Intel confirma oficialmente os processadores com até 48 núcleos

Intel anuncia processadores Xeon de alto desempenho Cascade Lake – com mais núcleos, mais faixas de memória, velocidades de clock mais altas, cache otimizado e proteção do Spectre e Meltdown incluso.

Hoje, a Intel está compartilhando os detalhes iniciais, juntamente com alguns números de desempenho em relação ao Xeon, o 8180 Platinum e o EPYC 7601 da AMD. A Intel afirma que a nova classe Xeon é construída após 20 anos de inovação Xeon. Alguns dos recursos da nova linha incluem:

  • Líder em performance
  • Otimização na hierarquia do cache
  • Frequências maiores
  • Refinamento na segurança
  • Aprendizado profundo da Intel (VNNI)
  • Frameworks otimizadas e bibliotecas

Continuamos altamente focados em fornecer uma ampla gama de soluções otimizadas para carga de trabalho que melhor atendam aos requisitos de sistema de nossos clientes. A adição dos processadores de desempenho avançado Cascade Lake e dos processadores Xeon E-2100 à nossa linha de processadores Intel Xeon demonstra mais uma vez o nosso compromisso em fornecer soluções otimizadas para desempenho para uma ampla gama de clientes.
Lisa Spelman , vice-presidente e gerente geral de produtos Intel Xeon e marketing de data center

Parece que os novos processadores Xeon serão totalmente melhorados, não apenas apresentando as tecnologias mencionadas acima, mas também apresentando ainda mais núcleos e canais de memória. A Intel está revelando que os processadores Xeon Cascade Lake Advanced Performance irão abrigar até 48 núcleos e 96 threads em um único pacote que utilizará um Multi-Chip Package (MCP).

Os processadores Xeon da Intel atualmente abrigam até 28 núcleos e 56 threads para que os novos processadores da série AP sejam um bom aumento no desempenho, apenas a partir do maior número de núcleos. Além disso, o chip contará com suporte para 12 canais de memória DDR4, um enorme salto da memória de 6 canais que será apresentada no Cascade Lake-SP Xeons.

Os números de desempenho foram obtidos de um servidor de 2 soquetes, com dois chips de 48 núcleos, o que significa um total de 96 núcleos e 192 segmentos. A memória de 12 canais fornecerá um total de 24 slots DIMM e considerando que você pode preenchê-lo com alguma memória ECC realmente densa, nós estaremos olhando para até 3 TB de suporte de memória. Além da memória ECC, os novos Xeons também suportarão a memória persistente Optane DC, com capacidades de até 512 GB. 24 deles no servidor 2S forneceriam 12 Terabytes de memória do sistema. Isso forneceria uma quantidade sem precedentes de largura de banda de memória que só é possível através de uma CPU na classe do Cascade Lake-AP.

Nós também podemos dizer que a plataforma é de uma maneira diferente em relação ao Purley, que abriga o Skylake-SP e abrigaria o próximo Cascade Lake-SP Xeons. Provavelmente podemos estar a olhar para uma tomada diferente que, segundo rumores, era a BGA 5903 e, portanto, uma plataforma diferente será mostrada.

Intel-Cascade-Lake_Advanced
2 processadores Xeon ilustrado num servidor com os canais de memória

Finalmente, a Intel está dizendo que os processadores Xeon Cascade Lake Advanced Performance serão lançados no primeiro semestre de 2019, o que também segue os rumores anteriores que ouvimos.

 

 

Rafael Casanje

Programador mirim, amante da informática desde os 8 anos, jogador profissional de Pinball Space Cadet e adora séries!

Estamos ao vivo!
CURRENTLY OFFLINE