Em um passeio pelas áreas, saiba o que está por trás do maior festival de música do mundo que chega aos 40 anos em um parque de entretenimento com 385 mil m2 de pura experiência
Por trás das câmeras e das luzes do palco, o Rock in Rio é uma verdadeira orquestra de pessoas trabalhando em perfeita harmonia. O lema da Rock World, “Sonhar e Fazer Acontecer”, é a força motriz que guia cada decisão e ação, transformando a visão do festival em uma realidade vibrante. Faltando apenas 50 dias para a abertura de portas, a energia na Cidade do Rock é palpável e a expectativa cresce. Neste momento, a área de 385 mil m2 está em plena construção e vem ganhando novos contornos a cada minuto.
A Cidade do Rock já é uma cidade com muitos habitantes, de operários de montagens à profissionais de limpeza e, entre tantas outras áreas relevantes para a construção deste parque de entretenimento: uma equipe robusta do festival — de operações, produção, engenharia, talentos, pluralidade, marketing, artístico, parcerias e jurídico etc — já está instalada na Cidade do Rock cuidando de cada detalhe da edição que celebra os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo.
Para esta festa estar à altura das mais de 700 mil pessoas que estarão presentes, o time Rock in Rio está instalado em um espaço na própria Cidade do Rock, o Rock Office, e acompanha diariamente toda a construção. Isso porque, diferentemente de um evento tradicional, o Rock in Rio investe pesado em experiência e, por aqui, a conversa é sobre a “música além da música”, o que exige uma ampla logística e planejamentos antecipados para estas mega montagens, com palcos cenografados, instalação de banheiros na rede de esgoto, construção de vilas de camarins, de áreas de abastecimento para o período do evento e muito mais.
Nos bastidores, a preparação é minuciosa. São cerca de 270 pessoas dedicadas diretamente à organização do festival, além de mais de 500 envolvidos na construção e ajustes da infraestrutura neste momento. Com um time tão grande, a coordenação entre diferentes departamentos é crucial para garantir que as peças do quebra-cabeça se encaixem. Desde a Logística, Acessibilidade e Produção até o Credenciamento e Curadoria Artística, cada aspecto é planejado para garantir que tudo corra perfeitamente.
“São dois anos de trabalho. Cada flor, cada paisagismo, cada cor de parede, é pensada por uma equipe grande focada em levar a magia para todas as pessoas”, conta Ana Biavaschi, diretora de Rockreators da Rock World.
No Rock Office, há diversas salas para acomodar toda a equipe, como o time de POE, responsável pela produção, operação e engenharia. Também há a área de PMO (Project Managment Owner), departamento que tem a visão holística da empresa e que propõe a melhor integração dos times, ou seja, como cada área pode colaborar melhor entre elas, além de identificar, estruturar e otimizar os processos.
Já o time Artístico é responsável por toda a construção criativa dos conteúdos artísticos do festival, além de cuidar de todos os processos necessários para tornar esta magia realidade na Cidade do Rock. Por exemplo, é esta equipe que cuida da curadoria de todos os sete palcos, concepção dos espetáculos, além de realizar a contratação dos artistas e gestão de toda logística de backstage.
A equipe de Marketing é a responsável pelo gerenciamento da Propaganda, Assessoria de Imprensa, Conteúdo, Social Media, UGC (conteúdo gerado pelo usuário), Projetos Editoriais e Embaixadores da Marca, como influenciadores e time interno. “O Rock in Rio está na vida das pessoas há 40 anos, e somos responsáveis por cuidar da plataforma de comunicação desta marca, que é uma das mais amadas do país. Criamos desde as maiores campanhas do festival que transmitem toda a emoção do público e sua relação afetiva com a nossa história até as comunicações que contribuem para a melhor experiência dos fãs no festival”, explica Ana Deccache, diretora de marketing da Rock World.
O departamento de Parcerias é responsável pelo relacionamento entre o Rock in Rio e as marcas parceiras do festival. Este time cuida desde a prospecção, apresentação dos projetos, negociação, até a gestão do relacionamento dessas marcas antes, durante e após o festival. Tudo com o objetivo de garantir que as marcas parceiras também promovam experiências inesquecíveis que vão ficar para sempre na memória dos fãs, dentro e fora da Cidade do Rock.
Essas são algumas das diversas áreas que trabalham na Rock World e trabalham durante todo o ano para colocar de pé o maior festival de música e entretenimento do mundo. “Costumamos dizer que a próxima edição sempre será a melhor, porque trabalhamos com um time experiente, preparado e apaixonado por contar as melhores histórias e promover os melhores momentos para o nosso público”, finaliza Ana Deccache.