Cebolista #1: Top 10,5 Personagens Verdes mais populares da cultura pop

Já dizia o Lanterna Verde (algum deles) que o verde é a cor da vontade, e essa lista vai te dar vontade de rever cada um desses personagens… 

No mais novo quadro do Cebola Verde, a Cebolista é uma listagem de personagens, grupos, eventos ou qualquer outra categoria ranqueados de acordo com um tema escolhido pela equipe ou mandado pelos fãs do site. A Cebolista conta sempre com uma posição N,5 (sendo N o número do top) que será um personagem/grupo/evento/qualquer outra categoria que não foi bom o suficiente para estar na lista, mas merecia uma menção honrosa (no caso da Cebolista #1, será a posição 10,5°). Nessa primeira Cebolista, selecionamos os verdinhos mais queridos da cultura pop através de uma pesquisa de opinião com a equipe do site e alguns convidados.

10° – O Máskara

Originalmente, o Máskara surgiu nos quadrinhos nos anos 80 pelas mãos de Mark Richardson, mas foi em 1994 que Jim Carrey encarnou o personagem e o tornou popular para o grande público nas telonas com o filme “The Mask”. Em 1995 seu sucesso só aumentou com a criação de “The Mask: The Animated Series” que divertiu a infância de muita gente.

Sendo um personagem de quadrinhos da Dark Hourse, O Máskara já fez crossover com alguns personagens da DC Comics, como Lobo e o Coringa. Porém, suas histórias nos quadrinhos são mais voltadas para publico adulto, com um personagem mais violento e insano, diferente de suas versões mostradas nos filmes/séries.

9° – Docinho

A irmã mais durona das Meninas Super Poderosas nasceu acidentalmente quando o Professor Utônio derramou o Elemento X na mistura de açúcar, tempero e tudo que há de bom. Por aqui, Docinho e suas irmãs foram criadas por Craig McCracken na série animada “The Powerpuff Girls” no fim dos anos 90, alcançando um enorme sucesso.

O tempero da mistura da garota perfeita, Docinho tem o temperamento mais forte das três heroínas e é considerada a favorita de muitos fãs. Em 2016 as protetoras da cidade de Townsville ganharam um reboot que segue sendo transmitido até hoje.

8° – Bulbassauro

Bulbassauro é um pokémon tipo planta/venenoso criado originalmente em meados dos anos 90 por Satoshi Tajiri. Ele vem da primeira geração de pokémon e é um dos três iniciais do primeiro jogo “Pokémon Red”. No anime, ele é um dos pokémon que mais esteve ao lado de Ash.

Toda a franquia Pokémon é um sucesso absoluto na área do entretenimento e Bulbassauro é um dos mais populares. Sua primeira evolução é para Ivyssauro e depois para Venussauro. Uma característica marcante sobre ele é o fato de ser o único pokémon que possui dois tipos em sua forma inicial.

7° – Luigi

O irmão e fiel escudeiro de um dos personagens mais famosos do mundo dos games, Luigi foi criado em 1983 pelo designer de jogos Shigeru Miyamoto no jogo “Mario Bros.” como um personagem de player 2 apenas. No game “Super Mario Bros. 2”, Luigi finalmente se torna um personagem jogável para o player 1 com sua habilidade de pulo superior à de Mario, mas nem tudo são flores na vida dele. Nos jogos que vieram depois, ele volta a ser um personagem de player dois, sem muita atenção.

Só em “Super Mario World 2: Yoshi Island” que Luigi é novamente introduzido como personagem jogável e começa a criar sua fama, ganhando até um jogo solo “Luigi’s Mansion”. Sua personalidade ficou muito marcada por ser um cara medroso, mas que sempre enfrentava o problema quando Mario seus amigos estão em perigo.

6° – Tartarugas Mutantes Ninja

Os irmãos mais irados dos esgotos de Nova Iorque surgiram em 1984 por Kevin Eastman e Peter Laird na HQ “Teenage Mutant Ninja Turtles”. Porém, seu sucesso foi tanto que os fanáticos por pizza ganharam diversos materiais na área de entretenimento, sendo marcados pelas animações e filmes. As histórias das tartarugas eram originalmente mais violentas, mas com a criação da série animada em 1987, o grupo ficou mais marcado pelo seu humor.

Com sua “explosão” na cultura pop, as Tartarugas Ninja se tornaram icônicas e estrelaram crossovers com personagens da DC, Marvel e Power Rangers. Uma curiosidade sobre eles é que o liquido radioativo que deu origem às suas formas humanoides foi o mesmo que deu super sentidos ao personagem Demolidor, da Marvel. Outras inspirações no herói são notadas como os nomes dos mestres Splinter/Stick e os clãs inimigos Clã do Pé e Clã da Mão.

5° – Mike Wazowski

O monstro mais carismático da Disney, Mike Wazowski é um dos protagonistas da franquia “Monstros SA”, iniciada em 2001, que foi um sucesso de bilheteria. Mike trilha seu caminho na história da franquia ao lado de Sulley, juntos desde a faculdade, e passam por experiências únicas no mundo dos monstros.

Toda a ideia de Mike agrada muito os fãs da franquia, desde sua caracterização até sua personalidade. É incrível como nada consegue abalar esse monstrinho verde que está sempre na busca de realizar seus sonhos, independente do que ou quem o atrapalhe.

4° – Shrek

Diretamente do reino de Tão Tão Distante, “Shrek” foi lançado em 2001 pela DreamWorks e conta com uma franquia de quatro filmes. Tendo que sair do seu pântano para salvar as criaturas expulsas do reino, o ogro mais amado da cultura pop conhece amigos e o amor da sua vida, que depois o acompanham em jornadas mágicas.

Shrek quebra um paradigma dos contos tradicionais e mostra que não é preciso ser um cavaleiro de armadura para salvar a donzela e que não é necessário viver em um castelo para ser feliz. Seu sucesso foi tanto, que a franquia rendeu, além dos filmes, alguns especiais, spin-off, jogos e um próprio musical.

3° – Tropa dos Lanternas Verdes

“No dia mais claro, na noite mais densa…”.

Não seria justo selecionar apenas um dos protetores do universo, já que todos eles têm por característica mais marcante a cor verde. A Tropa dos Lanternas Verdes foi apresentada pela primeira vez na HQ “Showcase #22” da DC Comics em 1959 e desde então conta com inúmeros portadores dos anéis que juraram dar suas vidas para proteger o bem no infinito. Os lanternas verdes mais conhecidos são justamente os terráqueos Hal Jordan, Guy Gardner, John Stewart e Kyle Rayner, além dos extraterrestres Abin Sur, Killwog, Salaak e Arísia.

Para ser um lanterna verde, é preciso ser escolhido pelo anel, que procura por um usuário que seja destemido e com a maior força de vontade, esta que é a responsável por gerar o poder dos anéis. Nas histórias, o verde representa a vontade, por isso esse esteriótipo.

2° – Yoda / Baby Yoda

Começando pelo mais velho da lista, Yoda é um grande ícone da franquia de “Star Wars” criada em 1977, e um dos mestres Jedi mais poderosos, pois é um exímio guerreiro e possui uma vasta sabedoria. Ele fez parte do Alto Conselho Jedi e da Ordem Jedi, e treinou gerações de Jedi por mais de 800 anos, além de ter sido mestre de Luke Skywalker. Mesmo depois de morto, Yoda seguiu fazendo participações nos filmes através da Força, e dava conselhos à Luke. O primeiro filme a apresentar o personagem foi “Star Wars: The Empire Strikes Back” de 1980.

Em 2019, a série “The Mandalorian” deixou os fãs da franquia enlouquecidos com o “Baby Yoda”, também conhecido na série como “A Criança”. Ele ainda é um mistério, mas já se sabe que é da mesma raça desconhecida de Yoda e também tem uma afinidade incomum com a força. Na série, o Mandaloriano foi contratado para capturar a criança, mas acaba o adotando e formando uma dupla pai-filho incrível.  Já é inquestionável que tanto Yoda quanto “Baby Yoda” são personagens muito queridos pelos fãs.

1° – Hulk

Diretamente das mentes brilhantes de Stan Lee e Jack Kirby para a Cebolista, Hulk foi criado em 1962 na Marvel Comics e hoje é um dos super-heróis mais famosos de todos. Super-herói apenas no conceito de super poderes, pois o Golias Esmeralda já se mostrou muitas vezes um problema para o Universo Marvel devido ao seu excesso de raiva e força. Hulk fez tanto sucesso que foi o primeiro personagem da Marvel a ganhar um filme, “O Retorno do Incrível Hulk” (com direito a uma trilogia), além de figurar em outras produções cinematográficas, como o MCU.

O “Verdão” foi originalmente um dos membros fundadores dos “Vingadores”, tanto nos quadrinhos quanto nos cinemas, participou de muitos arcos importantes da Marvel Comics e também protagonizou muitos. Com tanto sucesso na bagagem, ele não podia ficar em outra posição a não ser o top 1.

10,5° – Grinch

O clássico de Natal criado pelo Dr. Seuss no livro “Como o Grinch Roubou o Natal”, o Grinch é personagem arrogante que vive no Mundo dos Quem. Ao contrário dos habitantes, ele é muito mal-humorado e só se preocupa com si, não tendo nenhuma companhia além de seu cachorro Max. Em sua história, Grinch tenta acabar com o Natal dos Quem, mas acaba sendo convertido pelo espírito natalino, um clássico milagre de Natal.

Grinch ficou mundialmente conhecido quando ganhou uma adaptação em live-action em 2000 estrelado por Jim Carrey, que marcou a segunda maior bilheteria das férias, atrás de “Esqueceram de Mim”. Além de outras produções televisivas, ele ganhou uma animação em 2018 protagonizada por Benedict Cumberbatch.

Curtiu essa primeira Cebolista? Comente o que você achou e qual ou quais personagens faltaram nessa lista.