Segundo informações do portal Statista, o mercado de eSports cresceu vertiginosamente ao longo dos últimos anos. Impulsionado pela maior adesão da juventude, os jogos digitais ganharam espaço entre os esportes mundiais. E agora contam com torneios que oferecem prêmios na casa dos mil dólares. O total de receita em 2012 nesse mercado foi de aproximadamente USD 130 milhões.
Sites como https://bookmakers.com.br/esports/ ajudaram a impulsionar os eSports entre os jogadores no mundo todo. As casas de apostas contam com diversas opções para apostar em LoL, Dota 2, Overwatch, CS:GO, entre outros jogos. Uma vez criada uma conta, basta o interessado fazer um depósito para conseguir dar o seu palpite. Tudo é feito de maneira digital e pode ser realizado diretamente pela tela do celular.
Receita sai de 130 para 800 milhões em 6 anos
Além de encontrar a melhor casa de apostas o usuário que gosta desse tipo de jogo poderá adentrar em um mercado extremamente rentável. Os organizadores de eventos geralmente contam com uma estrutura completa para as pessoas. A oferta de ingressos é realizada online e o interessado poderá garantir a sua vaga como jogador no evento que tem interesse.
Os sites apostas não necessariamente são os maiores vencedores desse mercado. A receita envolve diversos outros setores que são beneficiados indiretamente por eSports. Como no ano de 2012 alguns especialistas conseguiram entender que esse nicho para apostar seria extremamente promissor, os investimentos foram maiores nos anos subsequentes.
Em 2014 a receita subiu de 130 milhões para 194. No ano de 2015 o valor chegou a 325 milhões de dólares. E novamente aumentou em 2016, atingindo a casa dos 493 milhões de dólares. No ano de 2017 a receita total do mercado de eSports mundial chegou até impressionantes USD 655.
A expectativa dos especialistas é que o mercado de eSports tenha uma receita acima de 1 bilhão de dólares em 2019. E, muito possivelmente, em 2022 esse ramo poderá alcançar a marca dos 2 bilhões, caso continue no ritmo avançado que tem observado nos anos anteriores e com mais adeptos ainda.
A maior parte das receitas desse mercado vem de patrocínio e marketing. Os mercados asiáticos e da América do Norte são os maiores em termos de eSports. Somente na Ásia foi obtida mais da metade da receita total de eSports em 2017. Isso mostra o potencial desse nicho de apostas e como ele representa uma boa oportunidade no futuro.