Homem jogando com controle na mão.

Jogos Online: Conheça os Principais Riscos de Segurança

Os jogos online são uma importante fonte de diversão, mas podem esconder riscos à segurança das suas informações. Saiba como se proteger; confira!

Os jogos online ganharam espaço de destaque no meio digital, com edições sendo lançadas com frequência, grandes eventos promovidos ao redor do mundo e um mercado capaz de movimentar milhões de dólares.

Mas, em meio aos impactos positivos dessa forma de entretenimento, existem também os riscos de segurança encontrados em algumas situações enfrentadas pelos jogadores.

Pensando nisso, preparamos um post com os principais perigos encontrados nos jogos online e dicas exclusivas para manter suas informações sempre protegidas. Confira!

 

1. Senhas e acessos

A maioria dos jogos online faz uso de logins e senhas para disponibilizar o acesso aos usuários. Porém, seus dados pessoais podem ficar vulneráveis na web dependendo de onde são inseridos e da proteção utilizada em seu dispositivo.

Por isso, procure criar senhas fortes e únicas para cada portal, utilizando números, letras e símbolos para as combinações.

 

2. Phishing

Uma das práticas mais comuns executadas pelos cibercriminosos, o phishing funciona como uma espécie de isca para os usuários desavisados.

Através de e-mails, os hackers mal-intencionados enviam mensagens enganosas para os jogadores, com assuntos a respeito de bônus, dicas ou problemas no perfil de acesso.

Assim, ao clicar no link malicioso, as informações do internauta são invadidas e os infratores conseguem roubar dados e, até mesmo, enviarem jogos falsos para a vítima.

 

3. Downloads

Os usuários de jogos online costumam efetuar downloads constantemente, mas, antes de baixar o próximo game, procure descobrir mais sobre o desenvolvedor e as principais características do programa. Dessa forma, é possível saber se o item é realmente confiável e se está de acordo com as informações encontradas na web.

Homem jogando no computador.

4. Evite jogar em redes públicas

O Wi-Fi de redes abertas costuma ser mais vulnerável, correndo o risco de ser invadido por cibercriminosos. Ao utilizar essa conexão é possível que seus dados sejam roubados através das brechas de segurança.

 

5. Fique atento aos chats

Uma forma muito utilizada pelos gamers são os chats, onde os internautas costumam conversar e trocar táticas sobre os jogos.

Mas, procure ficar atento e evite bater papo com desconhecidos. Caso isso aconteça, não compartilhe informações de cunho pessoal com esses usuários.

 

Como se proteger?

A maneira mais efetiva de proteger suas informações contra o ataque de usuários mal-intencionados é através de medidas de segurança, como instalar o melhor antivírus para PC em sua máquina.

A solução da Bitdefender oferece uma proteção em tempo real, utilizando mecanismos de busca altamente precisos, capazes de identificar as ameaças de maneira rápida e eficiente.

Gostou de saber mais sobre os riscos de segurança em jogos online? Compartilhe o conteúdo com seus amigos!

Imagens: Unsplash (Alexander Andrews | Sean Do)

DESCASCANDO AO VIVO!
CURRENTLY OFFLINE