A Brasil Game Show é um dos principais eventos do ano para o público gamer, e com a edição de 2024 marcando os 15 anos da feira, é claro que ela foi repleta de novidades e surpresas para os visitantes. Durante nossa visita, tivemos a chance de conversar com Leandro Rocha, Head de Games da Logitech Brasil, que nos contou mais sobre seus lançamentos, o presente e o futuro da empresa para a comunidade gamer.
1. Como a nova linha de mouses gamer da Logitech G se diferencia dos modelos anteriores em termos de design e funcionalidades?
L: Nós buscamos várias forças de se diferenciar desde sempre. Temos um centro de tecnologia e pesquisa na Suíça, e lá, levamos muitos jogadores para participar. Todos os produtos que a gente faz no Logitech G são feitos com jogadores, por jogadores e para jogadores. A gente sempre está tentando, tanto para assistir o mercado quanto para o feedback deles; para trazer exatamente o melhor produto. E com o gamer participando desde a ideia, a concepção, como vai ser, o que vai atender aquele produto, até a versão final. Por exemplo, temos inovações diretas que fizemos com a nossa linha de mouse gamer.
O LIGHTSPEED foi o que a gente trouxe há alguns anos, que está cada vez mais consagrado, a nossa tecnologia sem fio. Então, levamos essa inovação para o mercado, do cara poder jogar um competitivo; a nível profissional com um produto sem fio. Obviamente sem latência que tire competitividade. Era algo inconcebível! Até a gente trazer o LIGHTSPEED, e hoje a gente está vendo vários pro players aderindo a esse mouse. Hoje a maioria dos pro players já usam o produto Logitech. Mais de 50% usam o Logitech G.
2. Como a Logitech G tem inovado para garantir ergonomia e conforto em seus novos periféricos gamer, e por que isso é importante para os jogadores?
L: Então, temos agora o mouse G PRO 2 LIGHTSPEED, é uma atuação do antigo G Pro Wireless. Lançamos aqui na BGS, sendo a primeira oportunidade que o gamer tem de tocar o produto, poder jogar com ele e levar para casa. Que é o nosso mouse Pro ambidestro. Vai ter a mesma experiência com botões laterais que vão trazer a maior fluidez para ele. É um mouse super leve também. E, na verdade, temos o nosso Superlight, que é mais leve ainda, são 60 gramas. O mouse Superlight 2 é o predileto dos pro players. Então a gente vem com aquela leveza, são 60 gramas de mobilidade tranquila e que fazem total diferença. Ainda dá total flexibilidade para o jogador. Estamos muito interessados pessoalmente no dia a dia também, é um conforto absurdo e traz uma competitividade muito alta também.
3. Como os novos periféricos da Logitech G integram tecnologia sem fio e quais são os benefícios dessa tecnologia para jogadores?
L: Nós estamos sempre muito atento a isso, quanto mais inovações, mais atividades. Hoje conseguimos ter, mesmo sem fio, um tempo de resposta muito curto, que não compromete a competitividade. Isso mesmo comparado com produtos com fio; às vezes, o nosso LIGHTSPEED é até mais rápido e melhor. Então a gente realmente tirou essa barreira de que fio e profissional competitivo não estariam juntos, é algo que já caiu.
4. Sobre o futuro da comunidade gamer.
L: Temos uma expectativa muito boa por o que vem por aí. No mês passado houve o Logi Play (transmissão sobre as novidades da empresa), então temos vários produtos que vão ser lançados até o ano que vem. São produtos que foram de uma pesquisa muito grande por trás; seja por pessoas de mercado, seja por feedback de jogadores. Então a gente está sempre muito atento para ver essas novidades. Às vezes é difícil pensar, mas o que ainda falta acontecer? O que ainda não lançaram? Cara, o que que falta de inovação? E a gente sempre está atento exatamente por isso.
Esse ano teve o lançamento do nosso headset A50 X. Ele é um headset principalmente para jogadores de multiplataformas, pois há uma tendência no mercado que vamos ter ainda mais jogadores jogando em mais de uma plataforma. Seja um PC e um console, dois consoles etc. Então, este ano trouxemos exatamente o A50 X como uma inovação para esse tipo de público. É um headset que vem com uma base de carregamento, cujo headset fica carregado para indução, e que nessa base você consegue conectar ao mesmo tempo o seu Xbox, Playstation 5, Switch, PC, celular; sendo Switch e PC via Bluetooth, e os outros três cabeados. Isso traz um conforto na fluidez para quem joga multiplataforma. É algo que até agora não existia, não tinha essa funcionalidade no mercado. Você sempre tinha um USB, jogava em um, tirava e por aí vai.
Isso aconteceu exatamente por essa atenção que tem ao mercado. Cara, por que a gente não faz um headset que seja multiplataforma? E hoje é isso, se você está jogando no Xbox e quer andar para o Playstation, ou o contrário, com o A50 X você literalmente pega o controle do outro console e com um clique no headset,
nessa funcionalidade de uma PlaySync, ele vai trocar a saída de vídeo e de áudio de um console para o outro. Não precisa pegar o controle da TV, nem nada, então é super fluído.
E tudo isso é um exemplo que sempre buscamos inovação, para trazer conforto e a melhor experiência de gameplay. E que queremos trazer para todas as nossas linhas. Então, parte dos simuladores, também é parte de poder customizar o volante que é o que anunciamos recentemente. Trabalha para ter cada vez melhor e mais completo, com mouse, teclado, tudo isso a gente tem que buscar inovar; como foi a tecnologia sem fio LIGHTSPEED. Sempre há muita oportunidade, o mercado de games é muito dinâmico, então estaremos atentos.
5. Qual é o diferencial da empresa hoje?
L: A Logitech está sempre atenta ao mercado. É uma empresa suíça que tem um carinho muito grande por todos os gamers, todos os públicos, para poder abraçar e dar essa melhor experiência. Exatamente comprometidos com o jogador. São produtos feitos, de jogadores para jogadores. E acho que isso é um grande diferencial que a gente tem. A gente busca trazer a melhor experiência de jogabilidade no console, como a gente falou do headset A50 X, quem tem a multiplataforma, os nossos mouse, teclado e headset, que são a EcoTechnologia Lightspeed.
Desde o modelo dos profissionais, ou para jogadores entusiastas que querem jogar um single player. Temos nossa linha de volantes para quem gosta de um simulador de corrida ou o Euro Truck. Então, por isso a gente tem muito orgulho de poder abraçar a maior parte dos jogadores. Com muita alegria, meses atrás lançamos nossos kits adaptativos, que é feito para pessoas que têm deficiência física. Então, são produtos nossos que conectam tanto com o controle de acessibilidade do Xbox quanto de Playstation, para que realmente todo mundo possa ter a melhor gameplay.
O que a gente acredita e tem um objetivo, principalmente como gamer, é que todo mundo possa ter uma vida de games com a gameplay fluída, da forma mais natural possível, e que a pessoa realmente possa só continuar jogando ali e se alegrar. Então, queremos abraçar todo esse público, independente de onde você joga, o que você joga, em qual plataforma. A gente quer realmente aproveitar e abraçar esse jogador para que ele tenha a melhor experiência. Esse é o nosso foco!