Finalmente! Acabou a fase de grupos da Copa América Centenário, agora a competição afunila de vez com as rodadas eliminatórias. Alguns acontecimentos importantes ocorreram nessa última rodada da primeira fase do torneio, vamos ao panorama geral:
Grupo A:
Os Estados Unidos, anfitriões da Copa América, conseguiram algo que parecia improvável: terminar à frente da Colômbia após a maneira como tudo se desenhara nas rodadas anteriores. Os EUA bateram o Paraguai por 1 a 0 e contaram com a soberba da Colômbia, que enfrentou a Costa Rica com um time misto de reservas e titulares, sendo derrotada por 3 a 2.



GRUPO B:
No Grupo B, de Brasil, quem passou foram Peru e Equador. Sim, você não leu errado. O Brasil só precisava de um empate para se classificar em primeiro, sabendo que o Equador batera o Haiti por 4 a 0 em jogo realizado antes do seu. A seleção peruana era mais limitada, mas venceu por 1 a 0, com um gol escandalosamente irregular de Ruidiaz, que utilizou de suas habilidades de vôlei para empurrar a bola para as redes. O campeonato acabou para a equipe brasileira e o vínculo empregatício de Dunga também, já que o treinador foi demitido após o fiasco.



GRUPO C:
No grupo de classificados definidos, México e Venezuela disputaram para ver quem conseguiria a primeira colocação da chave. As equipes empataram por 1 a 1 e a seleção da América do Norte acabou ficando com o primeiro lugar devido a seu saldo de gols. Na outra partida, os já eliminados Uruguai e Jamaica se enfrentaram e a celeste bateu a equipe caribenha por 3 a 0.




GRUPO D:
A Argentina foi a única equipe que venceu todos os seus jogos até aqui na competição. Na última rodada da fase de grupos, bateu a Bolívia, que não fez um ponto sequer, por 3 a 0. Na outra partida, valendo a vaga final para a fase eliminatória, o Chile, apesar da má partida de seu goleiro, bateu o Panamá por 4 a 2 e avançou.






Os cruzamentos das quartas de final já foram definidos:

