Mais diversidade: Ambev apoia projetos que destacam Cultura Preta

A companhia está com inscrições abertas para o Fundo Bora Cultura Preta que vai destinar R$7 milhões para iniciativas de economia criativa liderados por pessoas negras

Pretas Tendências — Estação Hack — Foto de Nego Júnior © 2022

Promover escuta ativa, para a construção de uma agenda de equidade racial consistente, dentro e fora da companhia, faz parte dos compromissos estabelecidos pela Ambev e das práticas ESG da companhia. Nessa jornada, além de realizar ações externas que contribuem para a inclusão de pessoas diversas no ecossistema, a companhia também apoia iniciativas que destacam a cultura preta no País.

Em 2022, por exemplo, a Ambev, junto com Budweiser, apoiou o AFROPUNK – maior e mais importante festival de movimento negro do mundo. A companhia também foi uma das parceiras da 21ª edição da Feira Preta – maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina.

Neste ano, a Ambev deu mais um passo pela equidade e junto com o PretaHub – projeto de aceleração do empreendedorismo negro no Brasil, lançou o Fundo Bora Cultura Preta, que irá apoiar projetos de entretenimento e cultura, e gerar mais oportunidades a produtores, artistas e empreendedores culturais negros de todo o País. A iniciativa, que está com as inscrições abertas até às 17h59 do dia 26 de maio de 2023, faz parte do BORA – programa de inclusão produtiva da companhia que busca gerar oportunidades de capacitação, emprego e renda.

Realizado pela primeira vez, o Fundo vai destinar R$ 7 milhões, fruto da combinação de recursos próprios e investimentos via leis de incentivo. O objetivo é contemplar projetos de diversos setores da economia criativa que sejam liderados por pessoas negras, e puxar outras empresas para a pauta, mostrando que estimular a cadeia produtiva também é uma oportunidade para as áreas de marketing de experiência e negócios.

O principal objetivo do projeto é impulsionar projetos de cultura em uma jornada de longo prazo. Por isso, os selecionados participarão de um programa de conhecimento idealizado pelo PretaHub, o Afrolab. Durante a vivência, terão acompanhamento, suporte e passarão por jornada de capacitação. Além disso, terão acesso às trilhas da Ambev On – espaço de aprendizagem e desenvolvimento da Ambev, e das ações de formação e conexão para profissionais da área com empregadores do BORA.

Os interessados podem conferir o edital completo e cadastrar seus trabalhos, exclusivamente, pelo site do Prosas. Serão contemplados projetos de artes, artes visuais, gastronomia, produção e difusão de conteúdo digital, negócios de impacto nas indústrias criativas, turismo, festivais, moda e literatura. Os projetos serão avaliados por uma banca de profissionais externos e também de colaboradores e representantes do BOCK (Building Opportunities for Colleagues of all Kinds) – grupo de afinidade racial da Ambev, composto por funcionários de todo o Brasil.