Google-IO
Google-IO
Google-IO

Google I/O – Primeiro dia de evento

Resumo do primeiro dia de Google I/O

  • Google Fotos: agora sabe escanear documentos, faz sugestões de edição e é capaz de colorir uma foto em preto-e-branco;
  • Gmail: recurso Smart Compose sugere formas de completar o que você está escrevendo. Basta digitar “Meu endereço é” que o Google escreve seus dados;
  • Google Assistente: entende dois comandos ao mesmo tempo, faz ligações por você e ganhou seis novas vozes diferentes;
  • Google Maps: ganhou modo de realidade aumentada e sugere lugares para você visitar;
  • Android P: agora tem gestos, estatísticas de uso do smartphone e recursos da inteligência artificial;
  • Google Lens: agora pode ser usado diretamente no app de câmera do Androids.

Começando o evento

Android P

Estatísticas de uso do celular e aplicativos

O Google mostrará quanto tempo você gasta em cada aplicativo. E, mais importante, vai permitir que você defina limites de tempo para usá-los.

Você poderá se limitar a um determinado período de tempo todos os dias – digamos, 15 minutos ou uma hora. Após esse período, o ícone do aplicativo ficará cinza. Quando você tenta usá-lo, o Android não permite. Em vez disso, um pop-up dirá que você atingiu seu limite de tempo. Não haverá nem um botão para ignorá-lo e permitir que você abra o aplicativo de qualquer maneira. (Você poderá voltar ao aplicativo se realmente precisar, mas terá que voltar às configurações e remover seu limite de tempo.)

O Google diz que pode ajustar exatamente como isso funciona porque o Android P existe na versão beta; também está testando uma opção que transformará todo o seu telefone em preto e branco quando você for dormir. Ambas são ótimas ideias. No ano passado, houve um aumento nas reclamações sobre o tempo que passamos olhando para nossos telefones. Já existem aplicativos de controle dos pais há algum tempo, mas não há um serviço equivalente que permita que os adultos estabeleçam limites para eles mesmos.

Android-P-Use-Time
Android-P-Use-Time

Navegação por gestos

Já se passaram mais de seis anos desde que o Google fez uma mudança substancial em como você navega no Android. Desde 2011, tem sido tudo sobre esses três botões na tela.

No Android P, o Google começará a fazer a transição para um esquema de controle baseado em gestos. Primeiramente, você verá apenas o botão inicial e haverá um botão de retorno, mas somente quando um aplicativo puder usá-lo.

De certa forma, esse novo esquema de controle definitivamente vai complicar as coisas, especialmente para usuários menos experientes em smartphones. É difícil vencer os botões sempre presentes. Mas os gestos começam a levar o Android a uma maneira muito mais flexível de controlar o sistema operacional e, eventualmente, ajudar a liberar espaço na tela também.

Google Fotos

O Google Fotos está ganhando novos recursos, como a capacidade de separar assuntos do plano de fundo em fotos muda a cor ou transformar o plano de fundo em preto e branco. Ele também podem colorir suas fotos antigas – mesmo que não tenham sido tiradas em cores para começar. Ambos os recursos usam AI. E quando você está passando por sua galeria, o Google Photos analisa suas fotos e faz recomendações para correções rápidas, como “corrigir o brilho” ou mudança de temperatura das fotos.

Para os desenvolvedores, foi liberado uma API para criar aplicativos como busca por fotos e disponibilizará todo o gerenciamento (como upload, deletar, selecionar e compartilhar).

Google Lens

O Google Lens teve um avanço fenomenal nessa apresentação do Google I/O. A grande atualização dele vem com novos recursos de câmera e novas usabilidades, o Lens vai conseguir reconhecer e informar todas as informações na base e dados do Google sobre o item reconhecido. Um exemplo desse seu uso é apontar para uma arte como a pintura de Mona Lisa de Da Vinci e Lens te retornará páginas de Wikipedias, vídeos no youtube e pesquisas normais do Google para te ajudar a conhecer sobre. E isso também funciona com comida e cardápios de restaurante e irá funcionar da mesma maneira, quando for reconhecido a comida e o tipo da comida o Google vai te mostrar o nome da comida, receitas e até vídeos no youtube de como preparar o prato.

Gmail

Smart Compouser

Como o próprio nome diz “Composição Inteligente”, se resume em, o Google e sua capacidade de prever textos e entender padrões do que se trata o email, o Gmail com essa tecnologia ele irá sugerir palavras para compor com palavras ou frases que façam contexto com o que está escrevendo.

Um exemplo, quando for sexta feira o Gmail irá sugerir ao final do email a frase “Tenha um ótimo final de semana”. E isso não é muita novidade comparado ao Smart Reply que o Gmail dava resposta prontas para responder um email em 1-click.

Esse complemento estará primeira mente disponível para o G-Suíte (uma plataforma paga voltado para empresas) e depois irá surgir no novo Gmail da Google.

Google Maps

Maps entrou com uma nova tecnologia de se socializar com bairros, isso mesmo, agora você pode seguir bairros de sua cidade e saber aonde comer, tendências de restaurante na área, criar um “grupo” em um restaurante e fazer lista pra comer com seus amigos assim fica mais organizado e todo mundo irá ter a localização.

E o “Pokemon-Go chega no Maps” – mas calma, não vai ter caterpies para você capturar – com a realidade aumentada, o Maps utilizara a câmera do seu celular mais as tecnologias gráficas para te mostrar a direção em tempo real enquanto você estiver indo atrás de seus Pokémons.

 

Google-Maps-Augmented-Reality
Google-Maps-Augmented-Reality
DESCASCANDO AO VIVO!
CURRENTLY OFFLINE