O décimo episódio de MasterChef Brasil começou bastante diferente (normal, né?) com o chefe Fogaça participando da prova do porco e pelo incrível que pareça, tivemos pela primeira vez DUAS ELIMINAÇÕES!
A primeira prova da semana 10 era cozinhar uma cabeça de porco. Os participantes começam a estranhar tal prova e sem entender ao certo o que deverás fazer. Ana Paula com toda sua classe explica a prova, todavia ela conta que terá uma participação especial de nada mais, nada menos do que o próprio jurado Henrique Fogaça. Os participantes aplaudem e assim começa a prova, onde cada um escolhe se quer cortar ao meio a cabeça do porco. Fogaça com sua experiência faz o seu prato com bochecha de porco e claro, ganha a boca dos seus amigos/jurados do reality. Enquanto o destaque da prova vai para a Vanessa (superando a prova antiga) e em segundo lugar Rodrigo. Enquanto os piores para Raquel, Aluísio e Lívia.
A segunda prova era cozinhar um robalo, mas antes deveria enfrentar uma prova rápida. Se cada um acertasse o valor de 180 kg por olho, margens de erro 171 e 189, poderia escolher qualquer item do mercado, caso errasse, escolheria apenas 3 itens. O único que acertou foi Fábio e mesmo assim foi regular na prova. Antes de começar a prova, Guilherme, havia sido ELIMINADO por problemas pessoais. Destaque para o Rei dos Desafios de Eliminação: Pedro e o eliminado na prova foi a Lívia com um robalo cru e sem graça.