Como primeiro post do site Cebola Verde sobre música, decidimos trazer um assunto bem legal: o crescimento da cantora Anitta!
Nascida no Rio de Janeiro e criada em Honório Gurgel – bairro de classe média baixa da Zona Norte da Cidade Maravilhosa-, Larissa de Macedo Machado hoje é conhecida como “Anitta”, cantora e compositora de POP e Funk, apresentadora e atriz. Suas músicas hoje são reconhecidas não apenas no Brasil, como no mundo. O que nos deixa curiosos em como a cantora conseguiu essa “proeza” recentemente.
Após o sucesso de “Meiga e Abusada”, Anitta assinou um contrato importantíssimo com a gravadora Warner Music Brasil, que produziu e lançou o clipe “Show das Poderosas”, um de seus maiores hits, o qual entrou no top 100 da Billboard Brasil, conquistando o segundo lugar, o vídeo mais assistido do Youtube Brasil (com mais de 10 milhões de acessos!) e o terceiro mais tocado nas rádios do Brasil. O que não para por aí, apenas em 2013 (basicamente seu ano de reconhecimento nacional) lançou seu primeiro disco e já tinha um dos cachês mais valorizados do Brasil. Em 2014, houve o lançamento de seu primeiro DVD e segundo álbum, parcerias com outros artistas e até participou de um filme, estreando como atriz.
No começo de 2015, houveram lançamentos de mais singles importantíssimos de sua carreira, em especial “Deixa Ele Sofrer”, o qual ficou no topo do Spotify Brasil! O que deixou o lançamento de seu álbum “Bang” esperado por muitos. Em outubro, quando lançado, foi certificado como disco de ouro e positivamente avaliado. Vale lembrar que a cantora foi a primeira artista brasileira a receber um prêmio da MTV Europeia (MTV Europe Music Awards) ainda em 2015.
Em 2016 foi um ano super importante para essa ascensão, pois foi onde sua parceria internacional começou, com dois colombianos, J Balvin, participando de um remix e “Maluma” em seu single “Sim ou Não”. Além de estrear como apresentadora na terceira temporada de Música Boa Ao Vivo, do Multishow e ganhar mais um prêmio MTV Europe Music Awards. Já em 2017, repleto de hits de sucesso, sendo eles na maioria com participações de cantores nacionais (tal como Simone & Simaria e Pabllo Vittar) e internacionais (como Major Lazer e Alesso), sendo que uma delas, especificamente “Na Sua Cara“, conseguiu estacionar na parada de Dance/Eletronic Songs da Billboard (INTERNACIONAL!) durante cinco semanas.
Depois de analisar sua trajetória musical, podemos finalmente dizer o porquê dela ter crescido tanto. Apesar de suas músicas serem muito boas para se dançar, ela tem uma voz com grande potencial e sabe muito bem o que está fazendo. Nos anos 2013, 2014 e 2015, vemos que ganhou muita fama aqui no Brasil, lançando muitos hits de sucesso, shows e tocando sua carreira de modo nacional, conquistando todos com suas músicas onde falam, em sua maioria, sobre empoderamento feminino e amor, se diferenciando do “funk” atual, além de ser apresentada a outros países. A partir de 2016 aproveitou as oportunidades de conhecer os colombianos e não hesitou em fazer uma parceria, onde a música latina estava prestes a entrar em sua melhor época, pegando seu embalo e assim se jogando para 2017.
Investiu pesado em parcerias, nacionais e principalmente internacionais, produzindo músicas em línguas estrangeiras com artistas estrangeiros muito populares. Intensificando assim ainda mais seu crescimento internacional e de quebra aproveitando sua fama no exterior, lança uma música brasileiríssima (“Vai Malandra”), que, apesar de conter participação gringa, retrata nossas favelas e nossa estilo musical atual: o Funk brasileiro. O que acaba exteriorizando e “popularizando” esse gênero lá fora, assim fazendo-a ser mais reconhecida (junto com ela, muitos MCs populares brasileiros) e crescer ainda mais.
Além disso tudo, sua ascensão no mundo pode ser um grande passo também para a música brasileira, aumentando seu espaço nas playlists gringas. Anitta foi corajosa e confiou em si mesma, acreditando que era capaz do inicio ao fim, e eu como mal a conhecia fiquei surpreso e admirado. A origem de seu sucesso se baseia em seu esforço e inteligência inserida em cada passo dado, o que ultrapassa seu talento musical excepcional.
Não esqueça de avaliar o nosso trabalho e diga nos comentários, qual o próximo artista você gostaria que fosse descascado?!
Escute também a Anitta pelo Spotify: clique aqui!