O GUIA TODXS NÓS DE LINGUAGEM INCLUSIVA traz dicas e sugestões que reforçam a importância da inclusão e da representatividade.
A HBO lançou um guia que oferece sugestões para utilização da linguagem inclusiva. Baseado nas expressões utilizadas na série TODXS NÓS, o GUIA TODXS NÓS DE LINGUAGEM INCLUSIVA promove reflexão sobre a comunicação como forma ativa de dar visibilidade a pessoas transgênero ou não-binárias.
Elaborado com o apoio da consultoria especializada em diversidade [DIVERSITY BBOX] e criado pela HBO Latin America, o material traz informações que vão desde o uso de pronomes neutros até construções gramaticais com alternativas à utilização de pronomes masculinos e femininos.
Confira abaixo algumas dicas para uma comunicação mais inclusiva:
Inclusão do gênero não-binário na língua portuguesa
Hoje, no nosso idioma, usamos o masculino quando falamos de forma generalista. A proposta é passar a usar o som da letra E no lugar do O ou A. Sugere-se também o uso do pronome de gênero ILE no lugar de ELE para evitar a usual generalização no masculino.
Nome de profissões
A noção binária de gênero e generalizações no masculino também aparecem quando vamos denominar profissões. É mais inclusivo usar termos como “corpo docente”, “classe política” e “pessoal da enfermagem” em vez de “os professores”, “os políticos” e “as enfermeiras”.
E se eu não souber o pronome de alguém?
A sugestão é perguntar com respeito. Aqui vão alguns exemplos de como fazê-lo: “Desculpe, quais são seus pronomes?”
“Eu não entendi seus pronomes, quais são?”
“Você pode me lembrar seus pronomes, por favor?”
Sobre TODXS NÓS
Em TODXS NÓS, Clara Gallo dá vida a Rafa, jovem de 18 anos, pansexual e não-binárie, que decide deixar a família no interior de São Paulo e mudar-se para a casa de seu primo, Vini (Kelner Macêdo), na capital. Vini já divide o espaço com sua melhor amiga, Maia (Julianna Gerais), e ambos ficam surpresos ao descobrir que Rafa se identifica com o pronome neutro e não com o gênero feminino ou masculino. Já na chegada, Rafa explica, por exemplo, que é prime – e não prima – de Vini.
A série tem direção geral de Vera Egito, que assina também a direção dos episódios e roteiro junto com Daniel Ribeiro. Os roteiros contam com a colaboração de Alice Marcone e Thays Berbe. A produção é de Luis F. Peraza, Roberto Rios, Eduardo Zaca e Claudia Clauhs, da HBO Latin America Originals; Gil Ribeiro, Marcia Vinci e Margarida Ribeiro, da Coiote, e Heitor Dhalia e Egisto Betti, da Paranoïd Filmes.