O Spotify lançou hoje a edição Superouvintes do estudo global Fan Study com uma uma coleção de novos insights sobre os considerados ‘superouvintes’, ou seja, aqueles ouvintes mais dedicados no público ativo de um artista, além de novas estratégias para ajudar os artistas a impulsionar suas carreiras. Confira as descobertas do estudo:
- Quer mais superouvintes? – A América Latina é toda ouvidos. Os superouvintes estão espalhados por todo o mundo, mas isso não significa que estejam distribuídos igualmente. De fato, a América Latina tem 4 dos 10 principais mercados com a maior concentração de superouvintes, incluindo os primeiro e segundo lugar.
- Os superouvintes não são apenas para ‘superstars‘ – Em média, em todos os tamanhos de artistas, os superouvintes representam 2% dos ouvintes mensais de um artista, mas são responsáveis por mais de 18% dos streams mensais.
- O lançamento de músicas pode aumentar muito sua base de fãs. Alguns de seus ouvintes leves e moderados estão se tornando fãs incondicionais. Depois de divulgar novas músicas, em média, os artistas viram seu número de superouvintes aumentar em mais de 20%.
- Os superouvintes também são superleais. Você poderá observar um aumento no número de superouvintes após um lançamento e a maioria permanecerá por muito tempo depois disso. Na verdade, mais de dois terços dos superouvintes ainda estarão escutando sua música após um período de seis meses.
- Os superouvintes fazem um número enorme de compras de produtos – Quando se trata de produtos, os superouvintes são muito importantes. Em média, esses 2% dos ouvintes mensais são responsáveis por mais da metade das compras de produtos.
- Seu próximo superouvinte pode estar a um streaming de distância. Dezenas de milhões de vezes por dia, os usuários do Spotify escutam ativamente um artista pela primeira vez. Mais de 40% desses ouvintes escutaram esse artista por meio de contextos de streaming programados1 no mesmo dia.
1 Streaming programados: rádio, autoplay, mixes, playlists personalizadas e editorias
O site do Fan Study também apresenta sugestões de ações que os artistas podem aplicar para engajar ainda mais seus superouvintes, como amplificar um lançamento com o uso do Marquee, compartilhar curiosidades e bastidores de sua música por meio do Clips, além de aumentar seu público ativo, encontrando novos fãs com o Discovery Mode.