Joel Schumacher, diretor da Batman Forever e Batman & Robin, morre aos 80 anos

Cineasta lutava contra um câncer há um ano

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O figurinista e diretor de filmes, incluindo “St. Elmo’s Fire”, “The Lost Boys” e “Falling Down”, além de dois filmes do “Batman”, Joel Schumacher, morreu em Nova York nesta segunda-feira, 22, após uma batalha de um ano contra o câncer. Ele tinha 80 anos.

Schumacher trouxe seus antecedentes de moda para dirigir uma série de filmes estilosos ao longo das décadas de 1980 e 1990, que nem sempre foram aclamados pela crítica, mas continuam sendo amados pelo público por capturar a sensação da época.

O diretor recebeu as rédeas da franquia “Batman” quando Tim Burton saiu da série da Warner Bros. e depois de dois filmes de enorme sucesso. O primeiro filme de Schumacher, “Batman Forever” (1995), estrelado por Val Kilmer, Tommy Lee Jones, Jim Carrey e Nicole Kidman, arrecadou mais de US$ 300 milhões em todo o mundo.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O segundo e último filme de Schumacher na franquia foi “Batman & Robin” (1997), com George Clooney como Batman e Arnold Schwarzenegger como vilão Mr. Freeze. Para “Batman Forever”, Schumacher introduziu os mamilos nas roupas usadas por Batman e Robin, apoiando-se no homoerotismo latente de longa data entre os dois personagens.

Apesar do sucesso em bilheteria, os filmes de Schumacher são controversos e há quem os considere uma vergonha para o personagem. Todavia, independente de suas falhas, há algo a se destacar em Schumacher: todos os seus filmes possuem personalidade.

Via Variety