Quem é quem em ‘Pátria’

PÁTRIA é a primeira produção original espanhola da HBO Europe, realizada com participação da HBO Latin America. Baseada no livro homônimo de Fernando Aramburu, a série tem criação e roteiro de Aitor Gabilondo. A HBO exibe um novo episódio todos os domingos, às 21h, no canal HBO e na HBO GO.

Ao longo de oito episódios, PÁTRIA mostra três décadas da história do País Basco sob as ameaças do ETA. A história é contada do ponto de vista de duas famílias, cada uma de um lado do conflito, e dos desdobramentos de um fato que as marcou.

Conheça a seguir os personagens da trama:

FAMÍLIA UM: Formada por Bittori, Txato, Xabier e Nerea

BITTORI é a clássica mãe basca, de personalidade forte, mais voltada à ação do que ao afeto, e com uma determinação inabalável. A morte do marido, Txato, pelas mãos do grupo terrorista ETA, a transformou em uma pessoa diferente. Ela vive sua perda como uma ferida aberta que a conduz pela vida, sem tempo para bobagens. Passou a ser de uma sinceridade radical, com um eventual senso de humor ácido. Seu objetivo na vida é conhecer os detalhes (e o autor material) da morte de Txato. Para isso, Bittori volta à sua pequena cidade.

TXATO, marido de Bittori, foi vítima de um atentado do ETA. Sua morte é o fio condutor da trama, dimensiona e posiciona os nove personagens da história, que contam suas vivências no momento em que souberam do crime. Homem do campo, nascido no interior da província de Gipuzkoa, Txato é acima de tudo um grande trabalhador, honesto e de gostos simples. Os encontros com o amigo Joxian são uma de suas melhores diversões. Ele consegue montar uma pequena empresa de transporte rodoviário e sua sorte – apesar do seu perfil generoso – acaba sendo sua desgraça.

XABIER, filho de Bittori e Txato, tem 48 anos. É médico e solteiro. Homem sério, responsável, profundamente tímido, solitário e triste, vive para o trabalho. Após o atentado contra o pai, sua vida fica em suspenso e ele se fecha para o amor e a felicidade. Poucos dias depois do crime, coloca um ponto final no relacionamento com a auxiliar de enfermagem Aránzazu. Passa a se dedicar a tornar a vida da mãe enlutada o menos dura possível. Age como mediador entre ela e sua irmã, Nerea, já que mãe e filha têm personalidades muito diferentes e costumam se desentender.

NEREA, filha de Bittori e de Txato, tem 45 anos. É advogada, mas não exerce a profissão. Sempre foi o apoio do pai. Está casada há 12 anos com Quique, um empresário de bebidas atraente com quem ela tem um relacionamento complicado, que se rompe no começo da história. Antes do atentado, Nerea era uma mulher aberta e livre. Ela reage à morte do pai de modo muito diferente dos demais membros da família: luta para não se entregar à dor e procura pensar no futuro. Mantém uma relação difícil com a mãe, que não a perdoa por não ter ido ao enterro do pai. Nerea argumenta que não tinha forças para ver seu “aita” (pai) morto.

FAMÍLIA DOIS: Formada por Miren, Joxian, Joxe Mari, Arantxa e Gorka

MIREN é dura como uma pedra, azeda, incapaz de palavras amáveis ou carinhosas. Uma mulher típica das antigas gerações do interior rural, onde a maternidade era vivida como mais uma tarefa árdua. É casada com Joxian, mas a relação deles está longe de ser afetiva. Foi a melhor amiga de Bittori até a pequena cidade começar a virar as costas para Txato. Suas vidas têm alguns pontos em comum: quase foram freiras na mesma época, se casaram com um ano de diferença e seus maridos foram amigos íntimos. Quando seu filho Joxe Mari se aproxima do ETA, seu mundo muda e ela se radicaliza. Miren nunca teve nenhum interesse pela política, mas se tornou fanática dos ideais do filho. Bittori conseguia entender isso, embora a situação as colocasse em lados opostos.

JOXIAN, marido de Miren, mantém com ela uma relação de absoluta submissão, por medo e por ter uma personalidade fraca. Homem simples, sem grandes complexidades intelectuais, encontra na pequena horta à beira do rio seu oásis de tranquilidade e felicidade cotidiana. Txato é seu grande amigo. Os dois são membros do clube ciclismo da cidade e todos os domingos saem juntos pelas estradas da região. Ele não compreende o isolamento imposto a Txato nem a perseguição ao amigo, mas não é capaz de reagir à situação.

JOXE MARI, filho de Miren e Joxian, tem 43 anos e passou 17 na prisão por pertencer a um comando terrorista envolvido em crimes violentos. Jovem impulsivo e com muita energia, entrou para o movimento separatista mais pela vontade de viver emoções do que por convencimento ideológico. A luta armada foi sua maneira de canalizar o vigor da juventude, já que sua vida sexual e sentimental é praticamente nula. Mas a crua realidade no dia a dia dentro do grupo minou suas gloriosas expectativas. Após ser preso, torturado e condenado, vê que estava errado em quase tudo na vida.

ARANTXA, filha mais velha da família, tem 44 anos. É a que se posiciona com mais critério e independência com relação ao sentimento dominante na cidade. Leva a vida como quer, sem pensar no que os outros vão dizer. Casa com Guillermo, um jovem de uma família não basca que não fala euskera (idioma basco). O relacionamento irrita principalmente sua mãe, Miren. Após a tragédia da família de Txato, Arantxa é a única na cidade que se mostra humana com eles, dá os pêsames e demonstra compaixão. Depois de muitos anos, seu casamento está deteriorado. Durante umas férias, sofre um AVC que a deixa em uma cadeira de rodas, incapacitada para quase tudo, menos para o mais importante: servir de nexo para o reencontro das duas famílias.

GORKA, integrante mais jovem da família, na cidade é chamado de “Kartujo” (alusão a uma ordem religiosa) por gostar de ficar dias trancado com uma pilha de livros. Adora ler e sonha com escrever. Enquanto seu irmão Joxe Mari mora na casa da família, é obrigado a se mostrar comprometido com a causa separatista. Aceita por se sentir intimidado e pela sua personalidade fraca. Um feliz acaso faz com que conheça Ramuntxo, um locutor de rádio que mora em Bilbao. O envolvimento é rápido e Gorka decide ir morar com ele. Em uma família como a sua, pouco intelectual, as relações são muito complicadas. Sua irmã Arantxa é seu único apoio e sua confidente.

DESCASCANDO AO VIVO!
CURRENTLY OFFLINE