Conheça Organzza, participante da primeira temporada do Drag Race Brasil

Artista visual, performer e figurinista, a persona drag do carioca Vinícius Andrade, de 31 anos, valoriza suas origens periféricas e as estéticas do carnaval e do afrofuturismo

Direto de Coelho Neto, Zona Norte do Rio de Janeiro, para o Drag Race Brasil. A drag queen Organzza (https://www.instagram.com/organzza/), persona criada por Vinícius Andrade, de 31 anos, é uma das 12 selecionadas para a primeira temporada da edição brasileira da maior competição de drags do mundo. A aguardada competição estreará no dia 30 de agosto no Paramount+, e às 21h na MTV, no Brasil e no restante da América Latina, e no WOW Presents Plus, no restante do mundo, excluindo o Brasil. A série estará disponível no Paramount+ nos EUA, posteriormente.

Em DRAG RACE BRASIL, doze competidores buscam levar a coroa para casa, tornar-se a próxima drag superstar do Brasil e ganhar um grande prêmio em dinheiro. A série será apresentada pela estrela: Grag Queen. Dudu Bertholini e Bruna Braga se unirão à apresentadora como parte do painel de jurades.

Artista visual, performer, figurinista e modelo são alguns dos ofícios que Organzza acumula em sua trajetória artística, que começou cedo, no teatro. A arte drag veio em 2018, com sua primeira montação para o “Queens, O Concurso”. De lá pra cá, Organzza já fez uma participação na novela “Verão 90”, da Rede Globo; integrou o elenco do videoclipe “Dia D”, de Clarice Falcão; e é figurinha conhecida na noite carioca, se apresentando em festas como a V de Viadão e a Realness, onde já abriu shows de drags como Mo Heart e Miz Cracker.

Organzza revela ter ficado em estado de choque quando foi selecionada para o elenco do Drag Race Brasil, a primeira temporada de uma das franquias mais aguardadas do programa.

Ela vai entrar no reality com muita determinação e empatia. “Estar no Drag Race traz uma sensação de validação do meu trabalho. Eu sou uma drag relativamente nova, tenho 5 anos de estrada, mas com muito amor e dedicação pelo que faço. E participar de uma competição como essa é definitivamente uma realização pessoal muito grande”, afirma a carioca, que também integra o coletivo Casa de Cosmos, da Cena Ballroom do Rio de Janeiro, com quem já participou do “Caldeirola”, no Caldeirão do Mion.

O afrofuturismo e o carnaval são as principais filosofias, referências e bases artísticas de Organzza, e esses conceitos, claro, se refletem na sua montação, além do transformismo carioca, as boates, os teatros e os cabarés do Rio. É a própria artista quem cria e executa vários dos seus looks, daí também veio o seu nome.

A artista sempre quis um nome que tivesse uma associação direta com o seu universo, por ser uma drag que costura e produz seus próprios looks. Um dia, encontrou o tecido organza, que ao mesmo tempo é refinado e usado em roupas de gala, mas também usado para fantasias de desfile de carnaval. Isso sintetiza a sua estética, pois hoje, a Organzza é a junção de todas as expressões artísticas de uma criança viada brincando de carnaval o ano inteiro.

Organzza já levou diversos títulos, como a vitória no sexto concurso DragStar no Teatro Rival (2022), o prêmio de melhor Drag Performance na Disco Elegance Mainstream Ball do Festival Presença (2022), a vitória na segunda temporada do The Next Talent Drag (2021), entre outros.

RuPaul’s Drag Race fez os holofotes do mundo inteiro iluminarem a arte drag. E isso fez com que drags novas da cena tivessem muitas oportunidades. Organzza se apresentou em eventos como o Shell Open Air, no Cine Odeon, viajou para outros estados performando… E isso não seria possível sem a visibilidade que o programa trouxe para essa arte.

DRAG RACE BRASIL é a edição brasileira do programa de televisão premiado com vários Emmy® e sensação da cultura pop: RUPAUL’S DRAG RACE. Neste programa, drag queens de todo o Brasil competirão em desafios envolvendo atuação, moda, comédia e muito mais na esperança de se tornar a próxima superestrela drag e ganhar o grande prêmio em dinheiro.

Fenton Bailey, Randy Barbato, Tom Campbell and RuPaul Charles são produtores executivos da World of Wonder.