Aflições e anseios modernos marcam EP de estreia do projeto Dramón

“Ansiedade Morte” é um lançamento do selo Sinewave.

Estafado com o Rio de Janeiro, o músico e designer Renan Vasconcelos se refugiou no oásis praieiro de Búzios para enfrentar as ansiedades que a vida em uma metrópole trazia. O fruto dessa busca por paz foram dois EPs, que serão lançados pelo selo Sinewave. Assinando como Dramón, Renan lança o primeiro deles, “Ansiedade Morte”, exatamente no momento em que se despede da Região dos Lagos.

Ouça “Ansiedade Morte”: http://bit.ly/AnsiedadeMorteEP

Conhecido por seu trabalho com a banda Avec Silenzi, com quem já lançou 5 álbuns, Renan Vasconcelos traz na base da sua criação uma música experimental, climática e ruidosa inspirado pelo ambient e eletrônica. No Dramón, Renan pode explorar a totalidade do projeto artístico, desde sua execução musical, até o trabalho visual. Neste EP de estreia, ele assina as guitarras, drum machines e synths e conta com a participação de Marcelo Malni (Zander), que assume os baixos.

Com um pé no familiar post-rock, que guia o trabalho do Avec Silenzi – como acontece em “Pequenas mortes” – e outro na liberdade da experimentação – que resultou em faixas como “Caiçara” e “Meúna” – o EP caminha pela linha tênue entre a ansiedade fatal e o equilíbrio utópico. Ora preza pela calmaria – exemplo das igualmente duais “Gestos Que Matam” e “Gestos Que Salvam” -, ora pelo ruído intenso. Dramón é produto dessas contradições.

Natural da região serrana do Rio, Renan passou pela inquietude carioca antes de se refugiar entre algumas das praias mais bonitas do estado. No EP, essas diferentes vivências se encontram.

“Búzios foi um lugar extremamente acolhedor nesses 6 anos e meio que vivi lá. Cumpriu muito bem seu papel de refúgio. Encontrei um pouco de paz para pôr ordem na cabeça, e consegui deixar para trás determinadas angústias que sentia no Rio. O nome do primeiro EP é ‘Ansiedade Morte’, uma referência à lembrança do porque fui parar lá em Búzios”, reflete Renan.

Atualmente morando em São Paulo e de volta a uma rotina agitada, Vasconcelos pensou esse primeiro ciclo do projeto como uma homenagem e uma despedida melancólica para a cidade fluminense.

“A gestação desse primeiro EP e parte do segundo foi misturada com meus últimos passeios e relações com a cidade. E eu queria fechar esse primeiro ciclo de trabalho lá, para me despedir em paz e agradecer por tudo que vivi”, conta ele.

“Ansiedade Morte” já está disponível nas plataformas de música digital e para download no Bandcamp.