ESPECIAL PÉROLAS NEGRAS

15 de novembro de 2018

Publicado por Volney Tolentino

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Tuíte isso
Compartilhar no whatsapp
Enviar no Whatsapp

Canal Brasil dedica um dia inteiro a obras dirigidas por cineastas negros.

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, e lançar luz sobre as reflexões necessárias para a data, o Canal Brasil apresenta, pela primeira vez, uma grade formada exclusivamente por filmes dirigidos por cineastas negros. A programação fará um passeio pela produção de realizadores negros de diversas gerações – algumas obras ainda estão inéditas –, seja em ficções ou documentários, naturais de diferentes regiões do país.

A parte da manhã traz longas de Rodrigo Felha, André Novais, Luciano Vidigal e Camila Pitanga;  e a tarde oferece uma série de curtas-metragens assinado por mulheres negras. Nomes precursores das lentes, como Joel Zito Araújo e Adélia Sampaio – a primeira negra a dirigir um longa-metragem – dividem o dia com membros da nova geração, como Jeferson De, Gabriel Martins, Bruno Ribeiro, Larissa Fulana de Tal, Valter Rege, Sabrina Fidalgo, Mariana Campos, Glenda Nicácio e Michelle Mattiuzzi, propondo uma reflexão sobre o tema e abrindo espaço para novos pontos de vista, com o conhecido poder revolucionário das telonas.

Não menos importante e emblemático, Zózimo Bulbul tem sua vida e trajetória representadas através do registro Retratos Brasileiros, uma vez que suas obras estão impossibilitadas de exibição na TV por problemas burocráticos. Não se trata, portanto, de verificar como as questões raciais são tratadas no cinema brasileiro, mas sim de acompanhar de perto o olhar de uma minoria em busca de representatividade no âmbito da cultura nacional.

A programação ainda conta com um conteúdo inédito e produzido exclusivamente para a data: um episódio especial do programa “Espelho”, conduzido por Lázaro Ramos e gravado no Cine Odeon (RJ), que terá a participação de nomes como Jeferson De, Sabrina Fidalgo, Viviane Ferreira e Joel Zito Araújo.

© 2020. Cebola Verde - "Versão 4.0: Cebolovers" / Developed by Mattz