Rio2C apresenta programação da Festivalia

Evento conecta os jovens às principais empresas e profissionais da indústria criativa por meio de oficinas, workshops, masterclasses e painéis

Após quatro dias (11 a 14 de abril) voltados principalmente aos profissionais das indústrias criativas, com painéis, debates, pitchings e rodadas de negócios, o fim de semana de encerramento do Rio2C(dias 15 e 16 de abril) é dedicado à Festivalia, cujo objetivo é conectar os jovens às principais empresas e profissionais por meio de oficinas, workshops, masterclasses, keynotes e bate-papos, aproximando a academia da indústria. Ela oferece uma rede de relacionamento, mapeamento de novos talentos, mentorias, entretenimento e ainda aproxima fãs de seus ídolos. Sua programação inclui uma área gastronômica, experiências de games, realidade virtual e aumentada, bate-papos e diversas ativações.

GAME+

A cada vez mais numerosa e diversificada fanbase dos games – que abrange não só quem joga, mas quem gosta de assistir e quem quer ser profissional e/ou criador de conteúdo – encontrará na Festivalia alguns dos principais ídolos atuais da cena, para contarem suas trajetórias e dividirem dicas de como trilhar um caminho parecido, além de workshops unindo criadores e executivos das principais plataformas de transmissão.

João Feio “Big“, cofundador da Hero Base, e Mayara “Manteiga“, youtuber streamer de “Fortnite”, estarão juntos no workshop Gaming Content: Como se Tornar um Creator de Sucesso (15/4); Luis Fernando “Geleia“, fenômeno na criação de conteúdo gamer, e Manuelle Pires, Gerente de Parcerias Estratégicas do YouTube Gaming, comandam outro workshop, Youtube Gaming: Dominando a Criação de Conteúdo (15/4), em que apresentam as últimas tendências e técnicas em produção e distribuição de conteúdo de games, incluindo as melhores práticas para otimizar vídeos, construir uma comunidade forte e aumentar a base de seguidores.

O sábado terá ainda um bate-papo reunindo três dos streamers mais populares do Brasil – gORDOx, Paulinho o Loko e Luqueta – para discutir suas experiências e percepções sobre o mundo do streaming, e um painel com os irmãos capixabas Cainã, Cauê e Ynaê, o trio que compõe o @cauwave, fenômeno do TikTok que atinge milhões de pessoas com seus vídeos de conteúdo leve, informativo e inovador.

No domingo (16/4), Nino “ninexT” Pavolini – Melhor Atleta de “Battle Royale” no Prêmio Esports Brasil 2021 – comanda o workshop Como Ser um Proplayer, em que mostrará como dedicação, disciplina e mente estratégica são tão importantes quanto habilidades excepcionais para tornar-se um gamer profissional. Aldo Arriaga, Head de Category Marketing LatAm do TikTok, e Anadege Freitas, Diretora de Conteúdo e Parcerias do Twitch, também farão workshops sobre como usar suas plataformas para transmissão de jogos, incluindo as últimas tendências e melhores práticas em streaming, bem como os desafios e oportunidades que surgem ao construir uma carreira no mundo gamer (TikTok: Prepare-se para Decolar com o Conteúdo de Jogos e Twitch: Como Ser um Streamer de Sucesso?).

Quem tem interesse na parte técnica da criação de games deve aproveitar a oficina  Como Transformar Ideias em Projetos de Jogos, do AfroGames – o primeiro centro de formação de atletas de Esports em favelas do mundo. Na mesma linha, mas com foco em realidade estendida (XR), está o workshop XRBR: Jogos VR Multiplayers – Da Ideia à Arena, que mostrará o passo a passo do desenvolvimento de jogos multiplayer de realidade virtual e aumentada. Ele será ministrado por Tati Peres, Vice-Presidente da XRBR (Associação Brasileira de Realidade Estendida) Marcelo Marcati, cofundador do estúdio Venturion VR, Rodrigo Panassolo, Diretor de UX da Ydreams Global.

Dedicado às inovações tecnológicas e seu impacto no mundo, o palco NewFrontier receberá no domingo a RioBotz, equipe de robótica da PUC-Rio, que está comemorando 20 anos. O público poderá participar assistir ao vivo uma batalha de robôs e uma apresentação sobre a atuação no campo da pesquisa e desenvolvimento de soluções em robótica, os projetos realizados e a trajetória de grande sucesso nas competições. No mesmo dia, o jornalista Iberê Thenório, criador do popular canal Manual do Mundo, mostrará como sua equipe tem utilizado a inteligência artificial na produção de vídeos.

MÚSICA

Para quem curte, trabalha ou pretende trabalhar com música, o palco Soundbeats será o epicentro da Festivalia. Nele, Diederik van Middelkoop, Diretor Executivo de Criação da Amp.Amsterdam – uma das referências globais de relacionamento entre artistas e marcas –, ensinará como se destacar em um cenário de hiperoferta musical, no workshop O Que as Marcas Querem? Brands in Synch, com Amp.Amsterdam (15/4).

Outro que promete bombar é o workshop do #ESTUDEOFUNK, programa de residência artística musical da Fundição Progresso para funkeiros. Taísa Machado (Diretora Artística) e Vanessa Damasco (Diretora Geral) estarão ao lado da MC Lizzie para passar os macetes para quem quer se desenvolver como MC, dançarino, DJ ou beatmaker (#ESTUDEOFUNK: Uma Experiência de Música e Movimentos, 15/4).

Quem tem interesse pela parte executiva da carreira musical não pode perder duas masterclasses que tratarão de aspectos cruciais: Tomás Miranda, Especialista em Desenvolvimento de Negócios e Parcerias da Sympla, falará sobre Marketing para Eventos: Planejando o Sold Out! (15/4), destrinchando o que levar em conta no momento de planejar a experiência dos participantes em eventos, incluindo controles de gestão, estratégias de divulgação e marketing, para quem quer preparar o seu próprio evento. Já Claudia Nogueira, Especialista de Distribuição do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), mostrará o passo a passo para receber rendimentos de direito autoral de músicas na masterclass Tudo o que Você Precisa Saber para Receber Direitos de Execução Pública (15/4).

A cantora e compositora Antonia Medeiros, que participou do “The Voice Brasil” e viralizou na web, participará de uma palestra com Carolina Moreira, gerente de parcerias de conteúdo musical da SoundOn, onde compartilharão insights e dicas práticas sobre como usar efetivamente as mídias sociais para impulsionar uma carreira artística (Como Usar o Social para Aumentar a Sua Visibilidade de Artista?, 15/4).

No domingo (16/4) o público encontrará uma das atrações internacionais deste Rio2C: Shawn James, cantor e compositor de “Through the Valley” – uma das músicas mais famosas do jogo “The Last of Us Part II” – compartilhará  sua experiência em conversa com Nando Machado, CEO da ForMusic, uma das maiores empresas de gestão de carreira musical do Brasil. Juntos no painel Como Surge um Hit?, eles debaterão essa que é uma das principais questões da indústria musical – e, ao final, Shawn dará uma amostra de seu talento para o público.

A parte musical da Festivalia inclui ainda o PitchingShow, plataforma de lançamento de novos artistas já consagrada no Rio2C. Nesta edição, oito escolhidos pela comissão da música e por voto popular fazem pocket shows de 30 minutos cada um, para profissionais da indústria da música – gravadoras, rádios, plataformas digitais, empresários, curadores de festivais e jornalistas – e para o público em geral. No sábado (15/4) apresentam-se Karen Francis – amazonense de 22 anos que foi a favorita no voto popular – Julia Svacinna (RJ), Coral (BA) e Marilia Lopes (SP). No domingo (16/4), tocam Bruna Alimonda (PE), Luana Berti (SC), Luis Otávio (RJ) e Augusta Barna.

AUDIOVISUAL

Quem se interessa pelas produções e pelo trabalho no audiovisual vai encontrar muita informação na conversa com Tereza Gonzalez, Diretora Sênior da Paramount, no sábado (15/4). Com mais de 20 anos de experiência na produção de conteúdo para cinema, TV e plataformas digitais, ela ocupou o cargo de CEO do Porta dos Fundos por cinco anos, e foi responsável pela produção de 29 longas e mais de 200 filmes publicitários. No papo  mediado por Ana Cecilia Springefeldt, uma das curadoras do Rio2C, Tereza abordará tópicos como a construção de personagens, a criação de histórias e a importância da colaboração no processo criativo.

O renomado diretor de teatro, cinema e TV João Falcão estará no painel A Arte de Identificar e Revelar Talentos (15/4), que aborda uma de suas especialidades – foi em suas peças “A Máquina” (adaptada depois para o cinema) e “Clandestinos” (adaptada para série de TV) que destacaram-se nomes como Wagner Moura, Lázaro Ramos e Emiliano D’Ávila, dentre muitos outros. Neste painel, mediado por Rakel Cogliatti, uma das curadoras do Rio2C, Falcão conversará com talentos descobertos por ele e falará de seu processo criativo e de sua habilidade para identificar e atrair talentos.

Sucesso na edição passada do Rio2C, a turma do Porta dos Fundos volta no domingo (16/4) para revisitar suas produções de séries, filmes e especiais de forma interativa com a plateia, e para anunciar seus planos para o futuro no Lançamento Mundial da Fase 2 do Porta Cinematic Universe (PCU), com Antonio Tabet, Ed Gama e Tathi Lopes.

Por fim, uma série de masterclasses técnicas abordará temas como Formatos de TV: da Ideia ao Pitch (com Tiago Campany), O Desenho da Cena (com Lucas Paraizo), Como Produzir uma Animação (com Zé Brandão), Direção (com Adriano Coelho) e Afrofuturismo nas Telas (com Janaina Damaceno e Kariny Martins).

ARTE, MODA, MARCAS E CRIATIVIDADE

O House of Brands, palco que discute o universo das marcas e seus criadores, também terá atrações com grande apelo de público, como o Workshop de Podcast: Da Criação ao Topo da Playlist, com o roteirista André Brandt e a apresentadora e jornalista Foquinha, dois dos principais podcasters do país, e a masterclass K-Pop, Um Fenômeno Local de Alcance Global, em que Carolina Steinert, CEO e fundadora da “HIT!Magazine” – primeira revista  100% brasileira de K-Culture –, apresenta esta cultura e ensina a fazer campanhas direcionadas a fãs de K-pop. Outro podcast de sucesso – o “Mamilos“, de Juliana Wallauer e Cris Bartis – conduzirá no sábado (15/4), no palco Storyvillage, uma conversa sobre arte e moda com Keyna Eleison (Diretora Artística do MAM Rio), o estilista Rafael Silvério e a curadora Gabriela Davies.

Silvério, que é cofundador do Projeto Sankofa (que visa a inclusão social na moda, em parceria com a São Paulo Fashion Week), estará também no painel Qual o Valor que o Brasileiro Enxerga na Moda? Criatividade, Pertencimento e Inclusão, debatendo a questão ao lado de  Júlio César da Silva, empresário e fundador do Instituto JCRÉ Facilitador, e de Julia Vidal, designer, educadora e pesquisadora especializada nas etnias culturais brasileiras, idealizadora da escola de moda pluricultural Éwà Porang.

O público interessado em arte ou em criatividade de modo geral terá ainda a oportunidade de assistir a uma palestra de duas horas (Assobiando e Chupando Cana, no domingo, 16/4, no palco Storyvillage) de Charles Watson, educador, pesquisador e palestrante motivacional escocês, que ministra há anos um workshop sobre o processo criativo, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Com uma abordagem única, provocativa, ele trata de temas aparentemente tão distintos quanto evolução, sistemas complexos, ecologia e arte contemporânea, com um toque de humor britânico.

PALCO TEMÁTICO DO PACTO GLOBAL DA ONU

No sábado (15/4), o palco Biodom será inteiramente dedicado ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. São quatro painéis: Pacto Global da ONU: Negócios & Comprometimento com a Mudança, tendo Raull Santiago, ativista e conselheiro jovem do Pacto Global, como grande destaque, em conversa mediada pela Head de Comunicação Karla Prado; Como está sua agenda ESG?, com a Coordenadora de Conhecimento e Parcerias do Pacto, Keitt Lomiento, e convidados; Elas Lideram: O Futuro É Feminino, com a COO Camila Valverde; e O Poder da Transparência: A Nova Era dos Negócios, com Camila Araújo, Diretora de Governança, Riscos e Conformidade da Eletrobras e Coordenadora da Plataforma de Ação Anticorrupção do Pacto Global da ONU no Brasil.

Dois outros palcos que estarão ativos durante a Festivalia são o Brainspace, que apresenta de forma acessível os mais recentes avanços do mundo científico e integra a ciência ao entretenimento​​, e o Future.U, que aborda as tendências relacionadas ao futuro do trabalho, das empresas e da educação. No primeiro haverá atrações como o workshop do Copenhagen Institute For Futures Studies (Ações do Presente Construindo o Futuro15/4), ensinando aos participantes novas formas de pensar, de impulsionar a criatividade e de desenvolver habilidades estratégicas fundamentais; no segundo, painéis como Criatividade Técnica (15/4), com Deh Bastos, Diretora de Criação da Publicis Brasil, professora de criatividade no MBA da FIAP e criadora da página @CriandoCriançasPretas.

Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, ocupará novamente todo o complexo da Cidade das Artes, de 11 a 16 de abril, com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, ativações e experiências imersivas para um público estimado em mais de 40 mil pessoas. O conceito de soft power – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – é o tema norteador desta edição.