Para 90% dos brasileiros, gift cards são bons presentes para as comemorações de fim de ano

Estudo realizado pela Blackhawk Network Brasil, líder global na distribuição de cartões-presente, mostra que brasileiros devem gastar 46% a mais com gift cards e realizar mais encontros em 2022

O cartão-presente — ou gift card, em inglês — é uma solução fácil, disponível em vários e-commerces, varejos e marketplaces, que oferece créditos para a compra dos mais diversos produtos e serviços, desde assinaturas do Spotify e Netflix a refeições do Outback e estadias do Airbnb. Este ano, os gastos com a categoria nas compras de Natal e Ano Novo devem crescer 46%, segundo uma pesquisa da líder do setor, Blackhawk Network Brasil. Com a retomada da vida social após a pandemia, o estudo também mostra que 53% dos brasileiros planejam realizar mais encontros neste fim de ano, em relação ao final de 2021, o que deve aquecer a economia como um todo.

 

De acordo com os brasileiros entrevistados, os gift cards são bons presentes para as comemorações de fim de ano: 89% dizem que os cartões-presente em formato físico são boas opções, enquanto 90% falam o mesmo sobre os digitais. “Um gift card permite que o presenteado escolha livremente como gastar os créditos do presente. Ao mesmo tempo, revela a consideração de quem presenteia: o consumidor sabe o perfil da pessoa para quem vai dar o cartão e pode presenteá-la com opções que vão dos games aos livros, passando por alimentação, vestuário e diversos outros setores”, explica Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil. “Isso vale tanto para pessoas que você conhece menos, como colegas de trabalho, quanto para familiares próximos, como seu filho, que quer uma skin específica de videogame que só ele sabe bem qual é e que o gift card do jogo permite que ele compre”, completa.

 

O uso de gift cards para presentear vem caindo nas graças dos brasileiros nos últimos anos. Nos EUA, onde a solução de pagamento surgiu, os cartões são o presente mais pedido pelos consumidores há 15 anos. Para oferecer mais uma opção a quem vai utilizar os cartões para presentear nessas datas especiais, a Blackhawk Network Brasil lançou um produto inédito no Brasil: a marca O Melhor Presente para, com gift cards que têm créditos que podem ser usados em várias marcas diferentes. Até o momento, estão disponíveis opções voltadas para a Copa e para o público gamer, vendidas a partir de R$ 89,90 em e-commerces e marketplaces de todo o país. “A ideia é oferecer ainda mais poder de escolha para quem recebe o presente, garantindo que ele seja adequado para cada perfil de presenteado. É uma modalidade bem conhecida em outros países, como os EUA, mas inédita por aqui”, conta Fernanda.

 

O sucesso dos cartões-presente se deve também ao seu uso como meio de pagamento na hora de comprar. Entre os consumidores com menos de 40 anos, a pesquisa revelou que 58% pretendem usar gift cards digitais para pagar por suas compras no período de festas. Além de ser vantajosa para os consumidores, a tendência também beneficia as empresas. Segundo a pesquisa da Blackhawk, 93% dos brasileiros gastam mais do que o valor do cartão-presente quando vão resgatar os créditos. Em média, o gasto extra é de R$ 198 para cartões de R$ 50.