/DEV: INICIANDO A AVM DO DR. MUNDO

O Mundo já não mais o mesmo Charles

O Dr. Mundo nasceu com o LoL, suas mecânicas precisam ser atualizadas. O louco de Zaun, finalmente, terá um pouco de carinho!

Como mencionamos no Mapa dos Campeões mais recente, Dr. Mundo é o próximo Campeão a receber uma Atualização Visual e Mecânica em 2021. Compartilhamos muitos conteúdos em desenvolvimento durante as AVMs do Fiddle e do Voli, e planejamos fazer o mesmo para o Mundo. Ao mostrar a direção e os planos das AVMs antecipadamente, esperamos receber mais feedbacks de todos vocês sobre o que está funcionando e o que pode ser melhorado. Isso tem funcionado até agora, tanto em relação ao feedback que recebemos quando à recepção de todos vocês, então hoje queremos mostrar uma prévia do nosso trabalho na atualização do Mundo.

Vamos começar falando do motivo pelo qual escolhemos o Dr. Mundo para uma AVM e quais são nossos objetivos.

Honestamente, uma das principais razões para atualizarmos o Dr. Mundo é o estado desatualizado do visual dele. O Mundo é destoa muito do atual elenco de Campeões. Sentimos que havia muito potencial para atualizar o visual e o tema do Mundo. Não só para dar a ele uma aparência melhor, mas para seguir o estilo visual que o LoL tem adotado nos últimos anos.

Também achamos que há espaço para melhorias de mecânica de jogo no kit dele. Muitos elementos funcionam bem para ele no momento, como sua regeneração de supertanque e a habilidade de arremessar cutelos constantemente, duas coisas que, de alguma forma, serão mantidas após a atualização.

Outro objetivo principal da mecânica de jogo do Mundo é mantê-lo muito simples como Campeão. Queremos trazer mais domínio ao kit, mas sem exigir reflexos ultrarrápidos, então a complexidade continuará semelhante.

Com esses objetivos em mente, vamos conferir o que o Designer Principal de Mecânica de Jogo, o Artista Conceitual e o Escritor de Narrativa do Dr. Mundo têm explorado até agora.

Licença Médica para Matar

Glenn “Twin Enso” Anderson, Designer de Mecânica de Jogo:

A maioria dos jogadores de LoL provavelmente se lembra de causar quantidades absurdas de dano a um Dr. Mundo, vê-lo seguir em frente para matar seu carregador e sair andando com mais Vida do que tinha quando chegou. A enorme capacidade de tanque e regeneração dele são essenciais para a identidade do Mundo e, ao jogar com ele, você deve sentir que sofrer dano é um problema para outros Campeões. No início do processo, queríamos explorar uma série de coisas que poderiam fortalecer ainda mais essa experiência.

Nossos principais objetivos são: 1) dar mais chances de contrajogadas para quem enfrenta o Mundo; 2) aumentar a variedade de mecânicas de jogo do Mundo para algo além de acertar cutelos; e 3) trazer o Mundo à era moderna do LoL sem sacrificar sua simplicidade. Ainda não chegamos ao direcionamento final do kit, mas aqui vão algumas coisas que já tentamos.

A primeira iteração que testamos permitia que o Dr. Mundo recebesse um ponto de Vida máxima sempre que fosse atingido, e depois testamos outras versões em que o Mundo recebia Vida máxima ao aceitar dano sofrido. Depois de diversos testes, ficou claro que isso era um incentivo muito forte para tomadas de decisões ruins. Os jogadores se comprometiam demais, colocando-se em posições ruins intencionalmente, ou tentavam trocas muito desfavoráveis. Então, voltamos para um Mundo que convertia seus atributos de defesa em mais Vida. Isso mesmo, mais Vida.

Depois de alguns itens, a barra de Vida dele acabava ficando… gigante.

02_Mundo_Health_Exploration.png

No entanto, com uma quantidade de Vida tão ridícula, os Campeões e itens que eram fortes contra o Mundo ficaram ainda mais fortes, e aqueles que eram fracos ficaram ainda mais fracos. Isso criou partidas ainda mais polarizadas do que as que vemos atualmente com o Dr. Mundo, então desistimos da ideia.

Também quero explicar aquela linha vermelha, pois não se trata do limiar de execução do fortalecimento do Dragão Ancião. Tentamos dar ao Dr. Mundo uma Regeneração de Vida muito alta o tempo todo, mas parte do dano que ele recebia reduzia sua Vida máxima. Essa linha mostra sua Vida máxima “atual”, que só seria recuperada na fonte ou ao morrer. No entanto, isso ia contra a fantasia de regeneração, fazendo com que os jogadores se sentissem punidos por receber dano de cutucada em vez de serem protegidos, não alcançando o que queríamos para um tanque masoquista. Isso também levou a um pouco de estresse e confusão sobre quando lutar, quando retornar e como gerenciar sua Vida máxima. Em geral, era coisa demais pro cérebro do pobre Mundo acompanhar, então partimos para habilidades mais simples.

Além da enorme Regeneração de Vida, pensamos em outras ferramentas esperadas de uma aberração mutante zaunita. Tentamos algumas coisas (como cutelos enfiados e arrancados com precisão pouco cirúrgica), mas a ideia que mais testamos foi uma explosão de cadáveres de reação em cadeia.

03_Mundo_Boom.gif

Apesar de divertida, essa habilidade parecia muito orientada a zoneamento e tinha um toque de “coisa de mago” para o que se espera de um atacante corpo a corpo da rota superior. Muitas ferramentas para impedir o início de um combate físico não combinam com o visual dele, nem encorajam o tipo de mecânica de jogo que queremos que o Mundo tenha.

Ainda estamos em uma fase em que tudo é louco e experimental… assim como o Mundo. Apesar de nenhuma dessas explorações iniciais ter dado muito certo, nosso doutor roxo e musculoso ainda será um dos megatanques principais do LoL. Estamos muito empolgados para compartilhar essas ideias iniciais com vocês, ver para como ficará a mecânica de jogo dele, e também com todo o conhecimento médico que absorveremos no processo.

Jogando Cutelos na Parede

Sunny “KindleJack” Pandita”, Concept Artist

Como o Fiddlesticks , Dr. Mundo foi uma das minhas primeiras paixões no LoL (percebam que há uma tendência). Não existe nada semelhante à sensação de passar por seus inimigos sem se importar com nada enquanto os carregadores deles choram pedindo socorro.

04_Mundo_Spread1.jpg
Começamos com uma grande exploração, nos aprofundando em Zaun em busca de indicações sobre o que o Mundo é e o que ele pode ser. Essa é minha parte favorita do design, pois ela não se concentra em responder às perguntas, apenas em perguntar, e mesmo que esse tipo de sonhos absurdos nem sempre seja muito prático, pode levar a fagulhas criativas que inspiram um futuro melhor.

Enfim, as fantasias visuais que formam a base dele são claras: DOUTOR e… MUNDO. O tema “Doutor” pode ser abordado de muitas formas, e todas seriam uma melhoria, então isso me empolga muito. Já a parte “Mundo” acaba se concentrando apenas no que é ser Mundo. Alguns diriam que é algo indescritível, outros que basta ser roxo, mas eu diria que é ser uma máquina regenerativa abominável impossível de matar que pode não ter uma boa concepção da realidade.

05_Mundo_Faces.jpg

06_Mundo_Spread2.jpg
DA ESQUERDA PARA A DIREITA: MUNDO AMEAÇA BIOLÓGICA,, MUNDO EXPERIMENTAL, MUNDO OGRO E MUNDO BOMBADO.

Tom é algo que discutimos muito. Tem gente que diz que o Mundo é um serial killer horrível. Outros, que ele é um babaca amável. Alguns até dizem que ele é bonitão. Acreditamos que encontrar a justaposição correta entre comédia e perigo do Mundo será essencial. Será uma viagem bem louca, e tenho certeza que o design vai pra onde quer.

Doutor? Mundo

John “JohnODyin” O’Bryan, Escritor de Narrativa:

Recriar o Mundo tem sido uma experiência única desde o início. Normalmente, quando fazemos o rework de Campeões antigos, eles estão em um estado tão ruim que algumas das nossas mudanças acabam sendo bem drásticas. No primeiro dia deste rework, concluímos que a gente gosta do Mundo. Assim como boa parte do mundo. É claro que isso não significa que ele não podia ser melhorado (especialmente no quesito visual), mas todos na sala sentiam que ele ocupava um espaço único no nosso elenco de Campeões, um que não queríamos abandonar por completo. A ideia de um psicopata irrefreável que não pode ser ferido, juntamente com todo o ângulo de “médico”, era um tesouro que queríamos explorar.

ENTÃO, A PERGUNTA SE TRANSFORMOU EM “COMO FAZER COM QUE ELE PASSE AINDA MELHOR A FANTASIA DE MÉDICO PSICOPATA IRREFREÁVEL?”.

A próxima pergunta que fiz foi: “Quão estúpido queremos que ele seja?”. Pensamos em fazer dele um médico de verdade, talvez alguém que tenha enlouquecido com seus próprios remédios, mas isso o colocava na mesma posição de cientista louco que o Singed.

Logo, começamos a pensar na ideia de um homem que não é nem nunca foi médico, acha que é, mas é estúpido demais para entender a verdade. Notamos que, apesar de não sentirmos falta de Campeões malucos (Ziggs, Jinx e Kled, só para nomear alguns), quantos Campeões são simplesmente burros? Talvez o Trundle? Até ele é bem esperto para um troll.Também notamos que a coisa de ser idiota funciona muito bem para um cara que, teoricamente, não nota o que está acontecendo com seu próprio corpo.

Não importa aonde o Mundo for, tem sido divertido explorar as possibilidades para o personagem dele.

O que vem por aí?

Planejamos lançar o Dr. Mundo em 2021, então vocês podem esperar o próximo Blog do Desenvolvedor no fim do ano, assim que entrarmos em produção.

Como sempre, nos contem o que acharam: ideias empolgantes? Ideias aterrorizantes? Por que o Mundo é o médico roxo mais bonitão do mundo? Vamos ler todas as ideias e feedbacks, e queremos que todos nos ajudem a fazer o melhor Mundo possível.