMENTÁRIO: Como já disse em um post anterior, apesar de Fafnir não ter caído instantaneamente nas graças dos jogadores, sua presença e influência no jogo era muito forte. Ciente da capacidade dessa divindade, a Hi-Rez decidiu, percebendo o aumento na utilização da mesma, nerfa-la. A justificativa foi que sua passiva estava conferindo gold em exagero e, por consequência, muitas proteções a Fafnir, enquanto que “Táticas dissimuladas” tinha um intervalo muito baixo para toda sua utilidade: aumentar o potencial de clear wave de alguém, alta cura do próprio Fafnir e, em forma de dragão, uma influência absurda em team fights e no cumprimento de objetivos. Acredito que esse nerf seja justo, não foi algo gigantesco: como a própria Hi-Rez disse, foi para tentar balancear a presença do Fafnir nas partidas.
HOU YI
- Dano base aumentado de
70/110/150/190/230→ 75/120/165/210/255. - Escalonamento de dano aumentado de
60%→ 65%. - Dano bônus por ricochete diminuído de
50%→ 40%
- Retirado o bônus de 25% de penetração no Rank 5
- Agora, essa habilidade revela todas as divindades furtivas em todos os ranques.
- Duração reduzida de
15s→ 10s
COMENTÁRIO: Com essas mudanças, a Hi-Rez pretende equilibrar o Hou Yi em seu papel de ADC. O que eu acho disso? Eu acho que o Hou Yi ainda continuará muito forte. Se formos analisar bem a mudança em sua “1”: por mais que o dano bônus por ricochete tenha caído, conferiram a Hou Yi um potencial ainda maior de clear wave. A mudança em sua “2”, sim, é bem significativa. Retirar a penetração bônus fará muita diferença no jogo de Hou Yi. Ele ainda tem o atordoamento, mas não receberá tantas vantagens sobre o adversário que estiver com a marca. Vejamos, mesmo assim, como isso se dará propriamente nas partidas.
KALI
ODIN
SILVANO
- Dano base aumentado de
80/100/120/140/160→ 80/120/160/200/240.
- Aumentadas as proteções concedidas de
5/10/15/20/25→ 10/15/20/25/30
- Intervalo reduzido de
22/21/20/19/18s→ 20/19/18/17/16s
COMENTÁRIO: Se você for procurar a palavra “suporte” no dicionário dos MOBAs, talvez encontre a foto do Silvano lá. Ele sempre foi uma divindade de extremo auxílio ao time e pouca participação individual, principalmente se levarmos em conta o quanto que os guardiões são fortes no Smite. Com essas melhoras, Silvano será mais respeitado no certame das divindades: seu puxão com intervalo reduzido será ainda mais perigoso e seu atordoamento dará um dano considerável. Sua cura potencializará um pouco mais a sobrevivência de seus aliados. Será que veremos o Silvano em partidas de liga!? Vamos esperar e ver como se darão as mudanças no jogo!
TYR
Confira o Patch Notes 3.16 por Ian Bash, o nosso novo ‘suporte’ no conteúdo, se inscreva no canal dele!