Discord fura bolha gamer e atinge outros segmentos

Plataforma, que antes era usada somente em jogos, agora está presente em ambientes escolares, empregos e em interações de marcas com clientes

Com mais de 150 milhões de usuários mensais, o Discord, uma plataforma de conversação via texto, áudio e vídeo-chamadas, se tornou uma das principais ferramentas de comunicação digital do mundo. Criado em 2015, o aplicativo tinha como principal função o contato dos jogadores entre si durante partidas online, mas a pandemia trouxe outras formas de uso para o aplicativo.

Em um cenário pandêmico e com pessoas isoladas, o Discord começou a fazer parte da vida de diversas pessoas longe do mundo dos games, com a possibilidade de reuniões de trabalho e até salas de aula dentro do aplicativo, com servidores focados para todos os assuntos.

E com a capacidade de criar diversos canais e servidores dentro do Discord, surgiram diversas comunidades, uma distinta da outra, mas com espaço para todos. Isso impulsionou muito o aplicativo e gerou um crescimento enorme para a plataforma, chamando marcas para dentro do Discord, que criaram canais de comunicação entre as empresas e consumidores.

E no mundo dos NFTs e criptoativos não foi diferente. As comunidades em volta desse tema cresceram muito, gerando uma maior interação entre usuários que promovem debates sobre o assunto. A IDG construiu uma comunidade via servidor do Discord, para promover seus NFTs e aumentar a interação com o cliente.

Jefferson Santos, community manager da IDG comentou sobre os benefícios da empresa possuir um canal de comunicação bem próximo ao cliente: “O principal benefício que se pode ter com uma comunidade próxima da empresa é a coleta de dados, tendo um público bem inserido na empresa, conseguimos entender melhor quais as formas de entregar o que o cliente quer, com um feedback diário”.

A construção de uma comunidade se tornou algo de suma importância para manter os clientes engajados em torno do produto e da empresa. “É algo bem interessante ver a comunidade NFT crescer por meio do Discord, mesmo quando falamos de empresas tradicionais fora da web3, a palavra do momento é comunidade, e quando falamos do cliente que está em uma comunidade, ele deixa de ser passivo e se torna um membro ativo”, disse Jefferson.

Promover um servidor de Discord para os criptoativos se tornou ferramenta essencial, já que com um canal de comunicação tão interativo, os usuários promovem debates entre si e continuam discutindo sobre NFT e criptomoedas a qualquer momento do dia, o que possibilita novos usuários neste universo.