No dia 17 de Maio, é comemorado o Dia Mundial contra a Homofobia, compre por 1 Essência Azul, um pacote contendo 7 ícones, contendo representação de 7 bandeiras LGBTQ+.Você conhece todas as 7 bandeiras?
Bandeira LGBTQ+
A bandeira foi criada por Gilbert Baker, em 1978. Ele dispôs originalmente oito faixas, com o seguinte significado: rosa para a sexualidade, vermelho para a vida, laranja para a saúde, amarelo para o sol, verde para a natureza, azul para a arte, índigo para a harmonia e violeta para o espírito.
Bandeira do movimento Bissexual
O movimento Bissexual tem a bandeira de Três cores (Rosa, roxo, Azul). A faixa de cor de rosa representa a atração sexual ao mesmo sexo; a faixa azul representa a atração ao sexo oposto e a lavanda, que representa a atração por ambos os sexos.
Bandeira Movimento Transgênero
A bandeira do orgulho transgênero foi criada em 1999 por Monica Helms. As faixas azul claro representam a cor tradicional dos homens, e as faixas em rosa claro representam a cor tradicional para mulheres. As faixas brancas representam aqueles que são intersex ou estão em transição, ou que se identificam com o gênero neutro ou não têm gênero definido.
Bandeira Movimento Panssexual
Conhecidas como pessoas que sentem atração sexual romântica ou emocional independentemente da identidade de gênero do outro, a bandeira dos Pansexuais foi criada para ‘confrontar’ a dos bissexuais. A faixa azul representa a atração por homens, a faixa rosa representa a atração por mulheres e o amarelo representa a atração por pessoas que se identificam como sem gênero.
Bandeira do Movimento Não Binário
Pessoas não binárias não se identificam totalmente com o gênero masculino ou com o feminino. Em 2014, a bandeira foi criada pelo ativista Kye Rowan, à época, com 17 anos. A faixa amarela representa pessoas não binárias, a branca é para aqueles que se identificam com vários gêneros ao mesmo tempo, a roxa é para quem se define como uma mistura entre masculino e feminino, e a preta representa pessoas que não se identificam com gênero algum.
Bandeira do Movimento Assexual
Sendo definidos como aqueles que não sentem atração sexual por pessoas, a bandeira dos assexuais conta com a cor roxa, que é o padrão da comunidade. Além disso, a bandeira também exibe as cores preta, cinza e branca, que representam a gradação da sexualidade humana.
Bandeira de Orgulho Lésbico
A bandeira do orgulho lésbico, tem diversas alterações com o decorrer da história do movimento e é bem polêmico esse assunto, que pode ser conferido com mais profundidade no site Orientando, em um artigo específico sobre.
- Faixa vermelha/laranja escura: mulheridade transgressiva;
- Faixa laranja/laranja clara: comunidade;
- Faixa branca: inconformidade de gênero;
- Faixa rosa: liberdade;
- Faixa rosa escura: amor.
Resumindo
Fonte: ObservatórioG
Universa Uol – Mês do Orgulho LGBTQ+