O ano é dela! Sabrina Carpenter quebra recordes, faz história e domina as paradas mundiais

Sabrina Carpenter não para de quebrar recordes e atingir marcas históricas na carreira. Recentemente, a cantora ganhou seu primeiro VMA na categoria “Música do Ano”, com o hit “Espresso”


Lançada em abril deste ano, a música segue sendo um verdadeiro fenômeno nas redes e entre o público. Ela compôs o novo single com três parceiros habituais: a vencedora do prêmio GRAMMY® Amy Allen (com quem coescreveu “Feather”), Julian Bunetta (com quem havia feito “Nonsense”), que também é o produtor de “Espresso”, e Steph Jones (também parceiro em “Nonsense”).

 

A canção ganhou um videoclipe oficial, que foi dirigido pelo renomado diretor Dave Meyers (Ariana Grande, Bad Bunny, Harry Styles), ganhador do prêmio GRAMMY®. A produção já ultrapassa a impressionante marca de mais de 218 milhões de views. E os recordes não param por aí! “Espresso” agora tem o maior número de semanas no Top 10 da Hot 100 entre todas as músicas lançadas este ano (27 semanas). A faixa também é atualmente a música mais reproduzida no Spotify este ano, ultrapassando “Beautiful Things”, de Benson Boone.

 

 

“Espresso” faz parte do repertório do último álbum da cantora, o Short n’ Sweet, que foi divulgado em todas as plataformas digitais em agosto. O trabalho, que destacou as impressionantes habilidades vocais e composição afiada da artista, foi considerado, na época, um dos lançamentos mais aguardados de 2024 e representou o auge de um ano histórico para a estrela.

 

Sabrina Carpenter escreveu o álbum em colaboração com Amy Allen, Julia Michaels e Steph Jones, junto com John Ryan, Julian Bunetta e Jack Antonoff, que também produziu o disco. “Short n’ Sweet” é o trabalho mais pessoal da cantora até agora, contendo 12 faixas que são inegavelmente relacionáveis e honestas, criando uma obra de arte única e diversificada, mas notavelmente coesa. “Short n’ Sweet” completou sua nona semana consecutiva em 1º lugar no chart de Álbuns Semanais Globais do Spotify (#1 desde seu lançamento, em 23 de agosto). Vale lembrar que antes mesmo de lançar o álbum, Sabrina já tinha feito história ao se tornar “a primeira artista feminina a liderar simultaneamente as paradas Billboard Global 200 e Global Ex-US com duas músicas diferentes”, com “Espresso” e “Please Please Please”.

Entre outros feitos inéditos, Sabrina se tornou “a primeira artista a conquistar duas entradas no #1 nas rádios Top 40 este ano”, com “Espresso” liderando o formato por três semanas consecutivas. Como a terceira música mais rápida a alcançar 1 bilhão de streams na história do Spotify, “Espresso” também marcou seu segundo #1 na Billboard Pop Airplay Chart e recebeu aplausos unânimes da crítica. Escalando as paradas mundialmente, a faixa, certificada como Diamante no Brasil, alcançou o primeiro lugar nas paradas globais dos EUA e do Reino Unido no Spotify. O sucesso do single só aumentou o incrível momento gerado pelo hit de platina “Feather”, que rendeu seu primeiro #1 nas rádios Top 40, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. “Please Please Please” também foi sua primeira música a alcançar o #1 na Billboard Hot 100.

Além de “Espresso” e “Please Please Please”, a faixa “Taste”, que abre o álbum, também segue performando de maneira significativa. Ela está no Top 10 das paradas Billboard Hot 100, Global 200 e Global ex-US 200. Com o Halloween se aproximando, aproveite para rever o videoclipe oficial de “Taste”, que recentemente ultrapassou 100 milhões de visualizações globais no YouTube. A música atingiu um novo pico no Top 10, ocupando a 7ª posição e sendo o maior destaque da semana. No Reino Unido, “Taste” passou nove semanas consecutivas em 1º lugar na parada oficial de singles, tornando-se o single com mais tempo no topo em 2024. Isso faz de Sabrina a primeira artista em 71 anos de história das paradas a passar 20 semanas no 1º lugar da UK Official Singles Chart em um único ano. Ela manteve o single número 1 no Reino Unido por um total de 21 semanas este ano.

 

Com essas três faixas, Sabrina Carpenter se torna a artista mais tocada nas rádios Top 40 dos EUA. A cantora também se torna a primeira artista feminina na história a emplacar três músicas no Top 10 da Billboard Hot 100 por oito semanas consecutivas. No último final de semana, Taylor Swift trouxe Sabrina ao palco para uma performance de um medley de “Espresso”, “Is It Over Now?” e “Please Please Please”, em Nova Orleans.