TBO A Nova Onda do Imperador: o filme certo na era errada

A odisseia de uma lhama e um campones para escapar de uma velha mais feia que briga de foice

Foto: Reprodução/Disney
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“Uuuuu, mais rápido! Yzma, levanta as mãos”!

Por muitas décadas a Disney manteve a hegemonia na produção de animações, mas existiu uma época que o estúdio do rato teve de correr atrás dos outros e colecionou muitos fracassos. Isso aconteceu principalmente no início do século XXI com a “Era da Experimentação”. Neste período chegou aos cinema “A Nova Onda do Imperador” (2000), animação em 2D com forte teor humorístico, mas que na época não teve boa recepção. Mas será que isso foi justo? O filme, certamente não é muito convencional na forma como a narrativa é trabalhada, mas isso é um defeito? Ou talvez deveria ter sido mais inovador na técnica de animação? Descubra neste TBO.

Esqueça tudo o que você viu nos protagonistas com forte senso de justiça ou altruísmo nas outras animações. Aqui ocorre o contrário, o imperador Kuzco (Selton Mello) é narcisista, egocêntrico e não se importa nem um pouco com seu povo. Por exemplo, ele quer construir seu palácio de verão em uma vila sem se importar com moradores do local; ele manda arremessar um idoso de sua janela porque o senhor “cortou a onda do imperador”… No meio de tanto egoísmo, Kuzco se torna um desafeto de Yzma (Marieta Severo) e acaba sendo transformado em uma lhama por ela. É aí que a história se desenrola.

Como simpatizar com Kuzco?

Em uma série de coincidências, mescladas com atrapalhadas de Kronk (Guilherme Briggs), o caminho do imperador acaba cruzando com o de Pacha (Humberto Martins). Kuzco a princípio acredita que Pacha é o responsável por sua situação, já que ele percebeu a tristeza do camponês com a proposta de destruição de sua vila – para o castelo de verão do imperador.

Pacha por outro lado, tenta barganhar com Kuzco e promete o levar de volta para casa, caso a agora lhama construa seu castelo em outro lugar. Kuzco, no entanto, se sentiu injustiçado por isso e resolve ir sozinho, o que se mostra uma decisão errada.

Foto: Reprodução/Disney
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A lhama, apesar dos defeitos, é carismática e faz o público torcer para que Kuzco se dê bem, mas mude de ideia em relação à vila. Pacha é o extremo oposto, então, mesmo com todos os problemas que Kuzco pode lhe causar, ele vai atrás do imperador para ajudar. Após o salvar, os dois entram em um acordo, onde a lhama imperatriz promete encontrar um outro lugar para seu castelo.

E é aí começa a jornada de redenção do protagonista. Ou será que não?

Protagonista não confiável

Kuzco e Pacha seguem rumo ao palácio do imperador. Paralelamente a isso, Yzma assume o posto de imperatriz, mas descobre que Kronk não terminou o serviço – matar Kuzco. A vilã e seu capanga vão atrás do imperador com a intenção de evitar que ele reivindique seu trono.

Enquanto isso, a lhama e o camponês estão quase chegando ao destino, quando Pacha sofre um acidente na última ponte que os separam da casa do imperador. Para a surpresa dele – e do público -, Kuzco não se importa, diz que enganou o camponês e que ainda pretende destruir sua vila para a construção do castelo de verão. Porém, tão logo ele revela sua traição, Kuzco também se complica com a ponte e precisa trabalhar com Pacha para se salvar.

Foto: Reprodução/Disney
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Embora consigam, eles agora precisam passar por um caminho mais longo para chegar na casa de Kuzco. Pacha, mesmo após saber das intenções maléficas do imperador decide continuar o ajudando e diz ter esperanças de Kuzco mude de ideia.

Humor abrasileirado

O filme prossegue na odisseia da lhama imperatriz recuperar sua forma com a ajuda de Pacha, enquanto Yzma e Kronk seguem na cola da dupla. Durante toda animação são apresentadas situações cômicas envolvendo os personagens e a dublagem brasileira contribui diretamente na eficiência das piadas – ao menos para a audiência local.

Por isso, nesta resenha nos prendemos à versão dublada do longa, que conta em seu elenco com nomes como Selton Mello que, além de ser reconhecido nas frentes das câmeras, trabalha como dublador há décadas. Marieta Severo, um dos maiores nomes da atuação brasileira, consegue dar o dom perfeito que a vilã Yzma precisa. Guilherme Briggs, como sempre, um gênio da dublagem, oferece ainda mais carisma para o bobalhão Kronk. Humberto Martins também faz um bom trabalho como Pacha.

Foto: Reprodução/Disney
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O humor é o ponto mais forte do filme e com a dublagem, a característica é ainda mais acentuada. No entanto, ele não ultrapassa o espaço das outras emoções, portanto, os momentos emotivos ainda são inseridos, assim como os de tensão. Mérito também para quem adaptou o material original, sabendo respeitar e ao mesmo tempo convidar o espectador PT-BR a se identificar com o mesmo.

Inovador de um lado, mas conservador por outro

Apesar de ter a construção dos personagens e a narrativa de forma mais “experimental”, naquela época a Disney ainda era apegada ao estilo de animação mais convencional. Apesar de ter um traço interessante, as animações em 2D já estavam perdendo o espaço para o estilo 3D. Os filmes da Pixar naquela época eram os preferidos do público e os traços das animações eram parte do estusiasmo com os longas.

Foto: Reprodução/Disney
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Assim, mesmo sendo uma obra com muita qualidade, “A Nova Onda do Imperador” flopou nas bilheterias na época de seu lançamento. Todavia, quem deu uma oportunidade à película consegue notar a qualidade dela. “A Nova Onda do Imperador” foi o filme certo na “era” errada, mas sua revisita continua tão divertida quanto na primeira vez.

Título: A Nova Onda do Imperador (The Emperor’s New Groove) – EUA, 2000

Direção: Mark Dindal

Roteiro: David Reynolds, Mark Dindal, Chris Williams, Roger Allers

Elenco: David Spade, John Goodman, Eartha Kitt, Patrick Warburton, Wendie Malick, Kellyann Kelso, Eli Russell Linnetz, Stephen J. Anderson, Bob Bergen, Patti Deutsch, John Fiedler, Sherry Lynn, Mickie McGowan

Duração: 78 min.

Foto: Reprodução/Disney
A Nova Onda do Imperador
O jovem e arrogante Imperador Kuzco é transformado em uma lhama por sua poderosa mentora chamada Yzma. Perdido na floresta, a única chance de Kuzco recuperar seu trono é com a ajuda de Pacha, um humilde camponês. Juntos, eles precisam enfrentar a bruxa Yzma antes de concluir sua jornada.
Dublagem
Direção
Edição
Roteiro
Trilha Sonora
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Notas