Benedict Cumberbatch as Dr. Stephen Strange in Marvel Studios' DOCTOR STRANGE IN THE MULTIVERSE OF MADNESS. Photo courtesy of Marvel Studios. ©Marvel Studios 2022. All Rights Reserved.

8 curiosidades sobre “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”

Confira curiosidades sobre o filme mais assistido no país durante a semana de estreia

DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA chegou aos cinemas no dia 5 de maio e se tornou o filme #1 na bilheteria durante sua semana de estreia.

No filme, o MCU desbloqueia o Multiverso e expande seus limites mais do que nunca. Viaje para o desconhecido juntamente com o Doutor Estranho que, com a ajuda de aliados místicos antigos e novos, atravessa as alucinantes e perigosas realidades alternativas do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário.

O longa é estrelado por Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor, Elizabeth Olsen, Benedict Wong, Xochitl Gomez, com Michael Stühlbarg e Rachel McAdams, e tem direção de Sam Raimi.

Confira abaixo oito curiosidades sobre os bastidores do filme:

AS DIVERSAS INTERPRETAÇÕES DE BENEDICT CUMBERBATCH PARA STEPHEN STRANGE

Devido aos elementos da trama, Benedict Cumberbatch teve que interpretar diferentes versões do Doutor Estranho em mais de uma ocasião, e inclusive em uma mesma cena. O ator garante que a experiência foi muito divertida, mas que houve uma cena em particular que foi especialmente trabalhosa.

“Tem uma cena em que encontro outra versão de mim mesmo, uma cena muito importante perto do final do filme, onde conhecemos o Doutor Estranho Sinistro, como o chamamos. Foi complicado e foi um dia de trabalho muito estranho. O trabalho é feito com outro ator ou um dublê, e você tem que se lembrar da sua performance anterior, embora use o outro como uma marca do lugar onde você estava. Mas é algo que conseguimos aprimorar e fazer muito bem. E é muito divertido. Não vejo a hora do público ver os dois Doutores Estranho juntos na cena”, confessa Cumberbatch.

QUATRO QUARTEIRÕES DE NOVA YORK CONSTRUÍDOS EM UM SET PARA GARGANTOS DESTRUÍ-LOS

A pandemia da COVID-19 obrigou a equipe de produção a mudar os planos de filmagem. Inicialmente, a intenção era filmar em locações em cidades como Londres e Filadélfia, mas as restrições de viagem e quarentenas fizeram com que os cineastas filmassem praticamente o filme inteiro em locações em estúdios como o Longcross.

Como por exemplo: no filme, temos uma cena colossal estrelada por um mostro gigante chamado Gargantos que se passa em Nova York e ia ser filmada na Filadélfia.

No final, quatro quarteirões da Cidade que Nunca Dorme foram construídos no set a fim de atender aos requisitos de efeitos especiais que corresponderiam aos danos que um polvo gigante como Gargantos poderia causar nas ruas. Foi uma construção monumental.

O DIRETOR SAM RAIMI É APAIXONADO POR MAGIA

O diretor de DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA é Sam Raimi, conhecido na indústria por seu olhar único para o terror e a adrenalina. Além disso, Raimi tem uma paixão pela magia desde jovem, algo nada estranho para quem lida com uma história centrada em um feiticeiro.

“Um dos motivos pelos quais me interesso pelo Doutor Estranho como personagem é o fato dele ser um mago. Quando jovem, eu era mágico em festas infantis e celebrações de casamentos. Sempre fui fascinado por criar ilusões. Eu tenho um interesse especial em um super-herói que é um ilusionista e um feiticeiro”, diz o diretor.

O FIGURINISTA DO FILME SUPERVISIONOU A CRIAÇÃO DE TRAJES ICÔNICOS AO LONGO DE SUA CARREIRA

Liderando a área de figurino da produção está Graham Churchyard, o líder indiscutível do mundo dos figurinos de super-heróis.

Ele foi supervisor de figurino do filme de James Bond 007 – Um Novo Dia Para Morrer, onde trabalhou pela primeira vez com a figurinista vencedora do Oscar® Lindy Hemming. Em seguida, ele trabalhou com Hemming na trilogia Batman de Christopher Nolan, colaborando com Hemming e Nolan para criar novos trajes do Homem-Morcego e, mais tarde, de Bane e da Mulher-Gato.

Para Marvel, Churchyard comandou os departamentos especializados em figurinos de CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADORTHOR: O MUNDO SOMBRIOGUARDIÕES DA GALÁXIAVINGADORES: ERA DE ULTRON, E HOMEM-ARANHA: LONGE DO LAR. Sem dúvida, ele é a Edna Moda do MCU.

GARGANTOS FOI CRIADO A PARTIR DE SUA APARÊNCIA ORIGINAL NOS QUADRINHOS DA MARVEL

Uma vez revelado na história, Gargantos aparece como um gigantesco mostro de um olho só. Os fãs da Marvel lembrarão de Gargantos dos quadrinhos da Marvel, onde apareceu pela primeira vez na edição #80 da série antológica chamada Strange Tales.

Essa criatura tem dois metros e meio de altura e oito pernas. Mais algumas curiosidades dela? Entre outras habilidades, ela tem grande experiência em atirar carros pelo ar, quebrar janelas, arrancar postes de luz e destruir semáforos.

A ESTREIA DE AMERICA CHAVEZ NO MCU VEM JUNTO COM UMA PEÇA DE ROUPA MUITO ESPECIAL

Em DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA há a apresentação da personagem America Chavez (Xochitl Gomez), uma corajosa e destemida adolescente que tem o extraordinário poder de viajar através do Multiverso para outras realidades.

Sendo sua estreia no MCU, a equipe de figurino pode trabalhar do zero na criação do visual de America. Neste processo, a ideia foi manter o casaco jeans que ela usa nos quadrinhos.

No roteiro, o Doutor Estranho vê uma menina com uma estrela estampada em suas costas, e este foi o ponto de partida para Churchyard e sua equipe.

“Fiz muitas versões de estrelas inspiradas nas típicas do Dia de Los Muertos. Comecei com um modelo de grafite da Balenciaga e terminei com uma versão mais compacta na qual pintamos vários grafites à mão. O casaco representa o alcance de suas viagens através do Multiverso, estampado com imagens e insígnias”, descreve Churchyard.

A SEQUÊNCIA DE BATALHA EM KAMAR-TAJ TEVE QUATRO MESES DE PREPARAÇÃO

Uma das cenas mais chocantes do filme acontece em Kamar-Taj, terra natal da Anciã e o local de treinamento dos feiticeiros. Lá acontece uma épica batalha que levou quatro meses para ser planejada e foi filmada em um set gigantesco do Longcross Studios.

As equipes de efeitos visuais, efeitos especiais, dublês e acrobacias, adereços e câmera colaboraram para dar vida a esta cena, que envolveu enormes explosões, dublês voando pelo ar com o uso de cabos, luzes piscando, câmeras fazendo piruetas, flechas pelo ar, anéis de fogo e muito mais. 

“A primeira explosão criou tanta poeira que encobriu a ação. Então, limpamos tudo e reiniciamos os explosivos para fazer o segunda tomada”, acrescenta o diretor de segunda unidade e veterano da Marvel, Jeff Habberstad.

O FILME CONTA COM SURPRESAS QUE VÃO LEVAR OS FÃS À LOUCURA

Claro, nada disso pode ser divulgado, mas não há dúvidas de que os fãs da Marvel vão gostar muito das participações especiais e surpresas de DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA.

DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA já está disponível nos cinemas.