“A nova linha Galaxy S23 5G traduz o nosso compromisso com a inovação focada no que realmente importa para as pessoas”, diz Gustavo Assunção, vice-presidente de Mobile Experience da Samsung Brasil

Líder da divisão, Gustavo fala sobre sua trajetória na Samsung e a chegada da nova linha Galaxy S23 5G ao mercado

A Samsung Newsroom Entrevista inicia o mês de março com a participação de Gustavo Assunção, vice-presidente de Mobile Experience da Samsung Brasil. Na empresa há 14 anos, e com uma carreira de mais de 20 anos no setor de tecnologia, Gustavo passou por diversos setores da Samsung, incluindo a vice-presidência de Consumer Eletronics no Brasil, experiência que usa agora para reforçar a posição de liderança da Companhia no mercado mobile. Com foco em pilares estratégicos como democratização do portfólio, 5G, inovação e investimentos no segmento premium, o executivo fala sobre as estratégias da companhia para impulsionar o segmento, com destaque para a nova linha de smartphones Galaxy S23 5G, que pela primeira vez foi disponibilizada para venda no Brasil simultaneamente ao anúncio global.

Newsroom: Sua trajetória na Samsung Brasil é bastante diversificada, com passagens tanto no setor de dispositivos móveis quanto no de eletrônicos e eletrodomésticos. O que esses setores agregaram na sua jornada e como contribuem neste novo desafio à frente da área de Mobile Experience?

 

Gustavo: Eu comecei na Samsung Brasil no setor de Mobile há catorze anos, e fiquei por três anos nesta área, quando fui convidado a liderar o negócio de TVs. Esse movimento me mostrou o que acredito ser o maior diferencial da Samsung e que, inclusive, fará toda a diferença em 2023: o seu ecossistema de dispositivos, que é muito completo, contando com smartphones, tablets, notebooks e PCs, TVs, linha branca, monitores, entre outros produtos. Então, eu diria que, tendo passado por tantas áreas, tenho a missão de desenvolver esse ecossistema com nossos parceiros e consumidores, agregando o que cada um traz de melhor.

 

O negócio de TV, por exemplo, é mais maduro. Possui um ciclo de vida mais longo do que o de smartphones, além de ter ganhado uma sobrevida importante por conta das plataformas de streaming. No passado existia algo que chamávamos de “a guerra das telas”, mas o que se provou é que as telas estão coexistindo e se complementam. É muito comum assistir TV com o celular na mão, você buscar alguma coisa que assistiu na TV, ou a TV pautar muito as redes sociais. Os realities shows, por exemplo, pautam muito as redes sociais, assim como outros programas de grande audiência na TV.

 

O que eu vejo aqui são mundos complementares, em especial quando falamos de trabalho e entretenimento. Portanto, um ecossistema forte, feito por pessoas que conhecem os segmentos, faz muita diferença.

 

Newsroom: E o que as pessoas podem esperar de diferente ao optarem pelo Ecossistema Galaxy? Por que a Samsung Brasil aposta cada vez mais nesse modelo?

 

Gustavo: Dentro de Samsung, existem dois ecossistemas: o móvel, que é o Ecossistema Galaxy, contemplando os smartphones, weareables, tablets e notebooks; e o de Smarthings1, que inclui os produtos de Consumer Electronics – inclusive o tema que levamos para a CES em janeiro.

 

O Ecossistema Galaxy apresenta menos fricção, já é uma realidade para as pessoas. O desafio que temos aqui é de subir mais um degrau, ou seja, trabalhar a estratégia de Smarthings, que é uma das apostas mais importantes da Companhia. Esse é um trabalho que temos feito junto com nossos parceiros de canais e uma experiência muito importante no ponto de venda.

 

Já temos conduzido iniciativas com alguns varejistas, mas agora vamos trabalhar para que aconteçam de forma realmente ampla.

 

Newsroom: É possível dar um exemplo de como esse ecossistema mais amplo pode funcionar na prática?

 

Gustavo: Uma funcionalidade que temos hoje para TVs é a Samsung TV Plus2, um canal de streaming da Samsung. As pessoas têm acesso ao conteúdo gratuito e existe um time trabalhando nisso. Hoje, essa é uma plataforma ainda limitada às TVs, mas naturalmente vai permear todos os produtos da Samsung.

 

Por isso trabalhamos muito a experiência fluida entre as telas, a resolução de imagem nos smartphones e tablets, pois eles serão, em algum momento, muito impactados por esse ecossistema de conteúdo, principalmente via aplicativo de conteúdo Samsung presente em nossos dispositivos móveis.

 

Newsroom: E como o mercado brasileiro receberia esse tipo de iniciativa? A Samsung ser uma das maiores marcas de smartphones globalmente ajuda na missão de perseguir uma fatia de mercado ainda maior, sobretudo no setor de produtos premium? Quais seriam os principais desafios?

 

Gustavo: Pertencemos a um segmento desafiador, principalmente neste momento quando falamos em consumo, em todos os negócios. O que nós estamos fazendo aqui no Brasil, ano após ano, é reafirmar o nosso compromisso de longo prazo com o país. Temos duas fábricas aqui, em Manaus e em Campinas, assim como centros de pesquisa e desenvolvimento nas mesmas cidades, e o nosso papel como uma marca relevante no mercado brasileiro é democratizar o acesso à tecnologia. Não vamos abrir mão desse protagonismo que já temos.

 

Naturalmente, essa missão passa pelo trabalho que fazemos junto dos nossos parceiros de negócios. Todos nós queremos entregar soluções cada vez mais inovadoras para o dia a dia das pessoas, vender mais e vamos trabalhar para responder a essa meta.

 

A minha chegada aqui, em Mobile Experience, além de dar continuidade nesse trabalho de excelência que já estava sendo feito, agora é implementar novos desafios e continuar evoluindo. E a nossa experiência em TVs, que é um setor saturado, mas resiliente, ajuda muito nesse sentido.

 

Para alcançar esse objetivo, temos como foco sempre incentivar o fomento do mercado, entregando ao consumidor os melhores produtos, mostrando que o Brasil é um mercado importante para a operação global da Samsung. E, por essa razão, conseguimos implementar políticas como Trade In, programas de affodability – como o Sempre de Samsung e o Samsung Sempre Novo – e a venda de lançamentos aqui simultaneamente ao lançamento global, como aconteceu no último Unpacked e foi um marco na nossa relação com os brasileiros.

 

Newsroom: E qual a importância do 5G nessa estratégia?

 

Gustavo: Eu entendo que esse território do 5G ainda merece mais atenção dos fabricantes, do varejo e das operadoras. Tivemos alguns avanços na cobertura brasileira, mas este é um território ainda inexplorado. A Samsung Brasil já fez um trabalho exemplar ao disponibilizar a tecnologia de forma ampla e democrática no país: já temos 30 smartphones 5G, para todos os públicos, além de termos o maior market share nesta fatia de mercado. Já estamos pavimentando essa estrada – e quem consegue se beneficiar do 5G entende como é importante ter essa compatibilidade disponível.

 

Por fim, para a Samsung, o 5G é uma locomotiva de crescimento porque motiva as pessoas a trocar de smartphone, e, neste contexto, essa oferta maior de produtos e mais acessível, permite-nos trabalhar com parceiros e operadoras de forma ampla para comunicar sobre os benefícios do 5G. Essa é uma das apostas da Samsung para estimular o mercado em 2023.

 

Newsroom: A inovação também é um componente muito valorizado pelo público brasileiro. O que os lançamentos da Samsung em 2023, principalmente na linha Galaxy S23 5G, podem trazer para o país nesse sentido?

 

Gustavo: Sempre se fala muito sobre inovação quando se aborda as novidades em aplicativos e funcionalidades; mas, pensando principalmente no mercado brasileiro, acho muito importante destacar como a nova linha Galaxy S23 5G traduz nosso compromisso com a sustentabilidade. É um esforço da Samsung trazer tecnologia e inovação aliados à sustentabilidade, e isso em todas as linhas de produtos e iniciativas conectadas.

No caso do Samsung Galaxy S23 5G, aumentamos o uso de materiais reciclados em comparação com a linha anterior – temos o dobro de componentes reciclados em relação ao Galaxy S22. A linha Galaxy S23 5G também traz a maior variedade deste tipo de material dentre todas as linhas da Companhia e detém o selo UL ECOLOGO®. Alguns exemplos de componentes reciclados utilizados nos dispositivos são alumínio e vidro (pré-consumo), além de plástico proveniente de redes de pesca descartadas, galões de água e garrafas PET (pós-consumo); enquanto as embalagens são feitas com papel 100% reciclado. Por fim, a experiência premium da linha Galaxy S23 5G inclui a garantia de quatro gerações de atualização de sistema operacional e cinco anos de atualizações de segurança, prolongando o ciclo de vida útil dos aparelhos.

 

Newsroom: Com tantas novidades, de que forma a Samsung Brasil pretende inspirar as pessoas, sobretudo agora que a linha Galaxy S23 5G já está disponível?

 

Gustavo: Temos aprimorado as ações de marketing realizadas no ano passado, com diversificação de presença em realities, festivais de música, e a própria Galaxy Experience, por exemplo, que esteve aberta ao público durante todo o mês fevereiro no Shopping Eldorado (SP) para promover experiências imersivas focadas no S23 5G e no nosso ecossistema. Essas plataformas em especial são pontos de contato com o público e que nos ajudam a cumprir o grande desafio de entregar uma mensagem de marca e, ao mesmo tempo, estimular a conversão em vendas.

 

Entendemos que isso também faz parte do nosso papel como protagonistas do segmento de dispositivos móveis. O mercado, em geral, é quem acaba ganhando com isso, afinal teremos mais gente falando sobre smartphones e avanços tecnológicos, além de colaborar no crescimento da confiança das pessoas em nossos produtos.

 

Newsroom: E qual é sua expectativa para 2023, no geral?

 

Gustavo: Estou muito animado e confiante! Assumir a maior divisão da companhia é um desafio muito bacana e temos um time extremamente competente para construir essa trajetória focada no que realmente importa para as pessoas.