The Town: reclamações da infraestrutura X elogios às apresentações

Enquanto a infraestrutura do festival e a quantidade de marcas parceiras geraram algumas críticas, a performance dos artistas foi muito elogiada, principalmente dos brasileiros que se apresentaram por lá. E esse fato até rendeu sugestão de mudança do nome do evento para português…


A Timelens analisou como a primeira edição do The Town repercutiu na internet. O resultado? 44% dos comentários foram de teor positivo, contra 23% de teor negativo. Os outros 33% não emitiram um juízo de valor.

Aprofundando um pouco mais essa análise, vimos diferentes assuntos sendo abordados nas redes sociais: comentários sobre os shows (42%); elogios aos artistas brasileiros (21%); comentários sobre a infraestrutura (18%); críticas e sugestões para edições futuras (15%); entre outros (4%).

O ponto alto veio dos artistas, a quem o evento deve boa parte dos elogios. O mais mencionado, Bruno Mars, somou mais de 245 mil menções em duas semanas e foi aclamado pelos brasileiros, com 78% de comentários positivos. A recepção foi tão boa que “Bruninho” –  como o país tem se referido a ele – postou um vídeo de funk na estética “Brasil Core” para agradecer aos brasileiros.

Em segundo lugar veio Jão, com mais de 240 mil menções no mesmo período. O cantor sobrevoou o palco, se jogou no público e apostou até em pirotecnia.

A dedicação e a performance de artistas como Jão mostram porque 21% dos comentários foram de exaltação aos brasileiros que se apresentaram por lá. Inclusive, cantores nacionais foram alvo de comparações com os estrangeiros, rendendo até sugestão de mudança de nome do festival para “A Cidade”, como forma de abrasileirar o evento.

Já o terceiro lugar de mais mencionada na internet ficou com a Demi Lovato. Depois de gravar vídeos diários sobre sua estadia no Brasil e de se arriscar no português para cantar com a Luiza Sonza, teve mais de 123 mil menções nas últimas duas semanas.