Space Jam: Um Novo Legado | Crítica

Um roteiro básico, mas com muitas risadas e referências

Análise sobre o filme “Space Jam: Um Novo Legado”, da Warner Bros. (a convite da Warner Bros. Pictures BR), aqui no site Cebola Verde.

Confira a ficha técnica da trama:

Nome: Space Jam: Um Novo Legado (Space Jam: A New Legacy)

Estreia: 15 de julho de 2021 – 1h 56min

Direção: Malcolm D. Lee

Elenco: LeBron James, Don Cheadle, Sonequa Martin-Green, Cedric Joe

Distribuidora: Warner Bros. Pictures

Gênero: Animação, Comédia, Família


Depois de 25 anos, a galerinha dos Looney Tunes voltam à ação com o tema de basquete. Mas desta vez, o vilão Al-G, interpretado pelo carismático Don Cheadle, quer reconhecimento a partir do sucesso do grandioso astro da NBA, LeBron James. O roteiro se complementa com uma trama clichê, cujo filho de James quer atenção e dizer ao pai que não só existe basquetebol na vida.

Como foi o primeiro filme, Space Jam (1996), que até então o astro supremo e quiçá o melhor de todos os tempos, Michael Jordan era o protagonista. Desta vez, o jogador sensação e que está prestes a se aposentar é LeBron James. O astro do Los Angeles Lakers já havia participado de uma série contracenando e até convencendo, e neste filme, vemos James no mesmo nível de atuação. Nada surreal, apenas o “feijão com arroz”. E bem parecido com o primeiro filme, as críticas externas não curtiram muito a obra da Warner Bros., porém posso dizer que o filme está divertidíssimo e recheado de referências para os amantes de basquete – NBA em específico – e também para os fãs do Universo Warner Bros. Pictures. Harry Potter, Game of Thrones, Matrix e muito mais são citados de uma maneira bem icônica.

Space Jam: Um Novo Legado entrega tudo o que um verdadeiro fã precisa: diversão e nostalgia. É simples, direto, as horas passam voando com o entretenimento, é muito gostoso de se ver. Como havia referenciado na parte de cima, a trama clichê da vez é entre LeBron James e o filho Dom James (Cedric Joe). Até tem uns temas relevantes em torno disto tudo, mas é muito batido e nada inovador. Aliás, vale salientar que o roteiro trouxe, ou melhor, se atualizou de maneira magnífica quando tratamos da “Era Digital”. Se no primeiro filme era a busca e a volta dos desenhos, neste filme vemos a introdução do mundo digital cibernético.

Sendo assim, Space Jam: Um Novo Legado traz o carisma do vilão Al-G e do protagonista LeBron James, mais a nostalgia de ver a turminha dos Looney Tunes com Pernalonga, Patolino etc juntos novamente. Fora o passeio bem divertido do recrutamento do Pernalonga com o LeBron. Ah, temos vilões também representados como jogadores reais da NBA, como Klay Thompson, Damian Lillard, Sue Bird, Anthony Davis eNneka Ogwumike. E bola fora do filme é uma trilha sonora que não chega nenhum pouco aos pés do primeiro.

Space Jam: Um Novo Legado
Sinopse
Em Space Jam: Um Novo Legado, a inteligência artificial, Al G (Dom Cheadle) sequestra o filho de Lebron James e envia o lendário jogador dos Los Angeles Lakers para uma realidade paralela, onde vivem apenas os personagens de desenho animado da Warner Bros. Para resgatar o seu filho, ele precisará vencer uma partida épica de basquete contra superversões digitais das maiores estrelas da história da NBA e da WNBA. Para essa dura missão, King James terá a ajuda de Pernalonga, Patolino, Lola Bunny, dentre outros personagens consagrados de Looney Tunes.
Atuação
Direção
Efeitos Especiais
Edição
Fotografia
Roteiro
Trilha Sonora
3.6
Notas