Inverno | Crítica

O título do filme pode ser interpretado como as nossas relações afetivas podem se esfriar

Por convite da Telecine, o site Cebola Verde foi chamado para analisar a sua mais nova obra, Inverno, interpretado por Renato Góes e Thaila Ayala.

“Inverno” é um filme de suspense brasileiro que atrai bastante atenção. Não é muito comum assistir uma obra dessa premissa aqui nas terras tupiniquins, mas foi uma aposta ousada e que, pelo incrível que pareça, deu certo! Ainda posso listar aqui algumas das dificuldades enfrentadas pelos atores e a equipe de produção, como por exemplo: elenco de apenas três atores principais, cenário limitado a três e/ou quatro cômodos e entre outras situações. Sem contar que o filme foi gravado no auge da pandemia da COVID-19, em 2020.

Diante do que foi citado acima, é louvável ver que a direção conseguiu aproveitar todos esses detalhes reduzidos e produzir uma grande obra. Ou seja, aproveitaram do ambiente para despertar sentimentos no espectador e convencer que aquilo é ou poderia ser real. Como assim? O filme se aproveita muito bem dos jogos de câmera, ocasionando tensões que são proporcionadas a partir da narrativa e com auxílio do desfoque, da famosa trilha sonora de suspense e aproximações repentinas.

Por outro lado, há uma dificuldade de entender o que o diretor quer de fato mostrar. Muita das vezes não fica claro o que seria a problemática real, isso acarreta em diversas interpretação e visões – podendo até ser interessante, mas nesse só fica confuso mesmo. Sendo que nos cinco minutos finais da trama, algumas respostas são reveladas, mas ainda com a sensação de “por que?”. Talvez a breve duração de uma hora pode ter deixado diversas elipses.

Com um elenco super reduzido, o casal na vida real Renato Góes e Thaila Ayala apresentam uma química incrível – e uma atuação impecável da Sra. Ayala. Ademais, Bárbara Reis que interpreta Ana, uma amiga dos tempos da faculdade de Beatriz (Thaila Ayala), completa o elenco e ainda contribui com essa química do casal. É ela que proporciona os momentos de tensão com uma atuação magistral. Vale destacar mais uma vez, com o cenário reduzido, o ator deverá se desdobrar para fazer o espetáculo acontecer e o trio concluem isso.

Com uma história intrigante e restritamente pessoal, “Inverno” faz o espectador refletir sobre as relações afetivas com um suspense íntimo e ácido.


Sinopse: A história acompanha o casal Bia (Thaila Ayala) e Rodrigo (Renato Góes), que convida a amiga Ana (Bárbara Reis) para passar alguns dias em sua casa durante o isolamento social. O que poderia ser um escape para distrair e aliviar o estresse se torna um pesadelo quando o nome de um deles aparece em uma lista de mortos por Covid-19 na capa do jornal. O roteiro é assinado por Paulo Fontenelle, com colaboração de Thaila Ayala.