Festival Lapa pela Lapa entregou tudo e mais um pouco para os fãs de rap e hip hop

O festival aconteceu no último domingo (16) no famoso bairro boêmio carioca que leva o nome do evento

Créditos: Volney Tolentino/Cebola Verde

Com programação gratuita e palcos espalhados ao redor do bairro boêmio na Zona Central do Rio de Janeiro, Festival Lapa pela Lapa aconteceu no dia 16 de abril com diversas atrações importantes do cenário do rap e do hip hop, como BK’, Marcelo D2, Cynthia Luz, MV Bill, Drik Barbosa, Abronca e BNegão entre os destaques.

Além das performances musicais, o evento promoveu debates acerca de temas relacionados à música, carreira e direitos autorais, com profissionais de cada área. As atividades iniciaram às 14h e foram até as 23h em cinco palcos/espaços: Espaço UBC – Arco Íris, Palco Bud – Fundição Progresso, Palco Arcos – Arcos da Lapa, Espaço Virgin Music Brasil e Casa Salve Lapa.

O Lapa pela Lapa também contou com uma rica programação no Centro Cultural Tá na Rua, do grupo homônimo dirigido por Amir Haddad, que contou com diversas atividades e manifestações de artistas do bairro, organizadas pela associação Salve Lapa, como Roda Cultural KGL, show com MC Funkero e Live Paint com Minero Tattoo.

Os debates acerca da participação das mulheres na música urbana vêm de encontro à proposta do Lapa pela Lapa em proporcionar uma maior equidade de gênero no line up. O evento traz uma grande representatividade feminina entre as atrações.

Créditos: Volney Tolentino/Cebola Verde

Nossas considerações sobre o festival

É muito importante um festival como esse para toda uma comunidade que carece de oportunidades. O gênero do rap e hip hop foram mostrando o seu espaço nas primeiras paradas da música em rádios e aplicativos musicais, então nada mais digno do que ter um evento patrocinado pelo Estado do Rio de Janeiro.

O bairro da Lapa é conhecido por ser boêmio e também pelo surgimento de talentos que fazem rimas, sendo elas em batalha entre MCs ou apenas musical. No evento, houve de tudo e de todos os gostos, você sendo preto ou não: espaços abertos gratuitos, isso é muito importante para a propagação de um gênero que precisa atender mais pessoas, e espaços fechados, como o patrocinado pela Budweiser, no prédio da Fundição Progresso, que possui uma estrutura bem interessante + confortável, em nossa opinião.

Espaços agradáveis, rappers incríveis na line up (houve atraso na programação, sendo o único ponto negativo), preços acessíveis para o consumo e diversas opções de comida e bebida (alcóolica e não-alcóolica). Destacamos também todo o estilo da galera que esteve presente no festival. A mesma galera que elogiou muito o evento, sentindo-se representado e incluso em sua comunidade.

Créditos: Volney Tolentino/Cebola Verde

Com apresentação e patrocínio master de Budweiser e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura, o festival Lapa pela Lapa é uma idealização da agência OLGA e realização em sociedade com as agências V3A e SRCOM. O festival conta com a parceria da UBC – União Brasileira de Compositores, do Selina, da Rádio Mix, da Mobees, da Virgin Music Brasil e da associação Salve Lapa.