Gilberto Gil, Chorão, Arto Lindsay e Blitz são alguns dos filmes dentro da Mostra Retratos Musicais.
Por conta do crescimento do mercado de documentários voltados para a temática musical, o Festival do Rio, que acontece entre os dias 9 e 19 de dezembro -, criou a mostra Retratos Musicais, dentro da Première Brasil. Abrindo a programação está “Gilberto Gil – Antologia Volume 1”, de Lula Buarque de Hollanda, com exibição dia 10 de dezembro no NET Gávea. Entre os filmes estão “Chorão, marginal alado”, de Felipe Novaes , que ganhou o prêmio de Melhor Documentário Brasileiro (voto popular) na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo -; “Arto Lindsay 4D”, de André Lavaquial – sobre o produtor musical americano e “30 dias – um carnaval entre a alegria e a desilusão” – de Walmir Moratelly que foca nas dificuldades da Escola de samba Alegria da Zona Sul para realizar seu desfile em 2019. “A Maldita”, de Tete Moraes “Blitz, de Paulo Fontenelle fecham a programação.
Fora de Retratos Musicais, mais dois filmes com temática musical estão presentes no Festival do Rio. São “Amazing Grace” e “Mangueira em 2 tempos”. O primeiro, de Sidney Pollack e Allan Eliot, registra uma apresentação de Aretha Franklin em um templo missionário, em Los Angeles, em 1972. Já no segundo, a diretora Ana Maria Magalhães revisita os amigos retratados no vídeo Mangueira do Amanhã.
Confira as sinopses:
GILBERTO GIL ANTOLOGIA VOL.1
O documentário passeia por obras compostas pelo músico baiano entre 1968 e 1987. Gil revela sua visão de mundo e potência criativa em expansão no início de carreira neste turbulento momento histórico brasileiro. Com direção de Lula Buarque de Hollanda – que assina outros quatro documentários sobre o músico – o filme é construído a partir de vasta pesquisa de imagens de arquivo e revisita o contexto das músicas em conversa com o próprio criador.
CHORÃO: MARGINAL ALADO
Documentário sobre a vida e a carreira do cantor Chorão, da banda Charlie Brown Jr. Por meio de depoimentos, imagens de acervo pessoal e da mídia, o filme percorre a história de um dos mais importantes rockstars do país. Dos anos 90 – quando sua banda lançou o primeiro álbum –, a décadas intensas de sucesso nacional e internacional, até a morte precoce, por overdose, em 2013.
30 DIAS – UM CARNAVAL ENTRE A ALEGRIA E A DESILUSÃO
Dirigido por Walmir Mortarelli, o filme mostra o esforço da escola de samba Alegria da Zona Sul, que teve apenas 30 dias para a realização de seu desfile no carnaval de 2019. Em foco, está a discussão do desmonte da cultura popular no Rio de Janeiro, o racismo, a intolerância religiosa e outros dramas atuais relacionados à maior festa popular do planeta.
ARTO LINDSAY 4D
Arto Lindsay é um artista conceitual – que se destacou nos anos 70 na cena de vanguarda nova-iorquina e tem músicas e obras espalhadas por galerias de arte e teatros mundo afora. O diretor André Lavaquial acompanha o artista americano, radicado no Brasil, por em apresentações pelo Japão, Itália, Brasil e Estados Unidos, buscando entender o seu universo.
A MALDITA
A diretora Tetê Mattos conta a história da Rádio Fluminense FM – conhecida como “A Maldita”, a partir do depoimento de ouvintes e funcionários da rádio, mostrando um pouco do perfil, que misturava irreverência, ousadia e criatividade em sua programação.
BLITZ, O FILME
O documentário apresenta a história da banda de pop-rock brasileira Blitz, de seu surgimento em uma lona entre Ipanema e Copacabana até as turnês internacionais e o enorme sucesso ainda nos dias atuais. O diretor Paulo Fontenelle revisita fatos já conhecidos e traz à tona novas curiosidades sobre a banda e sua trajetória, mostrando também hábitos e costumes e o rico cenário musical da década de 80.


