Rio2C reúne mais de 160 nomes do audiovisual em junho

O Brasil é um dos maiores mercados consumidores no mundo, reconhecido por seu potencial criativo e econômico. A indústria audiovisual conta com quase 18 mil empresas registradas na Ancine, gera mais de 650 mil empregos, uma receita de R$ 60 bilhões anuais com tributos da ordem de R$7 bilhões, beneficiando diretamente setores tão diversos quanto alimentos, transportes, restaurantes, hotéis, eventos, tecnologia, música e moda. E agora, após enfrentar períodos difíceis, agravados pela pandemia, o setor audiovisual volta a viver um momento positivo no cenário global. Entre os bons presságios para a indústria estão a retomada de políticas públicas, a aprovação da cota de tela de conteúdo brasileiro na TV por assinatura e no cinema, o resgate do diálogo com a Ancine e o marco regulatório do fomento à cultura, além da perspectiva de solução para questões ainda em discussão, como a regulamentação do streaming. Esses e muitos outros assuntos serão abordados no Rio2C, que ocupa a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, de 04 a 09 de junho. O maior encontro de criatividade da América Latina apresentará mais de 60 painéis voltados ao segmento, distribuídos em seis palcos, reunindo alguns dos principais produtores, diretores, roteiristas, artistas e executivos do Brasil e do exterior.

Autor de best-sellers, criador da série original ‘Euphoria’ e produtor executivo do remake da HBO indicado ao Emmy, Ron Leshem é um dos principais nomes desta edição do Rio2CLeshem abre o primeiro dia de conferências no Global Stage, no painel A Importância de Encontrar a Verdade Emocional, com Ron Leshem, Criador da Série Original Euphoria. Cocriador das séries ‘Valley of Tears’, ‘No Man’s Land’ e ‘Bad Boy’, coroteirista dos filmes ‘Beaufort’, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e ‘Incitement’, vencedor do Ophir, o Oscar israelense, Leshem conversa com o roteirista Lucas Paraizo (‘Os Outros’, ‘Sob Pressão’, ‘Aos Teus Olhos’) e a roteirista, diretora e produtora Rosana Svartman (‘Vai na Fé’, ‘Desenrola’, ‘Tainá 3’) para explorar sua jornada criativa e como seus múltiplos papéis e a busca pela verdade emocional colaboram e interferem em seu processo de escrita. Ele compartilhará como surgiu a ideia original de ‘Euphoria’, seu percurso até a venda para a HBO e o trabalho com Sam Levinson. Além disso, falará sobre suas percepções acerca de como Israel se tornou referência mundial de exportação de formatos, o futuro da indústria global e as oportunidades para criadores e produtores da América Latina.

Radicado há mais de 30 anos nos EUA, o diretor carioca Carlos Saldanha assinou franquias de sucesso como ‘A Era do Gelo’ e ‘Rio’ da Blue Sky Studios, que superaram um faturamento de dois bilhões de dólares de bilheteria ao redor do mundo. Ele é um dos keynotes do evento e apresenta o painel Animação Brasileira no Mercado Global, com moderação da roteirista e produtora Carina Schulze, no dia 7/6, no GlobalStage. Nele, Saldanha busca trazer novas perspectivas para a indústria de animação brasileira e os caminhos para ela se tornar mais global, trazendo um olhar inspirador e estratégico para o futuro da animação nacional, com suas lições e apontamentos para produtoras, estúdios e profissionais brasileiros com ambições de carreira internacional, na busca pela expansão dos investimentos, a realização de novos negócios, e os caminhos para que o nosso mercado possa ganhar escala, ser mais relevante e se consolide globalmente no longo prazo. Carlos Saldanha foi indicado duas vezes para o Academy Awards, a primeira com o curta ‘Gone Nutty’ (2004), e mais recentemente com o longa-metragem “Ferdinando” (2017). Saldanha continua desenvolvendo projetos para o mercado brasileiro e o norte-americano, como a série para a Netflix ‘Cidade Invisível’, lançada em fevereiro de 2021, ‘How to be a Carioca’, lançado pela Star+ em 2023, e ‘Harold and The Purple Crayon’, que será lançado pela Sony em 2024.

As coproduções internacionais são uma crescente tendência mundial. O evento reunirá mais de 20 executivos internacionais interessados em fazer coproduções com o Brasil. Atualmente, Argentina, Portugal e França são os maiores coprodutores do Brasil, mas um recente interesse do até então autossuficiente mercado norte-americano e de mercados emergentes, como a Nigéria, prometem incrementar ainda mais as coproduções internacionais. Axel Kuschevatzky, produtor, roteirista e jornalista argentino radicado em Los Angeles, é um dos nomes confirmados para o painel Parcerias Globais: Coprodução internacional e Exportação de Conteúdo Original, no dia 5/6, no Screening Room. Axel, que atualmente está desenvolvendo um projeto com a Delicatessen Filmes, esteve envolvido em mais de 90 filmes nos últimos quatorze anos, incluindo ‘O Segredo dos Seus Olhos’ (Oscar), ‘Relatos Selvagens’ e ‘Argentina, 1985’ (indicados ao Oscar).

O produtor, escritor e diretor nigeriano Editi Effiong é um dos principais nomes do cinema nigeriano atual. Ele divide, em 6/6, o palco StoryVillage com seu conterrâneo Enyi Omeruah, co-fundador da EK 782 Films, no painel Nollywood: Criar e Financiar Histórias Africanas para Audiências Globais. A estreia de Effiong na direção de longas-metragens aconteceu em 2023 com ‘The Black Book’, que em pouco tempo se tornou um grande sucesso na Netflix, onde ficou em quarto lugar no mundo entre os títulos em inglês, após o primeiro fim de semana de seu lançamento, contabilizando 5,6 milhões de visualizações apenas nos dois primeiros dias. Foi a primeira produção nigeriana com apelo global, cujo orçamento foi de US$ 1 milhão, a mais cara de Nollywood, como é conhecida a prolífica indústria cinematográfica na Nigéria e, no entanto, um orçamento baixo para os padrões mundiais. Effiong é fundador da Anakle, uma das empresas pioneiras em marketing digital, criada em 2011, e a Anakle Films, que tem no currículo produções como ‘Up North’ e ‘The Setup’, além do curta ‘Fishbone’ (2020).

Roteirista e cineasta argentino premiado internacionalmente, Armando Bo vai falar sobre  Como as Narrativas podem se Conectar ao Futuro?, no GlobalStage, no dia 6/6, ao lado de Rodrigo Teixeira, um dos produtores brasileiros de maior destaque no cenário nacional e internacional, e da autora, diretora e produtora Carolina Kotscho, que esteve à frente de sucessos como ‘Flores Raras’, ‘2 Filhos de Francisco’, ‘A Teia’, ‘Hebe’ e ‘Aruanas’. Colaborador do premiado cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, Armando Bo é co-roteirista de ‘Biutiful’, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e ao Globo de Ouro de melhor filme, e de ‘Birdman’, vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de melhor filme. Showrunner, roteirista e produtor executivo da série ‘El Presidente’, indicada ao Emmy. Seu longa de estreia, ‘The Last Elvis’, teve sua première no Festival de Sundance e recebeu prêmios em San Sebastian, Londres, França, Coreia e Bulgária.

Ainda no dia 6/6, no palco Storyvillage, os executivos criativos David Levine (‘True Detective’, ‘Game of Thrones’, ‘Our Boys’ e ‘True Blood’), Maria Angela de Jesus (‘Bom Dia, Verônica’, ‘Coisa Mais Linda’ e ‘Alice’) e Koby Gal Raday, (‘Fauda’, ‘Shtisel’ e ‘Your Honor’), vão discutir sobre uma das mais relevantes questões da indústria audiovisual em tempos de aversão ao risco, algoritimos, remakes e spin-offs: O Futuro do Drama e a Importância de Ousar. Neste painel, os três grandes líderes da indústria audiovisual global vão falar sobre a importância da originalidade, sobre o estado atual das obras dramáticas, e sobre maneiras de revitalizar a indústria por meio da criatividade genuína e da ousadia.

Uma Conversa com Gastón Duprat e Mariano Cohn, Criadores de Cidadão Ilustre e Meu Querido Zelador reúne no dia 7/6, no StoryVillage, a dupla argentina, responsável pelas séries de sucesso ‘O faz nada’ e ‘Meu querido zelador’, e o filme ‘Cidadão Ilustre’, e que acaba de lançar no streaming a minissérie com produção espanhola ‘O Museu’. Cohn e Duprat têm se destacado por sua abordagem única e provocadora no audiovisual, e este painel abordará o processo criativo da dupla, suas inspirações e desafios na construção de narrativas que mesclam humor, crítica social e drama. Também vão falar sobre a evolução de suas carreiras, a colaboração entre eles e a visão sobre o futuro do setor audiovisual na América Latina, com destaque para a visão artística e a experiência de produção dos dois em captar tão bem a essência de seus personagens e universos regionais retratados, e ainda assim ter impacto em audiências globais.

Na seara dos grandes hits e megaproduções, o renomado produtor criativo Caleeb Pinkett, conhecido por seu trabalho em Cobra Kai e por ter presidido a produtora de Will Smith e de Jada Pinkett por 12 anos, compartilha sua experiência na produção de obras que cativam audiências globais, em painel no dia 7/6, no GlobalStage. Além de ‘Cobra Kai’, Caleeb tem em seu portfólio a produção de filmes como ‘MIB 3’, “Depois da Terra”, e a série ‘Charm Kings’, dentre outros, e tem como uma de suas marcas o envolvimento criativo em todas as etapas de um projeto, sempre com um mote em mente quando se fala de audiovisual: “Emoção é tudo”.

A autoria é um ponto de debate constante no mundo, e, no entanto, as grandes obras que marcam o imaginário e cruzam fronteiras são fortemente conectadas a visões de grandes autores, com identidades singulares e assinaturas claras, engrandecidas ainda mais pela colaboração de suas equipes de roteiristas, assim como pelas construções criativas da direção e do elenco. O reconhecimento e a remuneração à altura dessas criações são contrapartidas extremamente necessárias para a consolidação dessa indústria, mas essas compensações têm sido postas em xeque com frequência, fragilizando o desenvolvimento do audiovisual a longo prazo. No painel Visões Criativas: Direitos Autorais e o Futuro do Audiovisual que acontece no dia 07/06, no StoryVillage, a autora Rosane Svartman (Vai na fé, Bom Sucesso, Totalmente Demais), a atriz e produtora Alice Braga (‘Dark Matter’, ‘Eu sou a Lenda’, ‘Cidade de Deus’), a diretora Gandja Monteiro (‘Wandinha’ e ‘The Witcher’) e o roteirista e presidente da Gedar, Thiago Dottori (‘Os Outros’, ‘Turma da Mônica’, ‘Psi’), abordarão as perspectivas criativas em relação aos direitos autorais e o futuro do audiovisual, em busca de um ambiente mais favorável à criação.

O vídeo sob demanda (VoD) é considerado o novo horizonte de expansão do mercado audiovisual. Em plena expansão no Brasil e no mundo, trata-se de um serviço que potencializa a circulação dos conteúdos e o consumo audiovisual dos usuários de tecnologias móveis, TVs e computadores pessoais. No painel Regulação do Vídeo sob Demanda (VOD) no Brasil: Desafios e Impactos no Mercado Audiovisual a Secretária do Audiovisual Joelma Gonzaga, o diretor da Ancine Paulo Alcoforado, o presidente do SICAV Leonardo Edde e Iafa Britz, CEO da Migdal e membro do Conselho Superior de Cinema, examinarão o complexo cenário da regulação do Vídeo sob Demanda (VOD) no Brasil, explorando os diversos aspectos que envolvem os direitos de propriedade intelectual, a formação de valor dos conteúdos, a relação com os serviços de infraestrutura, as lacunas regulatórias e os impactos nas dinâmicas do mercado audiovisual brasileiro.

Edivan Guajajara, diretor do longa ‘Somos Guardiões’, que contou com Leonardo Di Caprio como um dos produtores e que fala sobre a mobilização de duas lideranças indígenas na proteção de seus territórios; a roteirista e diretora Estela Renner, co-fundadora da produtora Maria Farinha e autora da série ‘Aruanas’, vista por 35 milhões de espectadores por episódio e que abordou temas como a contaminação por mercúrio, exploração sexual infantil e efeitos colaterais da mineração ilegal na Amazônia; Rossana Giesteira, comunicadora e produtora de impacto, fundadora da Vidasoma, produtora voltada para coordenação de campanhas de impacto e lançamentos de filmes; e Talita Arruda, fundadora da Fistaile, responsável por campanhas inovadoras de distribuição de impacto atuam com o propósito de usar a criação de narrativas audiovisuais de forma gerar transformações no mundo. Em Narrativas de Impacto – A Criação a Serviço das Mudanças, em 7/6, no Write’s Room, os três discutem o alcance e potencial de impacto dessas narrativas como forma de educar, provocar reflexões e catalisar mudanças ambientais, sociais e políticas.

No fim de semana, é a vez da Festivalia, com painéis, workshops, oficinas e masterclasses com os principais nomes do audiovisual. Felipe Neto e Gustavo Serra da Play9 abrem a programação do palco StoryVillage no sábado 8/6, para falar sobre as inovações e tendências emergentes no conteúdo digital, com foco em suas experiências e visões únicas sobre o futuro da Creator Economy no painel Inovar com Conteúdo Digital: Uma Conversa com Felipe Neto e Gustavo Serra.

No mesmo dia e palco, Humor como estratégia de engajamento para impulsionar a música e a arte traz o comediante e cantor Diogo Defante para falar sobre a relação entre humor, crítica social e criatividade e como artistas e músicos usam elementos cômicos criam conexões emocionais para engajar o público.

Em Luz, Câmera, ODS, no sábado (8/6), no palco Biodom a diretora Iara Cardoso e a produtora Alessandra Orofino falam sobre a importância de criar narrativas envolventes e relevantes para produções em vídeo, seja em redes sociais ou curtas e longas-metragens, que possam inspirar mudanças positivas e contribuir para a construção de um mundo mais justo, sustentável e equitativo. No dia seguinte, a influencer Laila Zaid faz um workshop no mesmo palco sobre Criação de Conteúdo de Impacto, para compartilhar estratégias e referências na comunicação de impacto socioambiental para criar ferramentas que possam mudar o cenário catártico das mudanças climáticas.

A repórter e apresentadora Sarah Oliveira recebe o entrevistador Bruno Rocha (Hugo Gloss) para um papo no dia 8/6, no StoryVillage, sobre Como construir sua reputação online, em que falarão sobre táticas e insights estratégicos para navegar de forma efetiva no cenário digital, com autenticidade e engajamento. No mesmo palco, no dia 9/6, quatro grandes autores e diretores do setor, Vilma Melo (Encantados), Irmãos Carvalho (‘Boa noite, Charles’, ‘Chico’ e ‘Eu, minha mãe e Wallace’) e Luiz Antônio Pilar (‘Lima Barreto ao terceiro dia’ e ‘Candeia’), se reunirão para falar sobre Liderança e Protagonismo na Indústria do Audiovisual, e debater sobre a importância e o papel central da diversidade em posições de liderança, e sobre como, ao trazer uma representação mais autêntica da maioria da população brasileira para as telas, é possível enriquecer histórias, impulsionar o crescimento do mercado e a circulação de recursos, e ampliar o público.

No House of Brands, o apresentador do SBT Celso Portiolli e o empresário Renato Camargo falam sobre o desenvolvimento do programa Topa um Acordo, no SBT, e a estratégia de um veículo de massa para falar com um público altamente descentralizado no painel Como reinventar os programas de auditório em parceria com marcas.

No palco Writer’s Room, a programação do sábado (08/06) conta com os criadores de ‘Cangaço Novo’, Eduardo Melo e Mariana Bardan, e também com o criador e a diretora de ‘Os Outros’, Lucas Paraizo e Luisa Lima, duas das séries recentes mais aclamadas no Brasil. Já no domingo (09/06), contará com o criador de ‘Bom dia, Verônica’, Raphael Montes, e a criadora de ‘Justiça1 e 2’, Manuela Dias, grandes destaques da produção audiovisual nacional.