Com a realização da segunda rodada da fase de grupos da Eurocopa de 2016, os cenários das equipes classificadas já começa a se desenhar, a terceira rodada, com certeza, reserva muitas emoções, pois ainda há algumas vagas em jogo. Vamos ao panorama da competição até aqui:
GRUPO A:
A anfitriã, França, garantiu sua classificação à próxima fase, podendo ser ultrapassada apenas pela Suíça na última rodada. Os bleu enfrentaram a Albânia, que segundo a comunidade de memes do cenário brasileiro das redes sociais, não aparentava ser tão perigosa na terra do croissant desde “Busca Implacável”, filme cujo protagonista é Liam Neeson. Por mais que os albaneses ofereceram resistência, a França venceu por 2 a 0. No outro jogo do grupo, Suíça e Romênia ficaram no 1 a 1.



GRUPO B:
O grupo B talvez seja o mais equilibrado da competição, todas as equipes podem tanto ser eliminadas, quanto se classificar à próxima fase na terceira rodada. Jogando no estádio Pierre-Mauroy, a Eslováquia bateu a Rússia por 2 a 1, se recuperando da derrota para Gales na primeira rodada. No segundo jogo da rodada, a Inglaterra bateu Gales, de virada, também por 2 a 1.



GRUPO C:
No grupo C, a Irlanda do Norte praticamente despachou a Ucrânia da competição ao derrota-la por 2 a 0. No outro jogo do grupo, Alemanha e Polônia ficaram no 0 a 0, muito pela incapacidade ofensiva dos poloneses, que tiveram diversas chances de furar a defesa germânica.



GRUPO D:
Se a Espanha garantiu sua classificação ao bater a Turquia, virtualmente eliminada, por 3 a 0. Croácia e República Tcheca ainda estão vivas no torneio, principalmente a equipe croata. O jogo foi 2 a 2, com os croatas tendo aberto uma vantagem de 2 a 0, mas cedido o empate após um episódio, que, segundo o capitão croata Srna, desestabilizou a equipe: uma “chuva de sinalizadores” no gramado.



GRUPO E:
No grupo E, se por um lado a Itália garantiu sua classificação, as outras três seleções ainda estão no páreo, mesmo a Suécia, que ainda não somou pontos, por ter perdido para a azzura nessa segunda rodada por 1 a 0. Isso, pois no outro jogo, a Bélgica venceu a Irlanda por 3 a 0.






GRUPO F:
O grupo F talvez seja a chave mais equilibrada do torneio até aqui, com a surpreendente Hungria liderando. Na segunda rodada, Hungria e Islândia se enfrentaram e ficaram no 1 a 1, na outra partida do grupo, por causa de um pênalti perdido por Cristiano Ronaldo, Portugal e Áustria não saíram do zero.






A próxima rodada da fase de grupos será a última e definirá os cruzamentos das oitavas de final, primeira rodada eliminatória do torneio. Ainda há algumas vagas em jogo, o que dá importância a todos os jogos que ainda serão realizados.