Quarta temporada do podcast Projeto Humanos será lançada sob selo Half Deaf

Programa comandado pelo jornalista Ivan Mizanzuk apresenta histórias reais contadas em formato de documentário, mas adaptados para o podcast; estreia acontece em 31 de outubro e episódios serão semanais.

A Half Deaf, produtora de podcasts da GMD, anuncia o lançamento da quarta temporada de Projeto Humanos, podcast documentário idealizado e comandado pelo jornalista Ivan Mizanzuk. Intitulada “O Caso Evandro”, a temporada terá 20 episódios e abordará o acontecimento popularmente conhecido no Paraná como “As Bruxas de Guaratuba”, um dos casos criminais mais chocantes da história do Brasil. Fruto de dois anos de pesquisa, “Caso Evandro” terá um novo capítulo a cada quarta-feira e poderá ser ouvido nas principais plataformas de podcasts, como o Spotify e o site oficial da Half Deaf.

Projeto Humanos tem formato narrativo e utiliza técnicas de storytelling, resultando em podcasts que são como “filmes para se ouvir”. Com foco no registro de histórias reais, os episódios sempre contêm as vozes das pessoas que vivenciaram eventos extraordinários, assim como matérias da imprensa e documentos da época. Não são usados atores, apenas a realidade.

Em “O Caso Evandro”, o público conhecerá detalhes do desaparecimento de Evandro Ramos Caetano, um menino de seis anos, em Guaratuba, litoral do Paraná, em 1992. Ele fora encontrado morto e mutilado, supostamente vítima de um ritual satânico. A morte de Evandro aumentou o medo dos pais de todo o estado do Paraná, que, na época, enfrentou uma série de desaparecimentos de crianças. Após meses de investigação, sete pessoas foram presas, e algumas confessaram que sacrificaram o menino como parte de um ritual de magia negra, mas ainda faltavam muitos esclarecimentos. O caso envolve intrigas políticas, conflitos entre a polícia civil e a militar, um processo que durou 24 anos na justiça e o júri mais longo da história do Brasil.

“Projeto Humanos tem um formato diferente do que estamos acostumados em termos de podcasts no Brasil e trazê-lo para a Half Deaf representa diversificar conteúdo e agregar qualidade aos nossos projetos”, disse Lucas Patrício, diretor e cofundador da GMD.

“Mais importante do que contar boas histórias é que elas sejam ouvidas”, afirmou Ivan Mizanzuk. “Conheço e admiro o trabalho do Gus Lanzetta como agente e produtor de conteúdo, e sei que novas portas serão abertas sob a tutela dele e de toda equipe da Half Deaf”.

Para mais informações sobre o Projeto Humanos e demais podcasts da Half Deaf, visite http://www.halfdeaf.com.br