Na maior e mais importante mostra de filmes nacionais realizada no exterior, o longa estrelado por Fabrício Boliveira ganhou em quatro categorias: Melhor Filme (júris popular e oficial), Ator e Direção de Fotografia.
Miami, EUA – O Festival de Cinema Brasileiro de Miami acaba de anunciar, em cerimônia no tradicional Colony Theather, em South Beach, os vencedores de sua 23ª edição. Dirigido por Leonardo Domingues, Simonal, que no Brasil foi lançado em agosto, levou o troféu Lente de Cristal em quatro das sete categorias da premiação: Melhor Filme, Melhor Filme do Júri Popular, Direção de Fotografia para Pablo Baião e Melhor Ator para Fabrício Boliveira. Miguel Falabella ganhou o prêmio de Roteiro por Veneza, Lorena Comparato o de Melhor Atriz por Boca de Ouro, e Joana Mariani de Direção por Todas as Canções de Amor (veja abaixo a lista completa). Além da premiação, a noite teve homenagem à atriz Dira Paes e contou com o ator e cantor Daniel Del Sarto como mestre de cerimônia.
Nesta edição, o júri foi composto por Adriana Sabino, fundadora e presidente do Centro Cultural Brasil-USA; Ana François, professora de cinema da University of Miami; Maria Sanchez, head da Amazon Prime para a América Latina; Monica Sufar, produtora e consultora de cinema; e Yago Mariño, diretor da VICE Media.
Seis longas estavam na competição: os ainda inéditos no Brasil Veneza, de Miguel Falabella, e Boca de Ouro, de Daniel Filho; Simonal, de Leonardo Domingues; Todas as Canções de Amor, de Joana Mariani; Deslembro, de Flávia Castro; e De Pernas Pro Ar 3, de Julia Rezende.
A cerimônia teve a presença de realizadores e atores como Fabrício Boliveira, Malu Mader, Daniel Filho, Luiza Mariani, a diretora Joana Mariani, o diretor de fotografia Pablo Baião, o produtor Fernando Muniz, além das diretoras do festival Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane B. Spinelli, entre outros.
OS VENCEDORES DO 23º FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO DE MIAMI
- Melhor Filme (Júri Popular) – Simonal, de Leonardo Domingues
- Melhor Filme – Simonal
- Melhor Ator – Fabrício Boliveira (Simonal)
- Melhor Atriz – Lorena Comparato (Boca de Ouro)
- Direção – Joana Mariani (Todas as Canções de Amor)
- Direção de Fotografia – Pablo Baião (Simonal)
- Roteiro – Miguel Falabella (Veneza)