Finalmente ocorreu a primeira fase eliminatória da Copa América Centenário! Muitos gols, exceto em um jogo apenas, marcaram a etapa de quartas de final. Confira o panorama geral:
Estados Unidos 2×1 Equador
Desde a derrota para a Colômbia, na primeira rodada da fase de grupos, os anfitriões, Estados Unidos, tem crescido muito na competição. Jogando em Seattle, Dempsey e Zardes fizeram os gols que permitiram que mesmo a reação equatoriana com Arroyo fosse insuficiente para manchar a festa que se desenhava.
Argentina 4×1 Venezuela
Em Foxborough, a Argentina confirmou seu favoritismo e não deu a menor chance à Venezuela. Messi, Higuaín (por duas vezes) e Lamela fizeram os gols da albiceleste, enquanto Rondón diminuiu para a viñotinto, que ainda desperdiçou um pênalti nos pés de Seijas.
Peru 0 (2) x (4) 0 Colômbia
No jogo mais insosso dessa fase, em Nova Jersey, Peru e Colômbia ficaram no 0 a 0 na disputa do tempo normal e da prorrogação. A partida foi decidida nos pênaltis e a seleção colombiana levou a melhor: 4 a 2 nas cobranças penais.
México 0x7 Chile
Em Santa Clara, um massacre! O Chile não tomou conhecimento do México e aplicou SETE A ZERO na equipe norte-americana. Nada que se compare ao vexame da seleção sede da Copa do Mundo de 2014 na disputa da mesma, mas foi um banho de futebol que o Chile deu no México. Um gol de Aléxis Sánchez, dois de Edson Puch e quatro de Eduardo Vargas decretaram a goleada.
Dessa forma, os cruzamentos das semifinais ficou assim:
Os vencedores dos confrontos se enfrentarão na grande final, que definirá o campeão da edição de 100 anos da Copa América.