Documentários sobre música se destacam na programação do Festival do Rio

10 de dezembro de 2019

Publicado por Volney Tolentino

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Tuíte isso
Compartilhar no whatsapp
Enviar no Whatsapp

Gilberto Gil, Chorão, Arto Lindsay e Blitz são alguns dos filmes dentro da Mostra Retratos Musicais.

Por conta do crescimento do mercado de documentários voltados para a temática musical, o Festival do Rio, que acontece entre os dias 9 e 19 de dezembro -, criou a mostra Retratos Musicais, dentro da Première Brasil. Abrindo a programação está “Gilberto Gil – Antologia Volume 1”, de Lula Buarque de Hollanda, com exibição dia 10 de dezembro no NET Gávea.  Entre os filmes estão “Chorão, marginal alado”, de Felipe Novaes , que ganhou o prêmio de Melhor Documentário Brasileiro (voto popular) na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo -;  “Arto Lindsay 4D”, de André Lavaquial  – sobre o produtor musical americano e “30 dias – um carnaval entre a alegria e a desilusão” – de Walmir Moratelly que foca nas dificuldades da Escola de samba Alegria da Zona Sul para realizar seu desfile em 2019. “A Maldita”, de Tete Moraes “Blitz, de Paulo Fontenelle fecham a programação.

Fora de Retratos Musicais, mais dois filmes com temática musical estão presentes no Festival do Rio. São “Amazing Grace” e “Mangueira em 2 tempos”. O primeiro, de Sidney Pollack e Allan Eliot, registra uma apresentação de Aretha Franklin em um templo missionário, em Los Angeles, em 1972.  Já no segundo, a diretora Ana Maria Magalhães revisita os amigos retratados no vídeo Mangueira do Amanhã.


Confira as sinopses:

GILBERTO GIL ANTOLOGIA VOL.1
O documentário passeia por obras compostas pelo músico baiano entre 1968 e 1987. Gil revela sua visão de mundo e potência criativa em expansão no início de carreira neste turbulento momento histórico brasileiro. Com direção de Lula Buarque de Hollanda – que assina outros quatro documentários sobre o músico – o filme é construído a partir de vasta pesquisa de imagens de arquivo e revisita o contexto das músicas em conversa com o próprio criador.

CHORÃO: MARGINAL ALADO

Documentário sobre a vida e a carreira do cantor Chorão, da banda Charlie Brown Jr. Por meio de depoimentos, imagens de acervo pessoal e da mídia, o filme percorre a história de um dos mais importantes rockstars do país. Dos anos 90 – quando sua banda lançou o primeiro álbum –, a décadas intensas de sucesso nacional e internacional, até a morte precoce, por overdose, em 2013.

30 DIAS – UM CARNAVAL ENTRE A ALEGRIA E A DESILUSÃO

Dirigido por Walmir Mortarelli, o filme mostra o esforço da escola de samba Alegria da Zona Sul, que teve apenas 30 dias para a realização de seu desfile no carnaval de 2019. Em foco, está a discussão do desmonte da cultura popular no Rio de Janeiro, o racismo, a intolerância religiosa e outros dramas atuais relacionados à maior festa popular do planeta.

ARTO LINDSAY 4D

Arto Lindsay é um artista conceitual – que se destacou nos anos 70 na cena de vanguarda nova-iorquina e tem músicas e obras espalhadas por galerias de arte e teatros mundo afora.  O diretor André Lavaquial acompanha o artista americano, radicado no Brasil, por em apresentações pelo Japão, Itália, Brasil e Estados Unidos, buscando entender o seu universo.

A MALDITA

A diretora Tetê Mattos conta a história da Rádio Fluminense FM – conhecida como “A Maldita”, a partir do depoimento de ouvintes e funcionários da rádio, mostrando um pouco do perfil, que misturava irreverência, ousadia e criatividade em sua programação.

BLITZ, O FILME

O documentário apresenta a história da banda de pop-rock brasileira Blitz, de seu surgimento em uma lona entre Ipanema e Copacabana até as turnês internacionais e o enorme sucesso ainda nos dias atuais. O diretor Paulo Fontenelle revisita fatos já conhecidos e traz à tona novas curiosidades sobre a banda e sua trajetória, mostrando também hábitos e costumes e o rico cenário musical da década de 80.

© 2020. Cebola Verde - "Versão 4.0: Cebolovers" / Developed by Mattz

DESCASCANDO!
CURRENTLY OFFLINE