O longa ‘Veneza’, dirigido por Miguel Falabella – reconhecido nos festivais de Gramado, Miami e Los Angeles – é um dos destaques da mostra Première Brasil, no Festival do Rio. O filme será exibido em sessão de gala para convidados e para o público no dia 11 de dezembro (quarta-feira), às 19h. Estão confirmadas as presenças de Falabella e dos atores Dira Paes, Eduardo Moscovis, Danielle Winits, Caio Manhente, André Mattos, Pia Manfroni, Roney Villela, Yuri Ribeiro, Carolina Virgüez, e do produtor, Julio Uchôa. Filmado no Uruguai e na Itália, ‘Veneza’ tem como locações principais a Cidade Velha, na capital uruguaia, a Estância Taranco, o bairro de Lezica, além dos famosos canais e ruas de Veneza.
Adaptação da peça de teatro homônima escrita pelo argentino Jorge Accame, o filme conta a história de Gringa, uma cafetina que tem como sonho reencontrar o único homem que amou. Para realizar seu desejo, as prostitutas que trabalham em seu bordel se unem a uma trupe circense e idealizam um plano para levá-la ao encontro de seu amado.
‘Veneza’ é, também, uma ode às mulheres latino-americanas, com um elenco estrelado pela atriz espanhola Carmen Maura – conhecida pelas atuações nos filmes do cineasta Pedro Almodóvar -, a talentosa argentina Georgina Barbarossa, a uruguaia Camila Vives e a colombiana Carolina Virgüez, além das brasileiras Dira Paes, Carol Castro e Danielle Winits. “’Veneza’ é o filme da minha maturidade. Ele mostra a angústia de uma mulher que, na velhice e na cegueira, percebe que foi cruel com o único homem que a amou. É um filme intenso e desejo que seja visto, também, fora do Brasil”, resume Falabella.
Com desenho de produção de Tulé Peak e fotografia de Gustavo Hadba, o filme, escrito por Miguel Falabella e produzido por Julio Uchôa, da Ananã Produções, tem como coprodutores a Globo Filmes e FM Produções, e distribuição da Imagem Filmes. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2020.