Estúdio paulistano foi vencedor há dois anos na mesma categoria com “Adeus! Palhaços Mortos”.
O Estúdio Bijari, que completou 20 anos de existência, está novamente entre os indicados para o Prêmio Shell de Teatro, uma das mais tradicionais e importantes premiações da cena teatral brasileira Desta vez o reconhecimento veio pelo cenário da peça “Os 3 Mundos”, que esteve em cartaz no Teatro do Sesi em São Paulo, com temporada gratuita. O cenário também traz a assinatura de Marisa Bentivegna e Guazzelli.
A concepção artística do cenário começou nove meses antes da estreia da peça, em setembro. “A Paula Picarelli, idealizadora do projeto, nos trouxe esse desafio de montar uma concepção cênica inspirada num grupo chileno que mistura teatro e cinema, então a idéia de ter os atores dentro de dois planos de projeção já veio meio pronta. Mas foi um longo trabalho do conceito à prática, encontrar as telas, os projetores e os sistemas de sincronia e gerenciamento das projeções ideais pro nosso projeto”, explica Mauricio Brandão, do Bijari.
Esta é a primeira obra teatral dos aclamados quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, um espetáculo multimídia de ação que mescla teatro, cinema, HQ e Kung-Fu. A sincronia dos atores no palco interagindo com os elementos cênicos impressiona o público. O desafio técnico, minucioso, trouxe um resultado surpreendente. “Logo chamamos o amigo e ilustrador Guazzelli pra ajudar no desenho de personagens virtuais e cenários que compõem os ambientes da peça. Alguns elementos, como a serpente, envolveu o processo de transformar uma ilustração conceitual em um elemento tridimensional animado. Outros cenários como a torre do Aconito, criamos direto no 3D a partir de inspirações como Metropolis (do Fritz Lang) da Arquitetura Brutalista da década de 50”, conta Mauricio.
Além de cenário, a peça ainda concorre na categoria “Direção” (Nelson Baskerville) e “Música” (Marcelo Pellegrin). “Os 3 Mundos” é uma das peças com mais indicações no Prêmio Shell 2018 SP.
Os vencedores serão anunciados em março de 2019.