AMD Navi: codinome RX Navi 12

AMD finalizou o primeiro design Navi com o codinome de Navi 12. A GPU terá 40 Unidade de Computação [UC] (em inglês). Você está examinando 64 UCs cada para um total de 2560 stream processors (em inglês).

A nomenclatura da AMD é baseada na linha do tempo em que as matrizes foram projetadas e o que isso significa essencialmente é que a AMD ainda não está pronta para lançar o Navi 10 – o que é uma boa notícia já que o Navi 12 parece ser uma continuação do caminho de atualização convencional a série Polaris ficou famosa por.

Com essa nova placa de vídeo, a AMD está criando uma placa de vídeo exclusiva para computadores, em vista para o público gamer e para os amantes de Deep Learning. Em entre linhas, você não verá uma Navi 12 dentro de um console ou uma versão adaptada. Então, vai entregar o real desempenho e performance de todo poder de fogo dela.

Navi será uma micro arquitetura, ou uArch onde será a primeira da AMD, onde não usará a arquiterura GCN (em inglês) (muito usada também em console) e como é o caso, essa placa terá um poder computacional de 40 UC e pode não ter o mesmo stream processors que a GCN precisa.

A AMD também pode escolher acelerar essa parte enquanto trabalha no Navi 10/20. O verdadeiro matador de TITAN da Radeon não vai pousar tão cedo – estimativas antecipadas colocam a robusta Navi 20 em algum lugar do ano 2020 e, neste início do ciclo de vida, esses cronogramas podem variar muito.

Possível AMD Roadmap TLDR:

  • Vega 7nm não estará chegando aos jogadores.
  • O Navi 12 será a primeira parte Navi a chegar e chegará em algum momento no 1º semestre de 2019. O Navi 10 foi descartado ou será lançado mais tarde no final de 2019 ou início de 2020, dependendo de alguns fatores. O nível de desempenho desta parte será equivalente ao Vega e será um pequeno GPU baseado em 7nm.
  • O Navi 20 será a verdadeira GPU topo de linha construída no nó de 7nm e, como as coisas estão agora, você está, provisoriamente, olhando para o pouso por volta de 2020 – 2021.
  • O Navi também será a primeira arquitetura a sair do GCN (e, junto com ele, o limite da UC 4096 SP/64 UC que é inerente à implementação do uArch).
  • A arquitetura ‘Next-Gen’ é o antigo KUMA codinome internamente antes de a AMD decidir que não gostava muito desse nome e se basearia na mesma grande arquitetura que a AMD lança com a Navi.

Rafael Casanje

Programador mirim, amante da informática desde os 8 anos, jogador profissional de Pinball Space Cadet e adora séries!

Estamos ao vivo!
CURRENTLY OFFLINE